segunda-feira, 27 de novembro de 2017

TAP e as suas fases de recrutamento


A TAP dispõe de uma página de recrutamento onde apresenta os concursos para diversos cargos dentro da companhia aérea, mas também disponibiliza a opção de podermos submeter o nosso CV para futuras necessidades da empresa. Nem sempre tem a função para candidatura espontânea para Assistente de bordo disponível e raramente tem concurso aberto para o referido cargo.

Uma pessoa que ande a tentar ingressar na empresa já há algum tempo, poderá e deverá ter até nos seus favoritos a página de recrutamento da TAP, onde irá certamente com regularidade verificar se existem concursos abertos.

De momento a TAP não tem concurso aberto mas está a aceitar candidaturas espontâneas para a função. Se porventura submeteste recentemente o teu CV, deverás ter sido chamado nas últimas semanas ou ainda serás num futuro próximo. Os recursos humanos entram em contacto por email onde colocam todas as informações e requisitos para a entrevista.


A primeira fase é a de Cabin Crew Assessment -  Entrevista de imagem, seguida muitas vezes pela de Línguas.

Após espera numa sala onde se preenche um formulário com dados pessoais, somos chamados dois a dois para nos dirigirmos para uma outra sala, onde seremos pesados e medidos. Após isto pedem, por norma, para aguardar no hall do piso dos recursos humanos. Na fase seguinte seremos chamados individualmente para uma outra sala onde nos irão colocar algumas perguntas. Nesta fase irão estar atentos à nossa postura e imagem. Fazem saber se iremos logo de imediato para a entrevista de línguas num outro edifício, ou se a mesma irá ser num outro dia. Poderão também dizer logo se estamos aptos ou se ficamos por aquela fase, ou podem simplesmente informar que posteriormente receberemos um email com informações do nosso processo.

A entrevista de línguas é realizada normalmente no mock up da TAP. Irão dar-te um folheto com frases para depois comentares e discursos para ler ou traduzir. O júri irá colocar-te diversas perguntas mais de cariz motivacional e de seguida pergunta-te quais os idiomas que dominas. Aqui convém seres o mais sincero, pois de imediato começam a falar contigo nessas línguas e poderão ser temas algo imprevistos.

Se estivermos aptos, seremos posteriormente convidados a realizar exames psicotécnicos. Estes consistem num conjunto de testes escritos de lógica, sopas de letras, que são cronometrados e que nem sempre conseguimos concluir. Segue-se uma entrevista em grupo com psicólogos a observar. É feito um jogo em grupo, com o objetivo de criar uma discussão dinâmica entre os candidatos. Também poderão exibir imagens abstratas para descrevermos. Após isto, virá a temida e longa conversa individual com a psicóloga. Sejam vocês mesmos sempre, não há melhor formula de sucesso (para o bem e para o mal). Preparem-se para uma analise à vossa personalidade e historial de vida, sonhos e medos.

Caso passem os temidos psicotécnicos, terão agora os temidos exames médicos. Poderá ser um dia completo na UCS, pois a companhia exige cerca de dez consultas de diferentes áreas, com imensos exames.
Poderão ter que repetir exames, ou fazer alguns extra.

Como se isto tudo não fosse já suficiente, a última fase é a entrevista final de júri. É a decisão final, a certeza que mereces estar na TAP, que não foste um engano no processo de recrutamento. Pode ser uma formalidade mais rápida mas também poderá ser moroso, com várias questões.

Recentemente a entrevista final passou a ser antes dos exames médicos, sendo que estes últimos só poderão ser realizados consoante aptidão na entrevista final. Mesmo após a realização dos exames médicos, poderás ser convidado a ingressar uma das turmas sem teres ainda recebido o resultado destes (o que poderá influenciar depois a continuação no curso).

Todo este processo de recrutamento poderá demorar até um ano. Poderá ser uma longa e dura espera.

Repleto de críticas, opiniões e dissabores, quase sempre desculpados com o argumento das cunhas e com muito pouco sentimento autocrítico, o recrutamento para assistente de bordo da TAP é e sempre será polémico. Pensem que são mais de 12.000 pessoas a concorrer à posição por ano, logo dificilmente será o mais organizado. São muitos candidatos a concorrer e as vagas são limitadas. É a companhia de bandeira e o sonho para muitos. Obviamente que a TAP se quer certificar com todas estas fases que apenas pretende os melhores.

Todas estas fases são eliminatórias, nada está ainda garantido. Se passaram isto tudo e aguardam agora o curso, preparem-se, pois continua a não estar nada garantido, mas isso fica para um outro post :)



404 comentários:

  1. Na entrevista de imagem uma das pessoas comecou me a fazer questoes em inglês e a dialogar também, podera ter sido a prova de linguas? Eles também disseram que iria receber um email, sabem quanto tempo esse email podera demorar ? Obrigado ��

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Normalmente é separada da de imagem. Foi logo a seguir à pesagem e preenchimento folha?
    Pode demorar ainda, sim...
    Boa sorte e que seja breve.

    ResponderEliminar
  3. Sim após a pesagem , chamaram me , entrei numa sala com tres pessoas , uma delas fez perguntas , porque tap?oque faz neste momento , porque cabin crew. Etcc.. depois um dos outros dois comecou a perguntar que linguas falava e comecou a fazer tipo uma entrevista em inglês. Estranho nao?

    Esperemos que seja breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma amiga que foi no sábado e ela fez a de línguas depois da de imagem. Era outra sala. Pode ser que te tenham feito tudo junto já não seria a primeira vez.
      Só te resta aguardar agora pelos resultados ou passo seguinte. Beijinhos e boa sorte. Pensa positivo.

      Eliminar
  4. Olaaaa! Desculpa te chatear, outravez, a tua amiga tambem ficou de receber email com resposta? Se sim, poderias ir dando novidades se ela recebe se a resposta e quando! Muito obrigadoooo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Ela fez imagem e línguas de manhã e assim que saiu de lá ligaram-lhe para fazer às 14h00 os psicotécnicos. Nestes últimos dias fez também a final e os médicos. Foi muito rápido com ela e nem sempre é assim. Contactam por email, por norma. Continua positiva. Boa sorte

      Eliminar
  5. Boa tarde!! Eu também estou na mesma situação! Fui no domingo dia 4 e disseram que receberia email. Acham que se a resposta fosse negativa ja teria chegado , ou teriam dito na hora ou o tempo de espera é igual para qualquer resposta? Obrigado ��

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Podem dizer que passou ou chumbou na hora ou por email em ambas as situações. Quem esteve consigo nesse dia, uns podem já ter feito até os médicos, visto que os candidatos são agrupados por pontos e esses processos são hierarquizados. No meu caso, quem fez entrevista inicial não fez no mesmo dia que eu os psicotécnicos nem sequer os que tiveram comigo na entrevista final foram os que me calharam na turma depois. Irás ver pessoas a passarem-te à frente no processo, poderás ter que aguardar e o melhor é mesmo não perderes tempo a perceber. Já não está ao teu alcance seres ou não chamado para a próxima fase. Se te chamarem - e oxalá o façam - dá sempre o teu melhor. Não vale a pena stressar. Sei que é difícil mas só ficas angustiado. Eu esperei um ano até ser chamada após os psicotécnicos. Foi um longo processo.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia! Queria concorrer para a TAP, mas também pesquisei requisitos de outras companhias, e todas pedem outra língua para além do Inglês (e do Português)... Eu apenas falo fluentemente Inglês, será que eles não aceitam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      O inglês é obrigatório e as outras línguas são só mais valias para o candidato. Pontos extra. Eles não têm exigido mais do que o português e inglês. Boa sorte! :)

      Eliminar
    2. Muito Obrigada! Adoro o teu blog, muitos parabéns! :)

      Eliminar
  8. Olá !
    Eu fui a uma entrevista da TAP dia 3 de Fevereiro e disseram-me que depois iria receber um e-mail a dizer alguma coisa. Sabe se demoram muito a dar notícias?
    Eu quero muito ser assistente de bordo. Eu já fui a 3 entrevista até agora, e vou dia 5 de Março à da Hifly, mas queria mesmo entrar na TAP.
    Adoro o seu blog já agora !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Micaela, quanto tempo demorou desde que enviaste o cv até te contactarem para a entrevista?

      Eliminar
    2. Obrigada, Micaela!
      Não sei quanto tempo demorarão a chamar... é sempre imprevisível.
      Pensamento positivo e boa sorte para a da Hifly também. Beijinhos!

