- MacF - Escola que tem parceria com a Hifly. O curso inicial é de 5 semanas e é no Prior Velho ou no centro de Lisboa, 9h-18h. http://www.mac-f.com/
Existem cursos que têm saída direta para a Hifly e outros onde apenas se fica com o certificado.
Curso previsto para Abril e o seu valor é de 1845€.
- IFA - Instituto de Formação Aeronáutica - O valor do curso é 1.100€ excluindo os Exames Médicos obrigatórios inerentes à profissão, que são 73€. Caso pretenda inscrever-se basta enviar o seu currículo atualizado com fotografia para o endereço de e-mail: sandra.damas@ifa-training.com
O próximo Curso de Tripulantes de Cabina irá ser realizado, em Tires, junto ao Aeródromo de Cascais, no dia 9 de Abril. Mais informações em: https://www.ifa-training.com/cursos/tripulante-de-cabine/
- Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro disponibiliza um curso de assistente de bordo em parceria com a Pro Fly Academy, escola especializada de Santiago de Compostela, Espanha. Mais informações em https://proflyacademy.com/pt-pt/curso-titulo-oficial-cca-cabin-crew-attention-comissario-de-bordo-tcp/
- Gestair é a G Air, que agora é a L3 Commercial Training Solutions - O próximo curso tem início previsto para Maio 2018, não havendo ainda data definida. A componente teórica é ministrada nas instalações de Tires, no Aeródromo de Cascais e/ou no IP Beja, e a componente prática do Curso nas instalações da SATA, que é nossa parceira nesta formação de topo, durante 3 dias na ilha de Santa Maria, Açores. O Curso terá uma duração de aproximadamente 5 a 6 semanas e o valor previsto será entre 1.500€ e 1.700€. Este valor já incluí a viagem de ida e volta até aos Açores, bem como o alojamento durante esse período. A única coisa que ficará a cargo dos alunos serão as refeições. Poderá ser pago por partes.
- OmniAviation - Faz parte do grupo da White Airways que opera atualmente os ATR da TAP Express. A escola fica situada em Tires, Aeródromo de Cascais. O próximo curso inicia a 23 de Abril de 2018 e termina a 23 de Maio. Tem uma duração de 5 semanas e aulas de 2a a 6a das 9h às 18h. VALOR DO CURSO: 1750 € Modalidade Pagamento: 100% do pagamento no acto de inscrição no curso; ou 500 euros no ato da inscrição (podendo este valor ser pago em duas parcelas de 250€ cada) + 600 euros na primeira semana do curso + 650 euros 20 dias após data de início do curso.
- Pro FlyAcademy (Grupo Flyhostess) é uma escola especializada em Santiago de Compostela, Espanha. O curso inicial pode ser dado em 5 semanas por 1990€ ou em 12 semanas com um custo entre 2990€ e 3590€, que inclui mais matérias e práticas (estas últimas em Palma de Maiorca nas instalações da Air Europa). Têm inscrições abertas para 9 de Abril de 2018. Mais informações em https://proflyacademy.com/pt-pt/curso-titulo-oficial-cca-cabin-crew-attention-comissario-de-bordo-tcp/
- Groundlink - Existe um curso de preparação de 3 semanas e meia, que prepara para o Open Day da Ryanair. É no fundo um curso de inglês para aviação que não garante sucesso no recrutamento da referida companhia. As aulas são na Rua Julião Quintinha nº 11, 1500-381 em Lisboa e têm um custo de 247,4€, sendo que o valor pode ser pago em duas prestações. O curso inicial em si é depois descontado no ordenado quando já se está a trabalhar (2500€ se pago a pronto ou 3100€ se for a prestações).
A TAP Air Portugal oferece o curso inicial de momento.
Olá! Sabes dizer se no recrutamento da Tap é mesmo valorizado o facto de o candidato falar linguas estrangeiras? Eu falo inglês fluente (vivi e estudei no Reino Unido) e tenho diploma da Alliance Française nível A2. Achas mais importante aprofundar o francês pu ter uma terceira lingua no CV num nível A2? Obrigada pelo teu blog! É uma grande ajuda para quem sonha com esta profissão!
ResponderEliminarpu = ou ;) desculpa o lapso
ResponderEliminarOlá! Julgo que se irá referir o Francês no seu CV, o melhor é ter um bom nível... pois começam a falar logo nas línguas que lá estão referidas. Eu aprofundava o Francês, apesar de já não o exigirem.
EliminarLínguas são sempre uma mais valia nesta profissão.
Beijinhos e boa sorte!
