quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

TAP Air Portugal

594 comentários:

  1. Olá :)
    Gostaria de saber se vão fazer entrevistas iniciais ou se para esses cursos ja tem os candidatos escolhidos, visto que a tap tem feito entrevistas desde outubro..
    obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      As entrevistas estão a decorrer para as diversas fases do processo de recrutamento. Estão a reunir as pessoas ainda para Fevereiro.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Boa tarde, já enviei a candidatura na semana passada, e ainda só recebi um email de confirmação, nada de entrevista, nada de nada... não estava nada stressada até vir a este blog e descobrir que há pessoas que são logo chamadas dias depois de terem enviado a candidatura, alguém me consegue explicar quais são os critérios? ou supostamente eles chamam toda a gente para entrevista e só depois selecionam, se há pessoas que são selecionadas só porque sim, se quem é licenciado não tem tanta probabilidade de ser selecionado, ou por idade... não consigo perceber e agradecia que me explicassem.. por favor estou a entrar em pânico. è que na candidatura não há nada (a não ser o CV e as línguas) que possa ser eliminatório e eu falo espanhol, inglês, polaco e português e tenho licenciatura em relações internacionais... acho que preencho os mínimos digo eu não sei..

      Eliminar
    3. ah e lembrei me agora que na candidatura pedem o nº TAP alguém me explica o que é isso exatamente?

      Eliminar
    4. Olá. Número TAP é para quem já trabalha na TAP e que agora se quer candidatar a outro departamento, neste caso para o cargo de Assistente / Comissário de bordo. No seu caso, não coloca nada. :)

      Eliminar
    5. Enviou através do concurso aberto na opção 'Concursos' ou através de candidaturas espontâneas que estava disponível até há uma semana na opção 'Funções'? Reveja isso, pois se enviou através do último não surtiu efeito. Quando existe concurso aberto, tem que ser através do mesmo.
      Não se preocupe que acabarão por chamar. A TAP recebe milhares de CVs para esta posição, pelo que lhe sugiro que leia o processo de recrutamento da TAP, já aqui descrito no blog noutros posts.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    6. Muito obrigada pela atenção, vou esperar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Sabe se a TAP só valida as candidaturas espontâneas de candidatos que apenas tenham menos de 26 anos? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não. Têm entrado pessoas bem mais velhas que 26 anos para o curso. Esse limite já terminou há mais de um ano.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta! Bons voos! :)

      Eliminar
  3. Acabei de enviar o cv... fingers crossed

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, é possivel candidatar me tendo menos que 21 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. A idade mínima é de 21 anos. Julgo que é assim na maior parte das companhias. A Euro e a Hifly aceitavam pessoas a partir dos 18 anos mas não sei se ainda se mantem.

      Eliminar
  5. Boa tarde. Fiz a minha candidatura no início deste mês. Sabes me dizer quanto tempo é que demora mais ao menos para recebermos um email para a primeira entrevista? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. É muito variável. Pode esperar meses ou semanas. Ao enviar candidatura fica-se hierarquizado e é se chamado por ordem dessa lista. Poderá ter mais de mil candidatos à sua frente. Poderá tentar ligar para os recursos humanos para tentar saber, embora seja difícil o contacto com eles e a informação da sua posição. Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
    2. Muito obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  6. Boa noite, eu gostaria de saber se a tap tem algum tempo de carência no que diz respeito aos candidatos que não passam numa entrevista inicial..
    se um candidato nao passa na entrevista inicial/linguas pode voltar a concorrer de seguida e ser chamado?


    Obrigada e continue postado as novidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Supostamente teria que esperar pelo menos 6 meses ou 1 ano, mas isso não tem sido verificado ultimamente por parte da TAP... julgo que pelo elevado número de candidatos. Se não passou, envie na mesma candidatura espontânea. Muitos CVs têm demorado meses até serem chamados. Pode ser que tenha sorte.
      Não desista!