      Eliminar
    3. Ja somos dois!! Eu fui dia 4 :(

      Eliminar
    4. Micaela quando receberes resposta diz alguma coisa por aqui!

      Eliminar
    5. Olá aos dois, eu também fui no dia 4 de Fevereiro. Fiz apenas a fase de imagem, pesagem e depois a entrevista. No fim, esperei 5 minutos lá fora (a pensar que iria fazer a prova de línguas), mas chamaram-me à parte e disseram-me que depois me enviam email para ir lá fazer a prova de línguas. Até agora não tive resposta. :(
      A vocês já vos disseram alguma coisa?

      Eliminar
    6. Ola!! Nada até agora!

      Eliminar
    7. Aconteceu me tudo igual ! Falaste tambem em inglês com um senhor brasileiro?dentro da entrevista inicial? Disseram que iriam enviar email , mas ate agora nada!

      Eliminar
    8. Olá, não. Comigo não falaram em inglês. Apenas perguntaram se falava inglês. E depois disseram que enviavam e-mail. Mas até agora nada :( E a vocês? Ja disseram alguma coisa? Boa sorte!

      Eliminar
    9. Nada ainda!! Falaste com três pessoas ao mesmo tempo , duas senhoras e 1 senhor?

      Eliminar
    10. Eu todos os meses mandava o curriculo, disseram me para o fazer e foi o que fiz, demoraram nem um ano.
      Falei sim com um senhor brasileiro em inglês e estavam mais 3 pessoas com ele, essa foi a minha segunda entrevista.
      Muito obrigada !! :)

      Eliminar
    11. Sim. A minha segunda entevista foi com duas senhoras e um senhor. Ninguém falou inglês comigo. Apenas me perguntaram. Já falei com algumas pessoas que têm pessoas conhecidas na TAP e uma disse que eles estão a demorar a chamar as pessoas. Outra disse que só nos resta esperar, porque caso eles não quisessem passar para a próxima fase diziam na hora. Resta esperar.

      Eliminar
    12. Pelo que me informaram estao a dar prioridade as pessoas com experiência! Nao sei se será a verdade mas foi aquilo que me disseram,pessoas mesmo da tap. E nos resta nos aguardar! Que dor!

      Eliminar
    13. A malta de fevereiro ja foi contatada? Por aqui nada!

      Eliminar
    14. Olá
      Comigo ainda nada. Já começo a perder a esperança. Fui dia 4 de fevereiro e ainda nada.

      Eliminar
  9. Olá @assistentedebordo
    A parte da natação é muito importante? Estou a pensar em candidatar me à tap, acha que isso é um fator eliminatório durante a formação? Eu não nado grande coisa, daí a minha preocupação.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou o dono deste blog, mas como fiz o curso posso responder: de facto, tem que saber nadar porque numa fase da formação temos exercícios na piscina. Não precisa de ser nadador/a profissional mas tem que saber "desenrascar-se" sim. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigada :)

      E em termos de exames psicotécnicos e a entrevista final como funciona?

      Eliminar
    3. Olá! :)
      É preciso nadar bem...
      Uma amiga minha chumbou há uns dias na parte da piscina. Já foi excluída do curso.
      A verdade é esta: se queres seguir esta área, terás que saber nadar e passar um curso inicial. Se queres muito mesmo, inscreve-te já numa piscina e começa a nadar. Não é difícil para quem nada relativamente bem. Terás que nadar durante algumas horas com um fato macaco que molhado é algo pesado.
      Lê a parte em que falo do curso da TAP que te dará uma ideia de como será o curso.
      Quanto aos psicotécnicos não há muito mais a referir do que já escrevi neste post.
      Boa sorte!

      Eliminar
    4. Obrigada :)
      E obrigada tbm por este blog :) :)

      Eliminar
  10. Olá! Tendo o CCA, se quiser candidatar-me à TAP e caso seja bem sucedido, só terei que fazer o OCC (além de todas as fases das entrevistas), correcto?
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A TAP fez duas ou três turmas o ano passado para pessoas experientes já com o certificado 320 válido.
      A grande parte das pessoas mesmo as experientes e com o curso inicial feito, não tem essa sorte. Eu tive que o fazer de novo também. Foram quase 2 meses de aulas e vôos de exame (com atrasos). Apesar de tudo, é capaz de ser o melhor, pois assim fazemos melhor o reset aos procedimentos anteriores.
      No final, esse esforço vale a pena.
      Boa sorte. Beijo

      Eliminar
  11. Estive hoje na entrevista para a TAP. A alguns disseram para a aguardar e fazer o teste de línguas, a outros logo após a entrevista disseram que mandariam um email... Esse email é uma forma de nos dizerem que não passámos duma maneira subtil ou caso a resposta fosse não diriam logo pessoalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Normalmente dizem logo caso não exista margem para dúvidas. Os recrutadores da TAP são conhecidos pela sua franqueza...
      Podiam não ter mais vagas para mais candidatos irem às línguas naquele dia. O melhor mesmo é aguardar e pensar positivo. Esperemos que seja breve e boa sorte!

      Eliminar
  12. Boa tarde. Os recrutadores da TAP mandam sempre email seja a resposta positiva ou negativa?
    Obrigada por este blog, ajuda imenso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também à espera??? Boa sorte!!! E junta te ao grupo!

      Eliminar
    2. Sim!! Obrigada e igualmente!! :)

      Eliminar
    3. Olá! Sim. É suposto receberes um email a dizer apto ou não apto. Pode demorar ligeiramente uma vez que após a entrevista inicial os candidatos são agrupados por pontos e chamados por ordem, consoante as necessidades.
      Boa sorte e obrigada! :)

      Eliminar
  13. Alguém tem novidades????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Olha, da minha parte nada! Tudo igual. Ainda não disseram nem que sim nem que nao. Resta continuar à espera. Da minha parte, já fez um mês desde o dia da minha entrevista. Entretanto, tenho andado a preparar-me: a melhorar as línguas, a treinar fisicamente e a fazer alguns testes psicotecnicos. Sempre na esperança de que um dia vou receber o email.
      E vocês? Ja alguma novidade? Boa sorte a todos! Vamos conseguir!

      Eliminar
    2. Olá! Recebi hoje um e-mail para ir à 1ª fase de entrevistas no dia 8. O meu receio é mesmo o inglês. Alguém sabe que questões colocam?
      Obrigado

      Eliminar
  14. Boa tarde. Alguém conhece sites ou algo do género onde se possam fazer testes psicotécnicos? Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Existem mais exercícios em inglês. Pesquise no google psychometric tests, diametric reasoning tests, Verbal Reasoning tests, Diagrammatic reasoning questions, por aí. Sopas de letras, testes psicotécnicos Detran, testes rorschach, teste de percepção espacial, testes de raciocínio lógico são exemplos dos que a TAP costuma colocar aos candidatos.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta assistentedebordo. Bons voos...

      Eliminar
  15. Bom dia! Alguem teve novidades? Boa sorte!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, quase sempre as pessoas que ficam naquela lista do depois enviaremos email para saber se continua ou não connosco é mais uma formalidade para não nos dizerem não ou vocês connhecem alguém que tenha passado para as próximas fases nessa situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Esse email é algo recente. Julgo que se deve a terem milhares de CVs em base de dados enviados já há muito tempo. Parte dessas pessoas podem até já nem ter interesse. É uma forma de atualizarem os processos iniciais de quem ainda não foi chamado e de quem ainda tem interesse.
      É a minha opinião.
      Aquilo que nos dizem é que estão previstas turmas iniciais durante todo este ano, o que faz com que o edifício de formação se preveja saturado pelo menos até ao final do ano, com turmas de pilotos e de Assistentes/ Comissários de bordo.
      Boa sorte e pensamento positivo!

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Julgo que o melhor teria sido não ter estado na defensiva e não ter 'atacado' logo assim que lhe perguntaram se era portuguesa ao que respondeu que isso não seria sequer um pré requisito. Salientar os requisitos da profissão aos recrutadores é algo irónico. Eles sabem o que procuram. Muitas vezes eles até tecem comentários estranhos ou rudes para ver como a pessoa reage - tal como será o dia a dia desta profissão. Há que ser sempre humilde, educada e manter a calma. Pode também ter sido uma forma de iniciarem a conversa, tal como um 'fale-me de si'. Não tem que ser visto como um preconceito. Em aviação quanto mais multiculturalismo melhor. Os entrevistadores são quem decide se o nosso processo avança ou não, e é necessário criar uma certa empatia com os mesmos. Pessoas com diferentes origens é o que mais abunda na TAP. À primeira impressão, foi o que me pareceu do seu discurso. Espero que não leve a mal. Seja como for, nada está ainda decidido e terá certamente mais oportunidades. Não desista. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  18. Bom dia
    Terminei todas as provas para a TAP em Fevereiro, tendo sido a última os exames medicos.

