sexta-feira, 12 de maio de 2017

Como me visto para ir a uma entrevista?


Numa entrevista para assistente de bordo, quer seja individual ou em grupo, é muito importante como nos vestimos. A nossa imagem é o primeiro impacto que causamos junto dos entrevistadores.

Durante estes últimos anos em aviação, adquiri conhecimentos nesta área, e a experiência que partilho é em termos gerais mas também é apenas a minha humilde opinião. Há exceções, há exigências definidas pela própria companhia, bem como outras opiniões.

Uma senhora deve sempre apresentar-se de fato saia, preferencialmente conjunto. O uso de saia para que seja possível os entrevistadores verem as pernas (com collants da cor da sua pele), limpas de possíveis tatuagens, mas também porque é habitualmente o mais parecido à farda de uma assistente de bordo. Não se pede uma cópia autêntica, as luvas estão dispensadas bem como os possíveis chapéus. Exige-se um blazer, saia pelo joelho afunilada sem ser demasiado justa (nunca saias curtas - ao contrário do que muitos julgam, não se pretende evidenciar as nossas curvas). Evitem cores fortes ou tecidos brilhantes. Podem usar com camisa ou top clássico e lenço. Sapatos deverão ser de salto alto grosso, discretos, como os das assistentes de bordo. Cabelo deverá estar apanhado, com aspeto saudável e com laca / cera. Se ultrapassar a linha do soutien deverá ser apanhado em coque. Uso de ganchos e elásticos deverá ser da cor do cabelo. O uso de brincos é também obrigatório, pequenos e um por orelha apenas. A maquilhagem deverá ser cuidada, não esquecendo o batom (para a TAP fica bem o vermelho, por exemplo). Lembrem-se de ir retocando a mesma durante todo o processo. Evitem o uso de anéis e pulseiras.

Menos é mais.

Aos senhores é exigido um fato, camisa e gravata. Cuidado também com os tecidos e cores que escolhem. Nunca, mas nunca, usem fatos justos - Não importa evidenciar todo o esforço do ginásio e batidos bebidos. Deverão ter a barba desfeita. Os sapatos deverão ser clássicos e deverão estar engraxados! Também os homens terão que ter imenso cuidado com a apresentação, unhas cortadas, pele em bom estado. Sem brincos e outros adereços. Podem usar um relógio elegante.

O sorriso é fulcral. Tenham atenção à vossa higiene. Sejam simpáticos, educados, humildes, tenham boa postura. Evitem demonstrar o vosso desagrado por determinadas empresas onde tenham trabalhado ou compararem com outras semelhantes (mais para quem já tem experiência na área). Ninguém quer saber e só vos prejudica. Sejam discretos, estejam serenos. Cuidado com o que partilham com outros que estão também na entrevista, poderão estar a ouvir-vos. Não masquem pastilha, não mexam no telemóvel. Evitem beber café para estarem calmos.
Visto que concorrem sempre centenas de pessoas a esta profissão, procurem estar confiantes, positivos e bem dispostos. Não desistam.


13 comentários:

  1. Boa tarde

    na primeira entrevista de imagem, para alem de sermos avaliados quanto ao peso também somos submetidos a medição de altura?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu tenho 1,60 metros certos! Sinceramente.. eu tenho alguma hipótese? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! É a altura mínima exigida.
      Não deixe de acreditar e de lutar, até porque cumpre o requisito. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  3. Boa tarde!
    Tenho uma questão. Uma vez se transite para a fase de exames médicos, aconselha a que mantenhamos a mesma indumentária que usámos na entrevista? Ou seja, os rapazes de fato e gravata e as senhoras de saia, blazer e cabelo apanhado + maquilhagem? Ou podemos ir mais casuais, de calças de pinças por exemplo?
    Muitos parabéns pelo excelente blog :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Recebi um email para entrevista no próximo dia 13 Julho. Tenho uma altura de 1,59. Será que existe uma tolerância ou é eliminatório mesmo
    Por 1cm?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Como correu a entrevista? Que perguntas fizeram? E como foi a entrevista de línguas?
      Tenho entrevista dia 2 de Setembro e por isso a tentar reunir o máximo de experiências de outros candidatos para ir preparada :)
      Muito obrigada.

      Eliminar
  5. Boa tarde. Nao é possivel ir a uma entrevista de calcas? Sei que as tatuagens sao um problema, e tenho uma no gemio, sera que nem vale a pena tentar? Serei logo eliminada?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    No post menciona o tamanho do cabelo e diz que "Se ultrapassar a linha do soutien deverá ser apanhado em coque.", refere-se ao tamanho do cabelo quando está apanhado ou solto?

    Excelente blog, fantástico guia para quem quer seguir este sonho de ser assistente de bordo, muito obrigada. Beijinho e bons voos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Desculpe a demora. Solto apenas até aos ombros. Em rabo de cavalo até à linha das axilas ou soutien, após esse limite só apanhado (coque).

      Eliminar
  7. Boa tarde, tenho cuidado com os dentes mas devido à fraqueza dos mesmos e várias intervenções, são de um tom um pouco amarelado, um da frente é desvitalizado ... Acha que boh ter problemas por isso? Obrigada e adorei o blog :)

    ResponderEliminar