      Eliminar
  7. Boa noite, após a entrevista que se irá realizar amanhã, em média quanto tempo demorarei a saber se fui selecionada? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que tenha corrido bem. Respondendo à sua pergunta, é tudo variável. Eu fiz imagem e línguas num dia e psicotécnicos no dia seguinte e depois esperei um ano até voltar a ser chamada. Pode demorar horas, dias, semanas ou meses.
      Uma amiga ontem fez imagem e línguas e assim que saiu ligaram-lhe para ela ir fazer no próprio dia os psicotécnicos. Lá fez. Teve sorte.
      Pode ser que também tenha e que seja rápido.
      O truque é estar atento ao tom, ao email e não stressar. Prosseguir com a vida até ter uma resposta. Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  8. Boa Noite! Antes de mais, parabéns pelo blog, excelente trabalho!
    Tenho uma duvida que talvez consiga ajudar-me... Fui recentemente a uma entrevista da TAP (no passado dia 4 de Fevereiro), passei na fase da imagem, onde de seguida, fui chamada para uma entrevista individual com três recrutadores. No fim da entrevista, disseram-me para esperar lá fora que depois sería chamada para a entrevista de línguas. Nem 5 minutos esperei, quando uma das entrevistadoras chamou-me à parte e disse-me "por hoje está despachada. Vá para casa que depois nós enviamos e-mail para vir fazer o exame de línguas". Até hoje não recebi qualquer feedback...
    E agora assim vem a minha questão: acha que quando a resposta é negativa, os RH da TAP enviam logo e-mail a informar que não estamos aptos ou também demoram algum tempo a enviar tal mensagem? Será que ainda haverá esperança para mim?
    Mais uma vez, obrigada pelo excelente trabalho e por toda esta informação preciosa que deixa aqui para todos nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada...!
      Julgo que se lhe disseram que ia ser chamada para as línguas é porque o devem fazer. Normalmente quem não passa na fase de imagem - que é essa fase que descreveu que fez - eles dizem logo. Dizem o porquê muitas vezes, se acharam que estava nervosa, que roía as unhas, que o cabelo está grande, etc... Já ouvi inúmeras histórias ao longo dos anos e às vezes são cruéis. Após a medição e orrenchimento dos nossos dados, a entrevista de imagem é essa com o júri, que olham para tudo o que fazemos e analisam o que dizemos e como o dizemos.
      Às vezes podem ter tido a sala das entrevistas de línguas já cheia ou podem ter apenas disponibilidade noutro dia.
      Tem que esperar pela próxima fase e infelizmente não existe uma previsão de quando a irão chamar. Tem que ir vendo o email e tem que comtinuar a acreditar. Pode demorar muito ainda. Sei que é difícil. Também passei por isso.
      Beijinhos e boa sorte! Fico a torcer por si.

      Eliminar
    2. Boa Noite :)

      Muito obrigada pela atenção e pela resposta. Fiquei com outra esperança após ler o seu comentário. Já passou quase 1 mês desde o dia da entrevista. Esta espera é dolorosa, de facto...quando queremos tanto este lugar!
      Lembro-me que naquele dia ainda haviam muitos candidatos à espera para entrevista. Sei que a rapariga que estava à minha frente também recebeu a mesma resposta.
      Já revi vezes sem conta, o que disse naquele momento, à procura de algum erro da minha parte. Lembro-me que, no momento em que me perguntaram se falava inglês, eu respondi "não sou fluente, mas consigo manter uma conversa em inglês sem problemas", talvez tenha sido demasiado sincera, não sei. Digo que não sou fluente porque o meu nível é um B2. Consigo manter uma conversa mas não sou um C2, por exemplo.
      Acha que eu não deveria de ter dito isto desta forma? Será que para uma proxima deva mostrar mais confiança?
      Aquela entrevista foi bastante rapida. Quase não tive tempo de dizer que falo também espanhol e francês.
      Mais uma vez, obrigada pela atenção e pela força! :) Espero um dia podermos trabalhar juntas a bordo de um avião da melhor companhia, a TAP! :) Beijinhos!

      Eliminar
    3. Olá!
      Desculpe a demora...!
      Confiança é a característica mais importante para a TAP. Quanto ao inglês, julgo que deva ser sempre sincera... mas em aviação espera-se um bom (muito bom até, na minha opinião) nível de inglês. Irá ter que falar diariamente e em inúmeras situações. Existem manuais em inglês e termos técnicos que exigem um bom nível. Seja como for, quando for chamada para a de Línguas (esperemos), procure ir confiante e caso não perceba algo, seja sincera. Não transparecer que não tem um bom nível e uma conversa fluente, pois essa franqueza poderá ser tida como 'tenho um inglês básico'. Diga que está à vontade com o inglês e quando começarem a falar consigo, vai ver que não é assim tão difícil, que o que pedem não é nada do outro mundo.
      Espero vê-lá um dia também! Fingers crossed!