    Depois disso nunca mais fui contatada. Costuma ser normal que demorem tanto tempo a dar uma resposta.
    Obgdo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando foi a entrevista inicial?

      Eliminar
    2. Olá. Passe na UCS para tentar obter informações. Boa sorte

      Eliminar
  19. Bom dia
    Quando terminei os exames medicos disseram-me que o processo agora seguiria para os RH. A minha dúvida é se os RH respondem logo ou demoram.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia
    Referente à minha pergunta - fiz os exames medicos e no fim disseram -me que o processo seria encaminhado para os RH. Como deve haver cursos a decorrer, a minha dúvida ê se só chamam quando se iniciar um novo curso ou, se vão informando ou se nos vão informando dos resultados à medida que se inicia um novo curso. Na minha óptica acho que os recursos humanos é que fazem a seleção final, pois têm em seu poder o processo. Já liguei para a UNS e disseram-me psra esperar contacto RH. Daí a dúvida.

    ResponderEliminar
  21. Respostas
    1. Não se preocupe que chamarão.
      Muito boa sorte para o curso! Veja o post que escrevi dobre o curso da TAP.

      Eliminar
  22. Olá! Recebi hoje um e-mail para ir à 1ª fase de entrevistas no dia 8. O meu receio é mesmo o inglês. Alguém sabe que questões colocam?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Roger. Não é nada de mais. Falarão sobre si, sobre os seus gostos, estudos, viagens...
      Boa sorte! Fale normalmente sem discursos preparados.

      Eliminar
  23. Olá!
    A TAP é mesmo rigorosa na altura e peso? É que eu tenho 1.56m e 48kg :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana Teresa. A TAP é muito rigorosa com o índice de massa corporal (IMC). Se pesquisares no google tens vários sites que te indicam em que nível estás. O problema poderá ser a altura mas não custa tentar. Se fores chamada, não deixes de lá ir.
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. Obrigada! O que me preocupa é mesmo a altura, vamos lá ver!

      Eliminar
  24. Muito boa noite,

    Antes de mais nada tenho de dar os parabéns pelo excelente blog e pelas maravilhosas dicas, que apliquei religiosamente hoje. Pena foi, que não me deixaram aplica-las até ao fim, pois fui excluído logo na fase e que disse que tinha tatuagem. Por acaso essa sempre foi uma dúvida que tive. Quando dizem tatuagens visíveis, não entendia o porque, mas agora entendi eu e mais uns quantos da pior forma. Tenho uma tatuagem no antebraço e o que eles disseram é que na farda de homens, usam camisa de manga curta e portanto vê-se. A minha questão é, não há forma de contornar? Será que olharam para mim e acharam que não preenchia os requisitos? ou a tatuagem nessa zona é mesmo um factor eliminatório? acho que é uma questão pertinente, para que mais ninguém cometa o mesmo erro. Hoje foram uns quantos que caíram "nessa", pessoas essas que fisicamente tinham tudo para ficar.

    Sei que deve ter inumaras questões diariamente para responder, por isso, uma vez mais, parabéns pela dedicação e paciência.

    Continuação de um bom trabalho e bons voos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Leonardo. Obrigada pelas suas palavras. Fico feliz que o tenha ajudado e lamento que não tenha conseguido. Não desista.
      Realmente aviação é um pouco implicativa com tatuagens visíveis, sei que o são na Ryanair, Hifly e a TAP não é exceção, infelizmente. Existem companhias que permitem o uso de camisas de manga comprida. Vou tentar averiguar e brevemente faço um posto acerca disso. Obrigada pela chamada de atenção.
      Não deixe de acreditar e de lutar, se é isto realmente que quer.
      Boa sorte!

      Eliminar
  25. Não vou mesmo desistir, nem que tenha de aplicar uns pequenos "truques" para não se ver a tatuagem, ou até mesmo elimina-la.
    Obrigado eu pelas palavras e vou ficar a aguardar, enquanto vou tentar pesquisar hipóteses e soluções também =)

    Bons voos !

    ResponderEliminar
  26. Olá!
    Sabe dizer-me se a TAP é mesmo rigorosa com a altura? Tenho 1,58m, será que por 2 cm serei eliminada? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Tem por hábito ser mas se foi chamada, vá na mesma. 1.60m costuma ser o mínimo exigido. Pode ser que a balança seja sua amiga nos centímetros em falta ;)
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. Estou à espera de saber em que dia vou prestar provas. Queria muito entrar na TAP e vou ficar desanimada se não o conseguir por 2 cm, mas vou na mesma sim! Obrigada mais uma vez :)

      Eliminar
  27. Olá! Fui selecionada para ir à primeira fase de entrevistas dia 8, porém tenho um problema. Eu ainda estou a terminar a minha licenciatura, faltam-me 2 meses de aulas e 2 meses de estágio, ou seja, não tenho disponibilidade imediata. Acha que vale a pena tentar na mesma? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Julgo que deva ir. Talvez a coloquem em bolsa. Se fosse a si e se quisesse mesmo a TAP, não referia isso aos entrevistadores. Diria apenas caso me perguntassem que concluiria o curso em paralelo à TAP mais para a frente. A TAP apoia quem tira cursos em simultâneo com a profissão. Adiar a entrada na TAP pode ser um risco, mas só você sabe quais são as suas prioridades. Na minha turma da TAP tinha um colega que estava no último ano da faculdade e nem por isso deixou de frequentar o curso inicial da TAP e de trabalhar (agora). Com vontade tudo se consegue.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta! Fui hoje e acho que correu bem! Agora só resta esperar pela resposta.

      Eliminar
  28. Boa tarde,
    terei amanha a 1a entrevista. Como não sou de Lisboa, gostaria de saber até que horas seria contactado se eventualmente quisessem que continuasse o processo de recrutamento logo no Domingo. Era uma informação útil, visto que definiria se compraria ou não bilhete de comboio de regresso no sabado ou permaneceria em Lisboa.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite,

    Em primeiro lugar os parabéns pelo blogue ��
    Quem tem sido já chamado sabe dizer como tem sido a parte do inglês?
    Irei domingo à entrevista inicial

    Cumprimentos e boa sorte a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Vais a que horas? Vou às 10h :)

      Eliminar
    2. Não se preocupe com o tipo de perguntas e nada de textos preparados e decorados. É simples. Não passa de uma conversa. Boa sorte para hoje.

      Eliminar
  30. Boa tarde, também vou amanhã a entrevista e gostaria de saber se convém levar o CV. No e-mail não diz nada mas ....
    Obrigada e boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  31. Boa noite. É só para levar o que pedem no mail. Boa sorte!!

    ResponderEliminar
  32. Inês

    Eu vou as 14h mas só segunda feira vou ter o meu CV pq o pedido na escola de segunda via atrasou espero poder fazer na mesma as entrevistas..

    Depois podes colocar o que te pediram a nível de inglês?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Ola! Fui ontem aos requisitos minimos e a entrevista de imagem que parecia estar a correr bem... mas no fim disseram para estar atenta ao e-mail e para nao deixar de ver o spam do e-mail. No entanto houve pessoas que disseram logo no fim da entrevista que ficavam por ali e houve outras que foram directas para as linguas. Ainda ha esperança para quem esta a aguardar por e-mail?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre esperança. Podem ter atingido o número limite de pessoas para as línguas daquele dia. Boa sorte!

      Eliminar
  34. A questao é que uma pessoa que conheço que foi logo a seguir a mim foi para as linguas no mesmo dia. Se ja estivesse cheio entao quem viesse a seguir a mim tambem diziam para aguardar e-mail. Mas depois tmb houve pessoas que receberam logo um Nao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas que foram a seguir a si e passaram logo podem ter tido mais pontos que você, mas não desanime. Se não recebeu um 'não' imediato, há que aguardar e não perder a esperança. Não tente perceber a lógica pois poderá ver pessoas a passar à sua frente.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  35. Olá! Alguém aqui vai hoje as 14h45?

    ResponderEliminar
  36. Bom dia, sai agora da entrevista de imagem e não me foi pedido para falar línguas. Disseram que comunicaram o resultado por email. Será alarmante?

    Houve pessoas que fizeram a entrevista de línguas na mesma sala.

    Confesso estar preocupado.