Boa tarde :)
ResponderEliminarSabe-me dizer as condições de trabalho na Euroatlantic? Em termos de salário e curso (para pessoas sem experiência), se possível?
Obrigada
Olá. Julgo que ainda é o ordenado mínimo como base + 65€ ou 50€ por cada dia que se passe fora. O per diem varia consoante o destino.
EliminarO curso é o do IFA, o que tem parceria. Os valores estão nesta mensagem no blog. Para os candidatos com experiencia e que queiram ingressar, a conversão também é paga.
Eliminarboa tarde.. sabe dizer como funciona a euroatltantic no que diz respeito aos contratos de pnc?
ResponderEliminarSabe se estão com operações previstas para agora?
muito obrigada :)
Olá. Estão com operações na Arábia Saudita, por Ex. Os ordenados são de curta duração, pagam o ordenado mínimo mais 50€ a 65€ por cada dia que se passe fora. É um emprego que é temporário e que deve ser encarado como tal. Tem um ambiente leve e descontraído. Um bom inicio em aviação.
EliminarBoa sorte!
Boa noite esses cursos têm alguma mais-valia se depois algumas companhias têm a sua própria formação? Para alem da prática?
ResponderEliminarBom dia. A experiência é sempre uma mais valia.
EliminarSe depois quiser entrar para a TAP um dia, poderá calhar numa turma de pessoas experientes (já com o curso inicial) e só faz a conversão (2 semanas de formação em vez de 1 mês e meio a 2), como também pode repetir o curso inicial se em termos logísticos for mais favorável à TAP.
Com o curso inicial feito fica apto a trabalhar em qualquer companhia no mundo.
Espero ter ajudado.
Entrei na Hifly com um curso inicial feito através de outra companhia. Não foi uma barreira na altura nem foi quando entrei na TAP.
EliminarBoa noite, julgo que ainda não li em nenhum comentário, pode dizer-me em que escola tirou o seu curso? E se acha que existe alguma que seja "melhor" que outra, atualmente, na sua opinião?! Obrigado.
EliminarNum e-mail respondido pelos Recursos Humanos da Hi Fly foi me dito que o existiam modalidades de pagamento em relação ao pagamento do curso na MACF, tens alguma ideia sobre isso? Obrigada e muitos parabéns pelo teu blog!
ResponderEliminarOlá... Bom Dia!
ResponderEliminarDesde já parabéns pelo excelente blog!!!!
Gostaria de saber, se possível, qual dos cursos ou instituição é mais valorizada para depois ingressar no mercado de trabalho?
Obrigado,
Bom dia! Obrigada!
EliminarDepende da companhia que quer... muitas escolas estão associadas a determinada companhia. O curso inicial é obrigatório e depois pode ingressar em qualquer companhia. Existem umas que podem depois exigir que faça novamente um referente à sua companhia, como é o caso da TAP.
Com um curso inicial feito só necessita de fazer um de conversão rápido ao mudar de companhia (excepto TAP, como referi).
Beijinhos
Boa noite,
ResponderEliminarSei que este post é um pouco antigo, mas tenho uma dúvida em relação aos cursos eu vivo em lisboa, e estou atualmente a acabar o curso de turismo.
Estou a pensar em fazer o curso na profly em Santiago de Compostela.
Sendo que sou de lisboa e quero muito entrar neste mundo compensa fazer lá o curso?
Desde já muito obrigada por este blog tem sido fantástico!
Olá, Carolina. Desculpe a demora mas tenhoa tido muitos voos. Escolha a escola associada à companhia que prefere. É sempre melhor.
EliminarBeijinhos e boa sorte.
Boa tarde,
ResponderEliminarEm primeiro lugar gostaria de lhe dar os parabéns pelo Blog. Super esclarecedor! Ajudou-me imenso!
Eu gostaria de tirar o curso na MacF. O feedback de amigos meus que tiraram o curso lá é fantástico. Muitos conseguiram arranjar emprego na HiFly logo após da conclusão do curso.
A minha questão é a seguinte: qual é o dia-a-dia? Gostaria de saber mais em que consiste mesmo o trabalho e como conseguem escolher a base?
Obrigada pela atenção.
Atenciosamente,
Trayana
Boa tarde.
ResponderEliminarFaz bem em apostar na Hifly e na MacF. Pelo que sei é mesmo uma óptima escola.
Opte por escolher uma escola que esteja associada à companhia e que garanta trabalho na área em caso de sucesso no curso.
Fiz um post sobre o dia a dia de uma assistente de bordo. Penso que exemplifica bastante.
Na Hifly a sua base será Lisboa e operará paravos mais diversos destinos. Regressa sempre a casa depois. Beijinhos e boanslrte na sua escolha.