      Eliminar
    4. Olá ☺ mais uma vez, quero agradecer pela atenção. Ainda não disseram nada. Vou continuar a espera sempre na esperança. Obrigada!

      Eliminar
  9. Boa noite!

    Vou passar por um processo selectivo no próximo dia 21 de Março e agradecia que me esclarecesse algumas dúvidas, se possível. :)

    Em relação a aspectos estéticos, por exemplo, que cor de verniz devo/posso usar; relativamente ao cabelo, qual o penteado mais adequado (apanhado em coque, por ex.?); qual a maquilhagem mais adequada; usar brincos ou não; que tipo de mala.. Enfim, um conjunto de questões que parecem insignificantes, mas que sei que farão a diferença na apreciação geral da imagem e na possível selecção.

    Outra questão é relativa à prova de línguas. Pode dizer que tipo de questões são colocadas? O âmbito das temáticas? Será apenas uma conversa para avaliar o nível de fluência do discurso? Ou seja, pergunto se as temáticas serão já sobre conceitos específicos da aviação, ou se a abordagem passará mais pelo conhecimento do candidato, personalidade, comportamento, características, ambições/motivações...

    Conheci o seu blog hoje e aprecio muito que ele exista, bem como pessoas como você, disponíveis para ajudar. Muito obrigado!

    Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Clara! Muito obrigada...!
      Desculpe a demora; muitos voos.
      Quanto às suas dúvidas:

      - Verniz: Tons rosa, vermelhos ou branco. Unhas arranjadas e não podem estar compridas. Nada de peles roídas! Existe uma pessoa que olha especialmente para as mãos do candidato.
      - Cabelo cuidado, apanhado. Em rabo de cavalo ou coque. Escrevi no blog alguns penteados bem como dicas de entrevistas. Collants sem serem opacos, da cor da pele. Usar fato saia, por exemplo. Nada de decotes ou saias acima do joelho. Use brincos e relógio elegantes. Brincos pequenos e simétricos, como pérolas. Mala elegante clássica.
      - Se não tem experiência no sector, não deverão colocar questões sobre o mesmo mas sim sobre si. É uma conversa nas línguas que tem no seu CV. Nada de mais :)

      Desejo-lhe muita sorte e que corra tudo bem. Confiança, humildade e boa disposição.
      Beijinhos!


      Eliminar
  10. Boa noite!
    Na semana passada descobri que não passei a avaliação psicológica (dia em que fiz também os testes psicotécnicos e a actividade em grupo). Tem alguma dica para os testes psicotécnicos? Tenho a impressão de que foram esses testes que não correram bem..
    Gostaria de saber se existe um tempo mínimo para voltar a enviar uma candidatura espontânea ou se posso fazê-lo outra vez, de seguida. Será que eles contactam quando houver disponibilidade?

    Grata pela atenção! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Desculpe a demora.
      Lamento que não tenha passado. Não desista. É muito comum não passar neste recrutamento à primeira. Viver e aprender. Muitos que lá estão tentaram durante anos até ouvir um sim.
      Os testes escritos são mais de lógica e tem imensos na internets pesquisar em inglês. Como já os fez, já sabe mais ou menos o que lhe espera quando lá voltar.
      Os escritos devem ser feitos com calma, sem pressas pois o objetivo não é termina-los. Na fase de grupo não deixe de participar (sem ofuscar os outros). O mais importante é a entrevista individual, o criar empatia com a psicóloga. Aí há que ser sincero mas sempre pensando que irá trabalhar com o público, sob muito stress por vezes. Interessa-lhes ver que é uma pessoa afável, confiante, segura, que gosta de pessoas e que não está lá apenas para viajar.
      Vá enviando candidatura. Boa sorte...!

      Eliminar
    2. Boa tarde Anónimo,

      Como teve a confirmação de que não tinha passado? Enviaram email, contactaram ou disseram logo algo do género? É que fiz os meus e ainda não sei de nada e não sei se no caso de não ser chamado se me dizem alguma coisa.
      Muito obrigado.

      Cumprimentos,
      Paulo :)

      Eliminar
    3. Boa tarde Paulo!