    Melhores cumprimentos e parabéns pelo seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada. Se não lhe disseram nada, tem mesmo que aguardar. Pode ter tido menos pontuação sem que esteja excluído ou podem simplesmente não ter tido mais vagas para aquele dia. Nem sempre se fazem várias fases num só dia e poderá demorar algum tempo. Não perca a esperança. Boa sorte!

      Eliminar
  37. Olá. Antes mais os meus parabéns pelo blogue. Hoje fui a primeira entrevista de imagem no período da tarde. Tinha marcação para as 14h30 mas só fui chamado quase às 18h. Á entrevista foi muito focada no facto de eu ser enfermeiro . Questionaram se eu estaria disposto a deixar carreira de enfermagem para me dedicar a comissário de bordo. No fim disseram que como eu sou americano devo falar inglês fluentemente ao qual eu confirmei. Pediram para eu ficar atento ao email que receberia brevemente o resultado. Será que me vão chamar? O que é certo é que quase ninguém foi para a prova de línguas devido à hora tardia. Obrigado:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tony! Obrigada!
      Ser enfermeiro e americano só pode ser bom para o seu processo. O inglês é fulcral nesta área, bem como os seus skills de enfermagem, como um dia irá perceber.
      Beijinhos e boa sorte! Que corra tudo bem.

      Eliminar
  38. Olá! Antes de mais, parabéns pelo blog! Eu passei ontem a entrevista e a minha questão é a seguinte: eu tenho um dente em tratamento e terei de colocar coroa. Isso pode ser facto impeditivo de passar nos testes fisicos? Obrigada e bons voos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Trate disso o quanto antes. Irão ver a sua dentição nos exames médicos.
      Boa sorte! Obrigada.

      Eliminar
  39. Olá e parabéns pelo blog! Acho que ajuda nas dúvidas que todos os que concorrem têm!
    Eu sempre tive o sonho de ser AB mas o meu outro sonho teve prioridade, ser educadora de infância. Como consegui entrar na ESE e tive logo trabalho após o curso segui. Os anos foram passando e a idade já era mais q a pedida para concorrer na TAP. Agora passados 11 anos , neste momento tenho 38 feitos, e c muitos de experiÊncia fiquei desempregda e tentei seguir outro sonho antigo, o ser Assitemte de bordo. Ja concorri, fiz candidatura espontanea duas vezes, uma em setembro e outra em novembro 2017 e nunca cheguei a ser chamada para entrevista.
    Agora estão a abrir concurso até final de abril 2018.
    Queria concorrer porque era mesmo uma coisa que desejo mesmo mas quando vi um dos requesitos fiquei em pânico. Tenho uma tatuagem na parte lateral exterior do pulso com tamanho mais ou menos de 7cm, mas que se torna visivel quando se veste a farda. Já ouvi dizer por pessoal que é AB na TAP que é um fator eleminatório mas que se gostarem muito de nós e se este requesito é o impedimento de nos escolherem que podemos pôr a hipotese de a remover.
    Há muita gente que depois de começar a trabalhar lá que faz tatuagens mas q n ficam visiveis...Achas que pode acontecer isso? o aceitarem a remoção da tatoo?? já alguem o fez?
    Obrigada e aguardo um feedback teu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelas suas palavras.
      Em relação à sua pergunta, as tatuagens visíveis são mesmo um fator eliminatório, mas hoje em dia já existem excelentes bases para tapar a tatuagem.
      Espero que quando for chamada a leve tapada com base. Acrescente um relógio elegante. Se não conseguir tapar no dia a dia, o melhor será mesmo pensar em remove-la.
      Desejo-lhe a maior sorte nesta nova fase e que consiga ingressar na área.
      Beijinhos e não desista!

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica mas tenho mesmo receio que descubram. Já tentei fazer isso para ver se resulta e se calhar n disfarça lá muito bem. Já várias pessoas me disseram para fazer isto e depois se fôr para ficar remover mesmo...o que é pena mas a minha está mesmo visivel,pois os braços vão estar quase sempre à mostra. Bem de qq maneira concorri a este concurso aberto ate final de abril, vamos ver se me chamam e como corre cada etapa. Pelo menos arrisquei e vai ser uma experiência nova na minha vida.
      Obrigada por tudo!

      Eliminar
    3. Experimente ver vídeos acerca desse tema. Existem bases ótimas no mercado que conseguem cobrir tatuagens. Sei de quem o fez. Boa sorte!

      Eliminar
  40. Boa tarde. No dia 8 também prestei provas. Fiz a prova de línguas ao qual me disseram que estava apto. No entanto, não pude fazer os psicotecnicos no mesmo dia pois justificaram que já tinham muita gente a fazer os testes. Disseram para estar atento ao correio electrónico pois no próximos dias iria receber um email a convocarem-me para os psicotecnicos. Sabe quanto tempo demoram a chamar-me novamente? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não sei quanto tempo mas se lhe deram essa resposta só pode ser positivo. Espero que não seja muito moroso. É impossível prever. Boa sorte.

      Eliminar
  41. Bom dia, quem foi às entrevistas no dia 7 de Abril de manhã e fez a entrevista inicial, de línguas e psicotecnicos (da parte da tarde) no mesmo dia já foi contactado por qualquer via de comunicação? Poderiam partilhar? Obrigado 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e mais 3 raparigas fizemos e ainda não sabemos de nada.

      Eliminar
    2. Olá, eu recebi hoje um e-mail para comparecer numa entrevista técnica no dia 13 (daqui a dois dias). Alguém sabe do que se trata?

      Eliminar
  42. A malta de fevereiro ja foi contatada? Por aqui nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Submeta de novo CV mas através do concurso aberto.

      Eliminar
    2. Ja nao está disponível!

      Eliminar
    3. Não é em funções mas em concursos.

      Eliminar
    4. So não percebo o porquê de dizerem as pessoas que vão receber um email e nao dizem nada! :(

      Eliminar
    5. Pode ser que receba. Não sei em que fase ficou.
      Seja como for, eu no seu lugar também tentava este novo concurso.
      A espera é terrível mas mantenha-se otimista.

      Eliminar
  43. Boa noite,
    No meu caso passou-se o seguinte:
    Fui à entrevista de imagem no ano passado (final de Setembro), também me disseram logo a seguir para aguardar um email da TAP, email que nunca recebi. Contactei os Recursos Humanos por telefone e email e não obtive qualquer resposta.
    Entretanto fui convocado novamente este domingo dia 08 Abril 2018 para prestar provas novamente, isto porque já tinha enviado outra candidatura no ano passado mas com outro endereço de email.
    Desta vez disseram-me que tinha ficado não apto na entrevista de imagem do ano passado e que por essa razão não me podia candidatar devido ao período de carência de 12 meses para quem chumbou em alguma das fases.
    Gostava que me confirmasse se existe de facto no regulamento do concurso para tripulantes de cabine este período de carência de 12 meses em que a pessoa não se pode candidatar.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Não chegou a receber email a dizer que não estava apto referente a Setembro? Como sabiam que tinha chumbado nesta ultima entrevista?
      Esse período de carência existe... é comum em aviação e em diversas companhias. Muitas vezes não se passa à primeira e agora que já nem sequer têm limite de idade não desista. Força. Beijinhos.

      Eliminar
    2. Boa noite, em primeiro lugar obrigado pelo esclarecimento e parabéns pelo blogue.
      Na ficha de candidatura que preenchemos há um campo onde perguntam se já concorremos à TAP e para que função e em que ano. Assim percebem logo se a pessoa já lá esteve e não pudemos prestar falsas declarações senão somos excluídos do processo.
      Estava convencido que até há pouco tempo só havia este período de carência nos concursos para pilotos, para PNC não existia.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Obrigada 😏
      Pois é... já me tinha esquecido desse pormenor. Passa rápido, não desista. Sem o limite de idade que antigamente se impunha, torna-se tudo mais fácil. Não lhe faltarão oportunidades.
      Força. Beijinhos

      Eliminar
  44. Bom dia poderia dizer como funciona os exames médicos? Se verificam da ponta dos pés a ponta dos cabelos? Tenho uma cicatriz no nariz um pouco visível, será q isso pode comprometer a minha entrada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Veja o post que escrevi acerca dos exames médicos. Por duas vezes se fica em roupa interior para realizar dois exames... é difícil esconder algo, na minha opinião. Nada como tentar. Às vezes poderá não ser algo assim tão relevante / evidente para os outros como é para si. Sei de quem entrou com uma marca de queimadura bastante considerável.
      Boa sorte.

      Eliminar
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  46. Olá boa noite!

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, tira bastante dúvidas e nos ajuda a compreender melhor o processo de recrutamento da TAP.