Boa tarde. Sei que este post é um pouco antigo mas sou dos Açores, mais propriamente de São Miguel, e na ilha de Santa Maria há o centro de formação aeronáutica dos Açores e sei que há curso de assistente de bordo. Por acaso não sabe mais ou menos o preço que ronda o curso lá? Muito obrigada e excelente blog!!
ResponderEliminarData: 18 de setembro 2017
EliminarLocal: Centro de Formação Aeronáutica dos Açores- Santa Maria | Açores
O Centro de Formação Aeronáutica dos Açores (CFAA), na ilha de Santa Maria, está a promover um curso de Formação Inicial de Tripulantes de Cabine, aprovado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil. Este curso de formação inicial permite aos formandos a aquisição de conhecimentos e competências necessárias, para prestar assistência aos passageiros e tripulação técnica e assegurar a segurança e conforto a bordo, segundo as normas e rotinas estabelecidas. No final do curso, os formandos com aproveitamento, obtêm a respetiva certificação - Certificado de Tripulante de Cabine, de acordo com os requisitos da Agência Europeia para a Segurança da Aviação - EASA parte CC. Ser detentor do Certificado de Tripulante de Cabine é um dos requisitos mínimos para o exercício da profissão, e constitui uma valia na candidatura às Companhias Aéreas Nacionais e Internacionais.
São requisitos mínimos para a frequência do curso:
- Habilitações mínimas, 12º Ano completo ou equivalente reconhecido pelo Ministério da Educação Português;
- Idade Mínima – 18 anos;
- Altura mínima: feminino: 1,60 m / masculino: 1,70 m - a confirmar mediante medição;
- Peso proporcional a altura - tabela IMC;
- Domínio da língua inglesa;
- Saber nadar;
- Excelentes condições físicas, comprovadas por atestado médico aeronáutico (Cabin Crew Medical Report).
Local, duração e Vagas:
O curso decorrerá no CFAA, em Santa Maria, em horário laboral, entre 18 de setembro e 17 de outubro de 2017, concluindo no dia 18 de outubro com visita de familiarização a uma aeronave, no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, com limite de 20 vagas por cada edição e o número mínimo de 12 inscrições.
Admissão ao curso:
Todos os candidatos ao curso que reúnam os requisitos mínimos exigidos serão submetidos a um processo de pré-seleção.
Após realização do curso inicial é da total responsabilidade do formando a sua integração no mercado de trabalho.
Candidatura:
Através de email enviado até dia 31 de julho de 2017, para o email: cfaa@sata.pt, acompanhado de CV, complementado com fotografia, fotocópia do certificado de habilitações, e Cabin Crew Medical Report (Atestado Médico Aeronáutico).
Condições do curso:
Para mais informações sobre o valor do curso, condições de frequência, por favor contacte-nos através de cfaa@sata.pt.
Olá. Isto foi o que encontrei na net acerca desse curso.
É pago, está relacionado com a SATA mas não garante emprego. As escolas normalmente não se comprometem pois não podem garantir o sucesso do candidato no curso.
Ligue para lá e informe-se e coloque todas as questões. Se fazem entrevista, tente ir e saber se caso o candidato passe a escola lhe dá garantias de entrada na SATA ou outra.
Partilhe depois o seu feedback pois pode ajudar outros.
Obrigada e boa sorte!
Linda ilha a sua! :)
Boa tarde, na sua opinião qual é a melhor escola para se tirar o curso em Portugal? Obrigado pela atenção.
ResponderEliminarBom dia, sou de Lisboa e estou a pensar tirar o curso na academia Profly em Santiago de Compostela, em principio seria o pack deluxe, que me parece o mais completo em termos de cursos. Sabe me dizer se a Profly academy garante emprego no final do curso? Obrigado
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá! Como vai?
ResponderEliminarMuito interessante este blog! A respeito deste post, fiquei com uma dúvida. Sou brasileiro e aqui também temos que realizar o curso de Comissário de Voo e posteriormente a prova de conhecimentos teóricos da ANAC. Minha dúvida é se com este diploma que possuo posso aplicar às companhias de Portugal. Ou teria que pagar novamente pelo curso ministrado por aí?
Muito obrigado!
Bons voos
Boa tarde a todos,
ResponderEliminargostaria de saber se poderia entrar em contacto comigo, pois a informação aqui constante em relação à OMNI (OATC) não se encontra correcta/actualizada....
Obgd
A altura para os rapazes faz parte dos requisitos na admissão para este curso?
ResponderEliminarQueria saber se existe aluma agencia de aviação civil no porto
ResponderEliminar