      Fiz a avaliação, os testes e a actividade em grupo no dia 8 de Março e no dia seguinte recebi um email a informar que o resultado obtido não me permitiu continuar.

      Boa sorte! :)

      Eliminar
  11. Olá muito boa tarde ! :)
    Em primeiro lugar muitos parabéns pelo excelente trabalho que aqui desenvolveu. Pelo menos posso falar por mim e dizer que me ajudou em muito em tentar seguir o meu sonho.
    No passado fim-de-semana realizei todos os testes necessários, foi um fim de semana puxado mas valeu apena todo o esforço e dedicação. A última prova que realizei foi mesmo os testes psicotécnicos/Conversa com a psicóloga/Dinâmica de grupo.
    A minha pergunta é se eles costumam demorar muito a dar alguma novidade ? Esta esta é horrível. Ou se mesmo que a resposta seja negativa, eles enviam alguma coisa a dizer que não fomos aceites.
    Estou assim porque cheguei ate aqui mas sinto que me espalhei nos testes. Esta um pouco nervoso e deixei isso atrapalhar a minha concentração.
    E disseram me que como agora andam a precisar de muita gente os tempos de resposta tem sido mais curtos. Dai os meu nervos estarem a aumentar e a minha esperança a diminuir.

    Aguardo qualquer tipo de resposta.
    Muito obrigado e adorava que um dia partilhássemos o mesmo voo enquanto colegas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelas suas palavra!
      Se fez no passado fim-de-semana não deverá demorar até obter uma resposta. Hoje é só 3a feira :)
      Pensamento positivo até ao fim e até ao dia em que nos encontremos num voo TAP. Vou torcer por si PM. Keep in touch!

      Eliminar
  12. Boa noite, fiz este fim de semana o recrutamento e recebi email a dizer que fiquei numa bolsa e que assim que se justifique entram em contacto. Esta bolsa tem validade? Costumam demorar muito a chamar? Obrigada pela atenção :) parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!
      Não lhe sei dizer... comigo demorou. Fiz os psicotécnicos e esperei um ano até me chamarem para a final. Pode demorar.
      Esteja atenta sempre que um dia irão chamar. Boa sorte e que seja breve. Beijinhos

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Eu também fiz os testes o domingo passado (25-03-2018) e até agora não me disseram nada. Será que não fui seleccionado de todo? Eu não recebi nada a falar de ficar em bolsa.
      Confesso que estou a fanicar um pouco porque queria mesmo isto.
      Obrigado :)

      Cumprimentos,
      Paulo )

      Eliminar
    3. Eu também fiz psicotecnicos nesse dia e fui chamada no seguinte para entrevista final. Mas sei de outras pessoas que ainda nao tiveram contacto também. Ameu ver, se nao receberam email a dizer que estão excluídos, ainda deve haver esperança.

      Eliminar
  13. Eu fiz os psicotecnicos no dia 25/03 e, a 26/03fui logo chamada para ir, nesse mesmo dia, à entrevista final. Fui aos exames médicos dia 29/03 e, neste momento encontro-me a aguardar para saber se estou, ou não, apta a entrar numa turma. A espera de tudo, é o pior..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia,

      Consegue-me dizer que perguntas lhe fizeram em Inglês?
      Primeiro foi à entrevista de imagem, ou no mesmo dia, fez mais?

      Obrigada,

      Eliminar
    2. É verdade. A espera é mesmo o pior.
      Mantenha-se positiva. O pior desta longa fase de entrevistas já passou.
      Poderá ser chamada a ingressar uma turma sem ter ainda o resultado dos exames médicos.
      Boa sorte!

      Eliminar
    3. A entrevista final convite em que mais ou menos? Mera formalidade já sei, mas perguntam mais ou menos o que?

      Eliminar
    4. O porquê da TAP, da profissão, expectativas... por aí.

      Eliminar
    5. A sua disponibilidade também interessa nesta fase.

      Eliminar
  14. Fui chamada para a entrevista inicial, esta sexta feira. Dicas por favor. Para quem prosseguiu , o que é que acha que favoreceu? Para quem "falhou" o que acha que poderia ter feito melhor.
    Many thanks.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Só para perceber se existe algum critério de chamada em função da data da submissão da candidatura, podes dizer quando enviaste a tua candidatura?
      Obrigado!