    No último sábado eu fui à entrevista inicial, entrevista inicial de cabin crew assessement e o teste de inglês porém fiquei bastante intrigado porque durante a minha entrevista as recrutadoras não fizeram nenhuma pergunta para mim. A única coisa que me pediram foi para falar acerca de mim. Isso é mesmo assim?

    Ao final do teste de inglês disseram para eu ficar atento ao e-mail que eu seria contatado.

    Com a sua experiência o que você acha disso?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada...! 😁
      Podem colocar perguntas logo de inicio ou pedir para que fale de si. É bastante comum. Depois disso vão encaminhando o seu discurso. Nem sempre se fica com uma ideia de como correu a entrevista. Terá que aguardar pelo resultado. Espero que seja positivo. Beijinhos.

      Eliminar
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  48. Olá boa noite a todos :) Em primeiro lugar gostaria de felicitar a pessoa que criou este blogue! É bom haver alguém com a amabilidade e disponibilidade para ajudar quem quer entrar nesta área!
    Eu tenho algumas questões. No dia 8 fui à entrevista e não fiz a prova de línguas e sisseram-me para aguardar por um e-mail com o feedback da entrevista. Alguém sabe quanto tempo pode demorar?
    A segunda questão é relativamente a prova de línguas, alguém (que também ja tenha feito) poderia dizer em que consistem as perguntas?
    Por fim, caso não passe nesta fase ou na prova de línguas, sabem se me posso voltar a candidatar nos próximos tempos?
    Obrigado pela atenção e Boa Sorte a todos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! 😉
      Todos nós já começámos um dia e alguns de nós até tivemos ajuda de início. Fomos adquirindo alguns conhecimentos nesta área e não custa agora partilhar os mesmos.
      Não sei quanto tempo demorarão a chamar. Julgo que seja um ano de intervalo caso não passe desta vez.
      Aconselho-a a estar atenta ao email e às oportunidades da TAP no seu site, mas o melhor é mesmo não ficar ansiosa com este processo. Pode demorar.
      Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  49. O processo de recrutamento da TAP é uma autêntica palhaçada. A TAP sempre foi e sempre será a base de cunhas, isto enquanto não for privatizada. Primeiro entram os filhos, sobrinhos e conhecidos dos Pilotos e de pessoas com o devido poder de meter alguém lá que se for preciso só tem o 12 ano e nem falar inglês sabe. Do recrutamento realizado no fim de semana, pessoas licenciadas, com mestrado, que sabem falar inglês, francês e ou espanhol essas ficaram para trás. Nem tiveram oportunidade de ir a entrevista de línguas. E estamos a falar de pessoas com uma boa aparência, bem vestidas ou sejas com uma boa figura. Mas que infelizmente não são conhecidas dos pilotos ou wtv da TAP. Ah e que estão a trabalhar. Sim porque se eles também deram prioridade àqueles que não fazem nada da vida que são uns desocupados então pior ainda.
    Enquanto esta companhia aérea que diz ser de prestígio, com atrasos sistemáticos e constantes por causa de falta de tripulação supostamente, não for privatizada esta fantochada irá continuar, isto é, uma empresa familiar.
    Aqueles que entraram sem o factor C, caríssimos tiveram muita sorte sem estar a tirar o mérito mas é a verdade.
    Depois metem coirões a entrevistar pessoas formadas, sempre com umas trombas parece que todos devem é ninguém lhes paga. Não querem cedam o lugar a outros.
    Dizerem que pessoas bonitas, formadas é bem vestidas estão não aptas na sequência de entrevista de imagem é ridículo.
    TAP = Take Anorher Plane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Lamento que não tenha passado. Muitos de nós já ouvimos um 'não' na TAP e hoje estamos lá (eu inclusive). Também não temos todos lá cunhas nem familiares (eu não tinha). Hoje em dia consigo perceber um pouco mais do recrutamento da TAP (na minha modesta ótica) e tento partilhar o que vi e o que acho ser o que procuram. Sei também que muitas vezes os entrevistadores têm comportamentos estranhos e tecem comentários desagradáveis para ver como o candidato reage - pode parecer desnecessário mas esse será o dia a dia de quem trabalha a bordo. Nem todos sabem reagir bem. Um tripulante TAP é bem mais que uma carinha bonita - é alguém confiante, para o bem e para o mal. Depois de passar o curso e de ouvir as explicações dos formadores percebi que procuram líderes.
      Não sei de quem entrou com cunhas ou sem perfil, sei que existem muitos que ambicionavam há anos ir para a TAP, que são excelentes pessoas e profissionais e que conseguiram. Muitos têm tentado há tanto tempo e já nem acreditavam ser possível. Não podemos generalizar assim. A TAP está a mudar e isso tem-se sentido bastante dentro da empresa, está a crescer e ainda bem. Nem tudo corre bem como também não corre noutras companhias aéreas (ainda esta semana a Lufthansa esteve em greve e afetou milhares de pessoas por dia, a Ryanair, a Air France, os controladores aéreos em França, o mau tempo na Madeira (a EasyJet também não conseguiu aterrar). São exemplos dos últimos dias. Todas têm imprevistos (durante anos fiz ACMIs para as mais diversas companhias).
      Percebo a dor que sente pois também já passei pelo mesmo. Revi mentalmente o que aconteceu e tentei melhorar (e aí cada caso é o seu caso e há que tentar ser o mais autocrítico possível). Sempre preferir julgar-me e culpar-me, de certa forma. Voltei a tentar porque era o que queria.
      Se é mesmo o que quer, não desista. O mundo não começa nem acaba na TAP e se não se equipara de todo com a empresa, existem muitas outras companhias e quiçá ainda mais adequadas a si.
      Beijo.

      Eliminar
  50. Mas disseram-lhe logo que nao passou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Eu fui das últimas a ser entrevistada no sábado (fim da tarde) e disseram que enviariam e-mail. Entretanto já soube que quem fez os psicotecnicos e línguas no mesmo dia(entrevistados da parte da manhã), recebeu hoje e-mail para a entrevista final. Still waiting...

      Eliminar
    2. Exato. Essas pessoas são os tais que têm Cunha.
      Uma vergonha. Pessoal sem o mínimo de imagem, imc fora dos parâmetros, gordos, anorécticos, pessoal que nem inglês sabe fala e sem um curso superior, esses sim a TAP recruta.
      Enquanto esta empresa não for privatizada isto há de ser sempre assim.
      Miúdas bonitas, com uma apresentação cinco estrelas com mestrados em engenharia que têm bem mais pedalada que muita gente, essas a TAP dispensou. O mesmo para o recrutamento dos pilotos.
      Conheço pessoas assistentes de bordo que são gordas, medem abaixo do 1,60 que nem inglês sabem falar.
      Palavras para que?

      Eliminar
    3. Não acredite nisso. Existem pessoas que lhe passarão à frente pelos mais variados motivos - você não assistiu às suas entrevistas, não sabe de que forma ou que por pontuação foram hierarquizados, não sabe se se destacaram mais em alguns aspetos e acima de tudo, não sabe o que acharam de si - nós temos uma ideia do que aconteceu mas a realidade aos olhos dos outros poderá ter sido outra. É tão frequente essa realidade não coincidir com o que julgamos em momentos de pressão. Poderá ter estado nervoso(a) sem que se tenha apercebido.
      Espero genuinamente que volte a tentar e se realmente quiser isto, que não desista. Não fique com essa ideia generalizada que julgo mesmo não ser verdade (em termos gerais, pelo menos). Beijinhos.

      Eliminar
    4. Boa Tarde,
      Como sempre leio e releio os comentários porque quero realmente muito fazer parte desta companhia e fazer desta a minha profissão. Não consigo passar indiferente a este comentário que no meu ver não faz sentido. Eu chumbei no IMC no passado dia 07 de Abril, e cada um é livre de achar o que quiser, mas sinceramente duvido que das centenas de candidatos que vi naquele dia passarem por mim e que enchiam a sala de espera de uma maneira que quase não havia espaço entre eles, fossem estar na entrevista de imagem logo para medição com uma lista das "cunhas" e de quem passa e não passa para a entrevista pessoal. Todos os candidatos tinham de passar por ali e numa questão de um minuto ou dois diziam se estavamos ou não dentro dos parametros. Infelizmente não passei mas rapidamente elas foram cinco estrelas a dizer para perder peso que iria abrir concurso. Da maneira que me olharam percebi que a esperança não tinha morrido ali pois viram a minha tristeza. Não desisti e não vou desistir mais dos meus sonhos. Tenho 36 anos e estou empregada, e dois filhos e a minha logística familiar e pessoal vai mudar radicalmente, mas decidi finalmente pensar em mim e sentir-me concretizada com algo que quero muito e não vou desistir. Já perdi 4 kg desde dia 07 de Abril e tenho nova entrevista dia 21. Acredito que não é as "cunhas" que fazem os melhores funcionários e se realmente acreditarmos que são elas que reinam no mercado do emprego então nunca vamos lutar por nada e acomodamo-nos sem tentar. Não digo que não existem mas acredito que não são elas que reinam neste caso da TAP.
      Obrigado e NÃO DESISTAM...