      Eliminar
    2. Olá. Não cumprir com os requisitos de imagem é por norma algo comum, seja pelo que vestiu, pelo cabelo, tatuagens visíveis... Nervos também devem ser um dos frequentes impeditivos.
      Quem passa está aparentemente calmo, aparenta ser confiante e seguro de si mesmo e é simpático.
      Boa sorte para 6a e avise como foi a sua!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá. Finalmente em casa depois de um dia longo. A entrevista correu bem. Percebi a tempo que não valia a pena estar nervosa e tranquilizei-me logo.
      Quanto ao dress code, todos cumpriram, piercings. .. aconselho a tirarem, mesmo.
      Os recrutadores eram todos simpáticos por isso n vejo razão para ficar em stress.
      Bem, passei a entrevista de imagem e tive mais uma "conversa rápida com os recrutadores", saí de lá com um sentimento positivo.
      Agora fico a aguardar que me contactem.

      Boa sorte aos que vão amanhã.

      Eliminar
    4. Olá! Ainda bem que correu bem 😊
      Poderia ser mais concreto com a entrevista? Que tipo de perguntas colocaram? E em Inglês o que perguntaram?
      Obriaga 😊
      IM
      Insta: immachado

      Eliminar
    5. Na verdade foram perguntas generalizadas e cada uma em sequência com alguma resposta anterior minha. Acho que o verdadeiro segredo é estar descontraído, mostrar firmeza nas respostas, falar com calma e sermos nós próprios.
      Estou muito mais tranquila do que estive esta semana toda. Vou acreditar que serei chamada para a próxima fase. Dei o meu melhor é disso que tenho consciência.
      Com relação ao inglês, foi igual ao que descrevi acima. Tropecei um pouco mas mantive a confiança.
      Caso a sua entrevista seja amanhã, o melhor que tem a fazer agora é mesmo descontrair, dormir cedo e amanhã ir com garra.

      Eu vou tentar desligar por completo agora, apesar da imensa vontade que tenho de passar para a próxima fase. Acho que é o melhor.

      Boa sorte para todos nós.

      Eliminar
    6. Sabe me dizer quantas tempo durou no total? a que horas tinha a sua entrevista e a que horas terminou?
      obrigado

      Eliminar
  15. Olá. No meu caso, submeti a minha candidatura em Julho de 2017. Recebi o convite para entrevista hoje ( posterior a um email para confirmar se mantinha o meu interesse em participar no processo selectivo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta! Eu submeti em Setembro e já submeti este ano novamente, pode ser que ainda tenha alguma hipótese de me chamarem.
      Boa sorte!

      Eliminar
  16. Olá! Parabéns pelo teu Blog!! No final do ano passado algumas noticias deram conta que a TAP iria recrutar +- 500 tripulantes. Sabes se é mesmo assim? E sabes quantas turmas já fizeram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!
      O ano passado fizeram 12 turmas iniciais e umas quantas de conversão apenas (quem já tinha experiência). Este ano vai já na 8a ou 9a turma e vão continuar a recrutar. Vão recrutar no próximo fds (entrevistas iniciais). A máquina TAP não pára tão cedo.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigado pela tua atenção :)
      Começo a ficar um pouco desanimada porque o ano passado enviei candidatura três vezes e este ano também já enviei em Janeiro e em Fevereiro, e até agora nada...
      E com tantos tripulantes já admitidos, pelo menos pelo número de turmas que indicas, existirão ainda muitas vagas por preencher?

      Eliminar
    3. Olá. Sim, ainda existem muitas vagas. Não envie muitas vezes candidatura espontânea que o sistema pode reconhecer e vem para o final da tabela.
      Boa sorte

      Eliminar
    4. De fato já me tinha ocorrido que isso pudesse suceder. Resta-me aguardar.
      Mais uma vez obrigado!

      Eliminar
  17. Olá ! No ano passado, fiz a minha candidatura mas sem grande esperança porque já fiz 40 anos. Hoje fui seleccionada para a entrevista . No meu caso, gostaria de sinceridade, vale a pena ir á entrevista?
    Adorei o seu Blog !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada!
      Claro que vale a pena ir!
      Muitos entraram já passavam dos 30 e 40 e alguns sem experiência na área. Não desista! Vá, por favor.
      Muito boa sorte! Beijinhos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Fui selecionada para uma entrevista esta semana, mais alguém ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fui para este sábado.