      Eliminar
    5. Obrigada pelas tuas palavras! Deixaste-me mais animada e com vontade de lutar! Fiz entrevista dia 4 de Fevereiro e aguardo desde esse dia o dito email para continuar as provas. Mas até agora não me disseram nada!
      Este teu comentário deixou-me com mais força e vontade para lutar e não desistir de mim e dos meus sonhos. Desde muito cedo que sonho entrar na TAP. É ali que quero estar! Percebo-te muito bem.
      EstoU a torcer por ti! Espero que consigas!
      Um muito obrigada por estas palavras!
      Não vou desistir! Nós vamos conseguir! Beijinhos e muita sorte!!

      Eliminar
    6. Olá às duas 😊
      Adorei ver a vossa força e perseverança. O ser humano perde mais tempo a criticar os outros, a iludir-se, a desculpar-se do que a lutar por si mesmo. Há que ir à luta.
      Muitos beijinhos e força.

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Olá,
      Obrigado ás duas realmente o meu texto foi sentido e escrito com a maior das sinceridades. Acredito que realmente temos de lutar por nós, independentemente se acham que somos ou nâo capazes, temos de acima de tudo fazer o que nos completa e sem sobra de dúvida que esta é a profissão que me iria completar.
      Fui á entrevista e apesar de nao ter ido á prova de linguas como outros foram, saí de lá com a esperança num email e com a consciencia tranquila de que fiz tudo o que estava ao meu alcance. Falei o que sentia e acima de tudo perdi peso que era o essencial para passar á fase que nao tinha conseguido da outra vez. Desta vez existe uma esperança no ar que vou continuar a acreditar e caso a resposta seja negativa não vou desistir.
      Agora aguardar o ansioso email que pelo que sei costuma demorar.
      Beijinhos

      Eliminar
  51. O que mais espanta é tanta m@&#$ de critérios de seleção para se andar a servir de empregada de mesa?
    Meus amigos tirem mas é as vossas licenciaturas e mestrados. A TAP era boa antigamente onde as assistentes de bordo eram escolhidas a dedo.
    A TAP tem muito que aprender face a uma Emirates.
    Pessoas muita fracas, incultas, aparência duvidosa sem o mínimo de QI, é o que a TAP recruta.
    Não percam os vossos tempos.
    Quem anda frequentemente pela TAp vê se logo de caras que não há critério nenhum de seleção.

    TakeAnotherPlane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é de todo verdade.
      Respeito a sua dor, no entanto.
      A maior sorte para si.

      Eliminar
  52. Boa tarde, também fiz sábado e só hoje recebi o e-mail para uma entrevista técnica. Alguém sabe do que se trata?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Recebeu hoje o e-mail? Em que fase ficou no sábado?

      Eliminar
    2. Boa tarde... diziam entrevista tecnica? Nao diziam crew assessment ou psicotecnicos por exemplo? Eu fiz a entrevista sabado e ainda estou a espera do e-mail

      Eliminar
  53. Muitos parabéns à autora deste blog que mesmo sem saber ajuda milhares de pessoas a tentar alcançarem os seus sonhos/objetivos.
    Também fui à entrevista sabado e hoje recebi o temido e-mail a dizer " não apto". Se tenho pena de não ter sido umas das escolhidas? Sim, tenho. Mas a vida é assim e só temos de encarar como um desafio. Daqui a 1 ano irei voltar a concorrer, até lá tenho a oportunidade de melhorar as minhas falhas e mostrar o que realmente valho.
    Acho que vir para aqui descarregarem a frustração que tem por não ter sido selecionado/a não vai adiantar. Vi pessoas que me confessaram ter um inglês básico e nenhuma experiência em atendimento ao cliente terem sido escolhidas e outras com x anos de aviação terem ficado para trás mas é assim.
    São milhares de cães atrás de um osso, um dia irá chegar a nossa vez e iremos dar valor ao lugar.
    A todos os que entraram, parabéns, aos que como eu não entraram, boa sorte para o futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas disseram lhe logo que nao estava apto?

      Eliminar
    2. Eu fui à entrevista incial no sabado e ontem (quarta-feira) recebi o e-mail a dizer "não apto". Houveram pessoas que fizeram a entrevista em português e as de linguas e souberam logo no dia que estavam aptos.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    3. Olá. Obrigada pelo seu testemunho. Lamento que não tenha conseguido desta vez. Nem sempre conseguimos perceber o porquê. A mim ajudou-me escrever e pesquisar acerca de entrevistas em termos gerais, de posturas a adotar, conversas a não ter. Como sou tímida é ainda mais difícil, porque temos que contrariar a timidez e estabelecer empatia. Há pessoas com mais jeito que outras, mais seguras que outras. A verdade é que é naquele curto espaço de tempo que temos que estabelecer uma ligação e empatia com os recrutadores, que temos que lhes provar de forma inteligente que merecemos estar ali. Até podemos ter uma beleza natural incrível mas não nos sabemos arranjar ou não cumprimos com os requisitos de imagem; podemos achar que não estávamos nervosos e íamos com as peles das mãos roídas que demonstram insegurança; podemos ter tido um discurso super confiante e arrogante ou inseguro, em baixo tom; podemos não ter sorrido; etc... Existe também algo de tão simples neste processo: Não nos cabe a nós julgar, criticar, opinar. Se realmente é o que queremos, somos nós que nos adaptamos, somos nós que temos que cumprir com as normas, somos nós que temos que agradar e provar algo. Em aviação é assim que funciona, não vimos cá mudar nada. Pessoas que não percebem isto não se dão bem em aviação.
      Não se desiste e se não for a TAP tentamos outra.
      Desejo-lhe sorte no seu futuro. Beijinhos!

      Eliminar
  54. Boa tarde, Alguém que tenha realizado o teste de imagem e de línguas no domingo à tarde já foi contactado? Ainda não obtive resposta, mas recebi um novo email para submeter candidatura no concurso que foi aberto.
    Muito Obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu fiz a entrevista de imagem e de linguas domingo à tarde, recebi o mail terça e fiz os testes psicotécnicos ontem. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Boa tarde, eu fiz a entrevista de imagem e linguas no sabado (7 Abril). Tambem não obtive resposta e tambem recebi esse email.

      Eliminar
  55. Boa tarde, estou a pensar candidatar-me para a Tap mas como sou do norte não me dá muito jeito deslocar-me várias vezes a Lisboa para as entrevistar (caso chegue a esse ponto). Sabe dizer-me se as entrevistas são sempre em Lisboa ou se também acontecem no Porto?
    Já agora ,que tipo de exames médicos fazem?

    Obrigado! Excelente blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada 😏
      As entrevistas serão sempre em Lisboa e o curso inicial também. A TAP passou recentemente um grupo de tripulantes que já estavam na base de Lisboa para o Porto (com o interesse de ambas as partes, claro). Existem muitas pessoas a quem a base do Porto interessa. Está de momento a querer mover mais tripulantes para a base do norte devido à recente aposta em rotas a partir do Porto. Seja como for, para ingressar na TAP necessita de passar por todo o processo e esperar que um dia exista a possibilidade de passar para essa base.
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. Exames médicos estão já num post 😉

      Eliminar
  56. Ola a todos

    Tambem eu fui à entrevista no 8 e fui eliminada logo na altura, alegando não ter a altura mínima, pois segundo eles tenho 1.57!!!! mas o mais espantoso é que não é verdadeiro, faço desporto e sou constantemente pesada e medida, e tenho minha altura em qualquer documento legal assim como em qualquer papel das balanças das farmacias é sempre superior a 1.63. ainda que me tirassem 2 cm...agora 6?!?
    Na minha modesta opinião acho que afinal a idade ainda é um fator para eliminação... uma vez que tenho 43... como eu vi la mais umas outras candidatas a serem excluídas logo na parte da medição a ficarem pelos 1.57...e uma delas até tinha uma imagem muito cuidada e adaptada. O que deixa algumas questões no ar, lá isso deixa. Não é uma crítica, apenas um reparo. Boa sorte a todos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Olhe que tenho voado com pessoas já bem trintonas e algumas que já passaram dos quarenta, que entraram com ou sem experiência. A altura é de facto muito importante para eles (tem a ver com a altura dos seus aviões e o fecho das bagageiras).
      Não desista...
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Ola
      Obrigada pela resposta, eu compreendo sem duvida que a altura é importante, e não ponho em causa, mas uma coisa seria não ter o requisito, e assim sendo nem me canditaria. agora preencho e sem margem fe dúvida em qualquer lado menos ali, tem que concordar que é um tanto ou quanto estranho. Mas tudo bem.
      Vou seguir a sua dica e ver na PGA.

      OBRIGADA

      Eliminar
  57. Boa noite, pode dizer-me o quão minuciosos são em relação ao IMC? basta estar nos valores considerados normais ou como funciona?
    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      São bastante minuciosos com o IMC mas se está dentro da normalidade não há problema.
      😉
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. infelizmente não estou.. pode ser que daqui a uns meses me possa candidatar.
      obrigada :)

      Eliminar
  58. Uma coisa que nao entendo... recebi e-mails automaticos a dizer que ha um concurso externo e que as candidaturas espontaneas estao a ser eliminadas... mas eu fui a entrevista de imagem no dia 7 e estou a espera de uma resposta... nao entendo esses emails...é para me voltar a candidatar pelo tal concurso? Nao entendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi das vezes que enviou candidaturas. O sistema não reconhece. Experimente enviar email aos recursos humanos a expor a dúvida. Julgo que as pessoas que já têm processos iniciados ficam ainda aptas na corrida, mas não lhe posso garantir. O melhor é mesmo pedir informações junto dos mesmos.
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. Boa tarde! Eu também estou na mesma situação e acha que sinceramente as nossas candidaturas foram eliminadas, no e-mail diz "No entanto, neste momento abrimos concurso externo pelo que se se mantiver motivado, solicitamos que se inscreva no nosso site de recrutamento" e depois ainda referem que as espontâneas serão eliminadas. Hoje já houveram entrevistas finais e nós ficamos pela imagem sem saber se estamos ou não aptos (como disseram na entrevista)

      Eliminar
    3. Procurem feedback junto dos recursos humanos...
      Se não, concorram através do concurso aberto (se bem que se não passaram terão que esperar um ano). Esperemos que corra bem. Boa sorte aos dois.

      Eliminar
  59. Boa tarde! Pois é realmente um processo doloroso...
    Quem foi à entrevista dia 8 e já fez psicotecnicos, já receberam mais informações?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  60. Olá! Adoro o teu blog, brevemente vou fazer os testes psicotécnicos... Fiz a entrevista de imagem e línguas na manhã de dia 8 de Abril. Sabes de alguns sites que dê para praticar o que vai sair nesse dia? É um grande sonho meu e há anos que luto por isto, quero mesmo ir super bem preparada! Beijo grande e safe flights <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada!

      Existem mais exercícios em inglês. Pesquise no google psychometric tests, diametric reasoning tests, Verbal Reasoning tests, Diagrammatic reasoning questions, por aí. Sopas de letras, testes psicotécnicos Detran, testes rorschach, teste de percepção espacial, testes de raciocínio lógico são exemplos dos que a TAP costuma colocar aos candidatos. São testes cronometrados mas que muitas vezes não conseguimos concluir. Não stress com isso. O importante é a conversa individual com a psicóloga. Beijinhos!

      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá! ;P Antes de mais nada os meus parabéns pelo blog.
      Tenho uma dúvida, Tirei um dente há pouco tempo....minha dúvida é se isso tem influência nos exames médicos, visto que irei fazer testes médicos na próxima semana?
      Muito obrigada, bjs

      Eliminar
  61. É possivel receber e-mails da TAP num sabado ou num domingo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bom, as entrevistas funcionam ao fim de semana, mas presumo que as comunicações dos RH só ocorram nos dias úteis. Em que fase ficou? Eu fiz os psicotécnicos mas não recebi resposta... Acho que fiquei pelo caminho...

      Eliminar
    2. Olá. É possível, sim. Seja como for, procure abstrair-se, pois pode demorar.

      Boa sorte aos dois.

      Eliminar
  62. Olá !! Também fiz o teste de imagens e línguas domingo à tarde e não recebi nenhuma resposta. Sei que algumas pessoas já foram contactadas, se for não apto recebemos o e-mail ou nem somos contactados? Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Tem que receber um email a dizer apto e que o convida para a fase de línguas ou não apto.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá, também fiz a primeira fase no dia 8 de Abril e disseram-me que passei. Entretanto como não me diziam nada enviei um e-mail e disseram-me que realmente fiquei APTA e que teria de aguardar pela chamada.
      O que me intriga é que pessoas que foram à entrevista depois de mim, já foram chamadas.
      É normal? Deverei enviar outro e-mail?

      Obrigada :)

      Eliminar
  63. Olá :) Quem já tem o medical report e o attestation, precisa de fazer os exames médicos à mesma? Beijooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sim, precisa de fazer tudo na mesma. O Attestation mantem e é emitido um novo Medical Report.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  64. Boa tarde.
    Parabéns pelo blogue.

    Pode dizer-me que critérios eles têm para passarem as pessoas da entrevista inicial para a de línguas? Tenho uma amiga que ficou como Nao Apta logo na de imagem, nao passando para a de Linguas e disseram que é por pontos. Pode explicar-me melhor?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada :)
      Não sei honestamente...
      Não sei como funciona a pontuação atribuída a cada candidato.
      Lamento pela sua amiga e espero que volte a tentar. Ela que tente ir o mais descontraída possível, bem vestida, cabelo arranjado, unhas cuidadas, quebtenha atenção ao discurso e postura...
      Beijinhos

      Eliminar
  65. Mais alguem aqui que tenha ido dia 7 e tenha ficado pela entrevista de imagem e que ainda nao tenha recebido nenhuma resposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Eu...mas ontem enviei-lhes um e-mail para saber qual é a minha situação, porque não recebi mais nada.

      Eliminar
    2. Eu enviei um email dia 12 e passado 3 dias enviei outro e nai obtive resposta. Tmb liguei para la e ninguem atende...e ando a recusar operaçoes grandes da minha companhia com receio de estar la fora e receber um email e depois nao consigo voltar... mas convinha que dissessem algo pois nao quero continuar a recusar trabalho baseando-me num email que nem sei se é positivo ou negativo

      Eliminar
    3. Compreendo a sua situação pois também já passei por isso. O ano passado grande parte das pessoas que entraram ficaram um ano à espera após diferentes fases do processo. Ficámos em bolsa e outros nem receberam essa informação. A espera pode ser longa, como tal o melhor é prosseguir com a sua vida na mesma.
      É o meu ponto de vista.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  66. Ola, eu tinha uma entrevista para dia 22, já estava a preparar-me e então recebi este Mail: “Após análise curricular informamos que se encontra hierarquizado(a) em bolsa, conforme previsto no Regulamento do Concurso.” E cancelaram a entrevista , alguém me sabe explicar porque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas era a tua primeira entrevista? Estavas em que fase?

      Eliminar
    2. woww, estou chocada que eles façam isso e avisem tão em cima da hora :O
      Eu também tenho entrevista dia 22, espero que não cancelem!

      Espero que sejas chamada muito em breve Vaa, visto que estás em bolsa a oportunidade continua :)

      Boa sorte!!
      Mariana

      Eliminar
    3. Muito obrigado!! E muito boa sorte!!

      Eliminar
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  68. Olá. Eu realizei os testes psicoténicos e recebi hoje email a dizer que fiquei em bolsa.ainda há esperança ou não vale a pena pensar mais nisso? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perca a esperança. Ainda está no processo.
      Fingers crossed. Tudo de bom.

      Eliminar
  69. Boa tarde, alguém que já foi aos testes médicos este ano sabe me dizer como ir vestido? Não sei se vou de fato ou formal mas normal. Obrigado e tenho amanhã de manhã os exames médicos.