      Eliminar
    2. Sim, também eu.

      Eliminar
    3. Também eu fui selecionado para uma entrevista para este sábado!

      Eliminar
    4. Eu fui para as 9h00.
      Sou do Porto também mas moro em Lisboa.
      Insta taniardias4

      Eliminar
    5. Eu Fui também para as 9h00.
      Sou de Lisboa.
      Insta: raphaelsilva1994

      Eliminar
    6. Eu fui para as 14.45.
      A que horas acham que terminará o assessment day?
      Insta: _rodrigomiguel_

      Eliminar
    7. Ninguém para as 14h30?
      Insta:inesmmachado

      Eliminar
    8. Estou para as 14h45.
      Qualquer coisa, instagram: patriciadlopes

      Eliminar
  20. Vão fazer algum tipo de preparação? Algum de vós é do Porto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não sei muito bem no que me preparar.

      Eliminar
    2. Eu também fui para sábado!
      Se alguém quiser marcar algo na sexta-feira por Lisboa, é só dizer 😊

      Eliminar
    3. Eu sou do Porto, mas só irei no sábado de manhã. Espero chegar a horas eheh

      Eliminar
  21. Eu fui chamada para domingo!!! Agora estou em pânico porque vai tudo no sábado e eu vou sozinha !! xD
    Ps: Estou cheia de medo que chegue lá e me digam que nao sou bonita o suficiente para a TAP.. eles tem um bocado a fama de so chamar top models .. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não é bem verdade... a imagem é importante mas não é tudo (veja como se vestir para ir à entrevista num post que escrevi já há uns meses e cumpra com o que vem exigido no email que recebeu). Seja simpática e atenciosa, crie empatia dessa forma com os entrevistadores, seja confiante e procure mostrar que é uma pessoa segura de si mesma - é a característica mais importante que procuram. Nada de nervos nem ideias derrotistas pré concebidas.
      Boa sorte!

      Eliminar
  22. Boa Tarde,

    Antes demais obrigado pelo seu blog, tem sido muito útil para quem amava fazer de assistente de bordo a sua profissão.
    Tenho entrevista no próximo Sábado, e estou uma pilha de nervos porque tenho 36 anos e já concorri uma vez e chumbei, no entanto apesar de querer muito e ter andado nos últimos dias a fechar a boca não sou de perder peso facilmente e estou com um kilo a mais ficando no limite da tabela IMC. É logo motivo de reprovação certo? Gostava de ter a sua opinião.
    Gostava de fazer uma sugestão mas não sei se as regras da aviação o permitem que é falar um pouco sobre a vossa rotina a bordo e os termos usados que desconhecemos.

    Obrigado,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigada! Irei fazer um post com as suas dicas. Em relação a termos, apenas fiz um acerca dos termos usados para descrever a profissão.
      Quanto ao IMC ele é de facto muito importante para a TAP. Se está dentro do nível normal não deverá ter problema. Não quero que passe fome até sábado e quero que saiba que nem todas as pessoas que entram são magras. Ser saudável é muito importante, tal como ser simpática, carismática, confiante. Arranje-se bem sem ser excessiva (já fiz uns posts sobre entrevistas e imagem, caso a ajude).
      Desejo-lhe que corra bem e quem sabe um dia voaremos juntas. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  23. Boa Noite! Muita sorte para todos desde já!
    Recebi o primeiro e-mail para confirmar que mantinha interesse em entrar em processo de seleção dia 12/3 mas ainda não recebi e-mail para a primeira entrevista, chamam sempre para entrevista após o primeiro e-mail?

    Outra questão: Só tenho 22 anos e sou Enfermeira, isto é impeditivo de alguma coisa?

    Muito Obrigado, Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês. Vão chamar.
      Ser enfermeira é uma mais valia nesta área. Não deixe de falar nisso. Existem muitos enfermeiros a trabalhar em aviação. Ter 22 é algo também bom. Tem tudo a seu favor. Boa sorte! Beijinhos!

      Eliminar
  24. Tenho uma questão: no email advertem para a utilização de saia ate aos joelhos, sapatos e meia cor da pele. A camisa/blusa tem necessariamente de ser branca? Eu tenho uma blusa cinzenta clarinha que acho que é elegante e simples e fixa bem com o conjunto.. mas é algo negativo?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Se acha que fica bem com o conjunto e que está formal na mesma, não há problema. A blusa não tem que ser branca. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  25. Bom dia a todos,

    Felizmente realizei ontem a minha entrevista com o júri e já recebi a confirmação de que estou "apto" e mandaram me ir na terça dia 10/4 Fazer exames as 08h. Mais alguém?