    ResponderEliminar
  70. Alguem aqui que foi à entreviste de dia 4 de Fevereiro já foi notificado de alguma forma?
    Eu fui neste dia à 1º Fase (entrevista de imagem), fiz a pesagem, preenchi todos os documentos necessários e fui entrevistada por três recrutadores. Disseram-me no final iria receber um e-mail para ir lá fazer o exame de línguas. Até agora nada! :( Estou mesmo triste. Nem sim nem não. Apenas silêncio...
    Submeti nova candidatura espontanea no mês passado. Recebi um e-mail a informar que seriam eleminadas todas as candidaturas espontaneas. E caso ainda estivesse interessada para enviar nova candidatura para o concurso aberto que está agora a decorrer neste mês de Abril.
    Assim o fiz! Veremos...
    Aguém aqui na mesma situação que eu?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) eu não fui em Fevereiro mas sim em Abril e estou exactamente na mesma situação que tu. Submeti também nova candidatura mas não sei se será válida uma vez que já fomos a uma entrevista.
      Boa sorte :)

      Eliminar
    2. Eu fui dia 4 de fevreiro e estou aqui a toa ! Ja enviei email a questionar e nada!!!

      Eliminar
  71. Olá assistente de bordo. Já fiz a entrevista final. As perguntas incidiram essencialmente nas interiores, mas vá-se lá saber porquê, não tão confiante como de costume, mas creio que respondi às questões que me colocaram de forma clara. A minha questão é se "chumba" muita gente na entrevista final, se não vão ter em conta todo o desempenho durante o processo de recrutamento? Obrigado e bons voos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Por vezes também chumbam pessoas na entrevista final, por diversos motivos. Esperemos que não seja o seu caso. Os nervos fazem parte do processo, infelizmente, e nem sempre conseguimos controla-los bem.
      Aguarde pelo email para os médicos e pense positivo. Desejo-lhe muita sorte.
      Beijinhos e força! Confiança nos médicos e no curso 😉

      Eliminar
  72. Fórum

    Espaço dedicado à discussão de diversos temas sobre a profissão, recrutamento e dúvidas.
    Todos são bem-vindos, mesmo os nossos motoristas da marquise (pilotos) e técnicos do martelo (TMAs) ��

    Tópicos

    Dúvidas sobre a profissão
    Companhias Nacionais
    Companhias Internacionais
    Recrutamento
    Formação
    Outros

    Enviar a mensagem por email
    Dê a sua opinião!
    Partilhar no Twitter
    Partilhar no Facebook
    Partilhar no Pinterest

    5 comentários:

    Aida Sequeira19 de dezembro de 2017 às 14:52
    Gostaria de fazer uma questao, poderia-mos falar por email?

    Responder
    Respostas

    assistentedebordo11 de abril de 2018 às 22:32
    Olá. Desculpe a demora. Este comentário ficou retido pelo próprio blog na parte do lixo, sem motivo aparente.
    Qual é o seu email e quais são as suas dúvidas? Podem também ser as dúvidas de mais alguém.
    Beijinhos.

    Responder

    Anónimo11 de abril de 2018 às 15:21
    Olá,
    Pode por favor informar-me como são geralmente as escalas de serviço para assistentes de bordo? Trabalhamos oito horas por dia e temos dois dias de descanso como é o habitual ou trabalhamos menos devido à pressão a que estamos sujeitos. Já ouvi várias versões e gostava de saber uma opinião de quem realmente trabalha na área.
    E em relação às férias são à nossa escolha ou o número de dias tem de ser de acordo com época alta e baixa?

    Obrigado desde já e adoro o seu blog.

    Responder
    Respostas

    assistentedebordo11 de abril de 2018 às 22:38
    Olá. Obrigada :)
    As escalas são muito variáveis de companhia para companhia. Se o contrato for celebrado cá, temos direito a 2 dias por mês, como nas restantes áreas e a dois dias de folga por semana, mas podemos ter mais. O normal é cada pessoa escolher as datas preferenciais para férias, no entanto nesta área temos que abdicar por vezes de datas especiais e períodos habituais de férias. Lembre-se que quando mais as pessoas de áreas ditas normais necessitam de viajar é quando nós temos que trabalhar (meses de férias comuns e feriados, fins de semana). Espero ter ajudado. Beijo.

    Responder

    Anónimo18 de abril de 2018 às 15:15
    Olá, Eu já fui à primeira fase e disseram-me que passei :)
    Entretanto até hoje ainda não me disseram mais nada.

    Como estava a ficar preocupada, enviei um e-mail a questionar sobre a situação, o qual me responderam o seguinte :
    Bom dia,

    Informamos que ficou APTA nas provas que realizou. Terá que aguardar para ser chamada para avaliação psicológica.

    Não se inscreva no concurso, pois já está em processo seletivo.

    Contudo já passaram duas semanas após a primeira entrevista e ainda nada. Alguém que se encontre na mesma situação?

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) para que email enviaste a tua questão? porque estou na mesma situação e pensei que deveria enviar a candidatura para o concurso.
      obrigada !!

      Eliminar
    2. Bom dia! Também enviei no dia 16 para recrutamento@tap.pt e contínuo a espera de resposta. So fui á fase de imagem no dia 7. Entretanto inscrevi-me novamente no concurso aberto porque tinham enviado o e-mail a dizer que todas as espontâneas tinham sido eliminadas.

      Eliminar
    3. Olá! Enviei para recrutamento@tap.pt . Eles disseram para não me inscrever mais porque já me encontrava no processo de seleção porque já tinha ido à primeira fase.

      A mim responderam-me logo no próprio dia

      Eliminar
  73. Bom dia,

    Alguém foi a primeira entrevista de linguas, será que me podem dizer que perguntas fazem?

    Obrigado e boa sorte a todos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não existem perguntas tipo. Conte mais com uma conversa e tente não preparar nada (discursos feitos). As perguntas seguem o seu discurso.
      Não se preocupe muito com isso.
      Boa sorte 😉

      Eliminar
  74. Boa noite, eu enviei a minha candidatura na parte sinalizada pra concurso no dia 11 de Abril mas ainda não recebi nenhuma resposta...alguem na mesma situação? Acham que devia reenviar ou simplesmente aguardar? :(

    ResponderEliminar
  75. Bom dia a todos.

    Eu fui ontem à entrevista e foi bastante morosa. Cheguei ao edificio as 8:30h como haviam marcado, só começámos a ser chamados as 9/9:20h.
    Realmente, a balança deles tirou me 2kg, mas felizmente passei para a entrevista de imagem. Encaminharam nos para um auditorio e ficamos lá à espera... demorou omenso tempo, portanto, tomem um pequeno almoço reforçado e durmam bem, pois naquele auditório a fome aparece e o sono ainda mais.
    Chamavam grupos de 3 e 4 pessoas, e quando se começou a aproximar a hora de almoço deles (13h), começaram a chamar grupos de 8-9.
    Tive sorte, pois houve muitas pessoas que se foram embora devido à entrevista de línguas, que estava nesta altura, a ser feita juntamente com a de imagem.
    Fui chamado por tres recrutadores bacanos, simpáticos, acessíveis e afáveis.
    Fizeram-me a entrevista de imagem, línguas e assessment tudo na mesma. Pediram-me para voltar às 14h para a fase psicológica, isto já eram 13:10h.
    Quando voltei (14h), mandaram-me esperar numa sala onde fui chamado pela temível psicóloga (entrevista individual de psicologia). Todos me disseram que ela era terrível, mas sinceramente, foi muito simpática... falámos bastante de como as nossas gatas mandam nos nossos cães xD.
    A seguir foram os testes de avaliação psicologica, cansativos e não consegui acabar nenhum, chegou a uma altura em que já só via quadrados à frente, foram acho que 5 testes nos quais tinhamos 10min para fazer o que conseguíssemos de forma rápida e correcta.
    Após estes testes, veio a dinâmica de grupo que também correu bem (acho) - não me sobrepus a ninguém, mas não deixei de participar, claro.
    E agora estou à espera que me mandem e-mail a ver se passei ou não para ir fazer a entrevista final.

    O melhor mesmo é tentar criar empatia com os recrutadores, não estar nervoso sermos nós próprios (mas sempre com alguma postura claro).
    Levem todos os documentos, senão não passam sequer à entrevista de imagem.
    É, também, uma questão de sorte no que toca aos recrutadores que vão apanhar (que são 3).
    Realmente não vale a pena treinarem muitas respostas, pois estas são feitas de forma a continuar um discurso proviniente da nossa primeira resposta, há muitas possibilidades. Depende também se eles não embirram connosco ou não!

    Espero que corra tudo bem e boa sorte a todos!!!

    ResponderEliminar
  76. Ola boa tarde,
    Enviei o meu cv no dia 12/04 mais ainda não recebi nenhuma resposta. Posso enviar o cv de novo antes do dia 30?
    Obrigado e parabéns pelo blog esta top.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada!
      Julgo que se já enviou o melhor é aguardar.
      Boa sorte! ☺

      Eliminar