    A maior sorte a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola PM , podia nos dizer mais ou menos como sao as perguntas na entrevista , principalmente a parte do ingles, as etapas que se passa. Boa Sorte

      Eliminar
    2. Olá PM, também fiz à entrevista de dia 6.
      Correu bem a meu ver mas ainda não recebi nada. Fico feliz que já lhe tenham contactado.
      Diga-me uma coisa. Recebeu a informação por email ou telefonema?

      Obrigada e até já.

      Eliminar
    3. PM, quando foi a primeira entrevista ? Fiz dia 5 peso e medida, entrevista e línguas e ainda aguardo email..

      Eliminar
  26. Que processos realizou? Entrevista de imagem e prova de línguas? Os exames que vai fazer são exames médicos? Boa sortr! Obrigada

    Instagram: hsantos14

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Eu também tive entrevista nesta semana passada, ontem dia 6. A minha candidatura foi feita há possivelmente 2 ou 3 anos e esta foi a primeira vez que me contactaram.

    A primeira fase é realmente importante e motivo de exclusão para uma série de pessoas. Muitos candidatos são excluídos pela altura ou peso (abaixo ou acima). Na altura houve pessoas que por um ou dois centímetros não passaram e no peso idem. Eu ia sendo excluído nesta fase. Medi 1,81m e pesei 85kg, fazendo as contas o meu IMC é 25.9 kg/m2 quando o limite normal é 24.9 kg/m2 e disseram-me logo que não podia engordar nem mais um kg. Nesta fase eles não ligam nada ao aspecto físico, apenas interessa a altura, o peso e respectivo IMC. Por exemplo rapazes que andem no ginásio e tenham peso acima por causa dos músculos, são excluídos à mesma. Raparigas muito magras a mesma coisa.

    A entrevista inicial é bastante curta e no meu caso a primeira pergunta para iniciar a conversa foi o que me trazia ali. Falei do meu percurso profissional e depois perguntaram-me que línguas falava. Penso que aqui escorreguei um bocado. Tenho a desvantagem de não falar mais nenhuma língua para além de português e inglês. Disse que o meu inglês precisava de prática pois na minha vida e atividade profissional não tenho oportunidades de praticar. Perguntaram se era fluente e que era factor obrigatório, disse que sim e que quando trabalhei num callcenter havia um grupo de 5 ou 6 pessoas que assumiam as chamadas em inglês e eu era uma dessas pessoas. Mas penso que ficaram logo de pé atrás com a minha resposta, disseram que entravam em contacto mais tarde por email.

    Houve pessoas antes de mim que depois desta entrevista inicial foram logo à de línguas e comigo isso não aconteceu. Ainda havia umas 20 pessoas por entrevistar e eles disseram que só faziam entrevistas até às 16h30. Eram 15h45 quando saí da entrevista de imagem. Pelos vistos existe um colega que foi no mesmo dia que eu e comentou acima que já foi chamado novamente. Provavelmente terei sido ultrapassado em termos de prioridade por pessoas com melhor perfil que eu.

    Fica aqui a minha experiência para quem estiver interessado e boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Tenho a certeza que será útil para mais interessados.
      Boa sorte. Nada está perdido!

      Eliminar
  29. Posso partilhar claro. É aliás bastante semelhante a do anónimo.

    Recebi o dito email a perguntar se ainda estava interessado numa entrevista na TAP, no dia 12/3/2018. Eu respondi de imediato que sim e marcaram me a primeira fase para dia 24/3.
    Nesse dia fui as 09:15 e mandaram-nos entrar numa sala, entregar os documentos que nos foram pedidos e preencher uma folha. Aí nessa mesma sala somos pesados e medidos. Realmente quem não tem 1.60 ou que não se encontre nos níveis de IMC normais é logo posto de fora. Depois ficamos a aguardar sermos chamados para uma primeira entrevista. Aqui fazem as típicas perguntar, porque queremos está profissão, porque a TAP e sobre a minha experiência profissional. Depois o resto da conversa segue consoante as respostas que dei. Dai disseram me para aguardar na sala novamente porque queriam que fizesse já as de línguas (mas nem todos ficaram para as línguas, alguns foram mandados para casa e voltaram outro dia para fazer a prova). Fui então realizar a de línguas, foi super rápido, entrei tinha 3 senhoras e um senhor fizeram bastantes perguntas sobre o porquê de querer ser comissário de bordo, o que é que o meu emprego actual poderia ajudar nesta nova etapa. Depois perguntaram que línguas fala e eu apenas falo português e inglês ( Nunca digam que "arranham" em alguma lingua. Ou falam ou nao, eles não gostam quando dizem isso. Uma rapariga lá disse isso e ia sendo engolida xD). Depois uma senhora começou o mesmo gênero de perguntas mas em inglês e nisto começaram a fazer perguntas em inglês e português ao mesmo tempo. Ao terminar disseram que entravam em contato caso fosse selecionado ( nesta tbm houve quem ficasse logo para fazer os testes psicotécnicos no próprio dia, que não foi o meu caso).
    Mal sai de lá, Ainda nem ao metro tinha chegado já me estavam a ligar a dizer para realizar os psicotécnicos no dia seguinte as 14h.

    No dia seguinte lá fui e realizei as 3 provas.
    1a foi a conversa com a psicóloga: é super tranquila, fez me perguntas da minha vida pessoal, mas sempre como se fosse uma conversa informal. Claro que temos de pensar e medir sempre o que estamos a dizer porque qualquer palavra em falso pode ser interpretado da forma que lhes agradar mais, cuido!
    2a os testes psicotécnicos, fizemos uns 6 ou 7 não me recordo bem ( tem vários na internet se quiserem ter uma ideia).
    3 a dinâmica de grupo: eles deram um caso e nos tínhamos de discutir em grupo e chegar a um consenso e só depois e que podíamos terminar. O importante é não tentar sobrepor-nos a ninguém ou ficar calado sem dizer uma palavra, tem de haver um lado qb.
    Voltaram a dizer que contactavam se tivessem novidades e só 10 dias depois me chamaram (06/04).

    A entrevista final e super rápida e sais de lá sem perceber como correu porque são mais ou menos as mesmas perguntas mas agora já sente aquela pressão por ser á última.

    Pronto tudo isto foi como vivi/interpretei toda está fantástica experiência.
    Recebi a resposta que estava apto é para ir realizar os exames médicos no mesmo dia da entrevista de júri.

    Se alguém for fazer os exames no dia 10/4 vemo-nos lá.

    A maior sorte a todos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu testemunho! E desejo-lhe muita sorte até ao final. Nada de piercings em nenhuma parte do corpo. Cuidado também com as tatuagens.
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. PM, quais foram os testes psicotécnicos que foram aplicados?
      É que existem imensos...
      Obrigada,
      IM

      Eliminar
  30. As tatuagens sao problema? Mesmo que em partes do corpo tapadas pelo uniforme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com o que julga serem as partes tapadas pelo uniforme. Se tiver abaixo dos ombros, pernas ou pés poderá ser um problema. Boa sorte

      Eliminar
  31. De todas as vezes que as pessoas são chamadas é para ir vestido de acordo com o primeiro dia??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sim, sempre em todas as fases e até em cada dia do curso. Beijinhos

      Eliminar
  32. Olá, antes de mais muitos parabéns pelo seu blog è bastante útil.

    Eu fui hoje à entrevista, antes disso passamos pelo processo de medição de altura e peso. De seguida aguardamos numa sala e depois seguimos para entrevista individual.

    Não me foi pedido para falar em outras línguas.

    Apenas me foi dito que enviaram a resposta por email. Será alarmante?

    Melhores cumprimentos e mais uma vez parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Não julgo que seja alarmante. Pensamento positivo e confiança. Espero que receba o email 'apto' e que passe à próxima fase rapidamente. Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  33. De nada, obrigado nós por este fantástico blog onde podemos partilhar as nossas experiências, medos e duvidas. Em relação as tatuagens eu tenho no antebraço e fui bastante honeste com as duas senhoras logo na fase de passagem que é onde perguntam se temos tattos ou piercings. E disse que tinha e a senhora fez uma cara de que eu nao ia poder continuar e eu argumentei que com o uniforme de manga comprida nao se ia ver nada da mesma forma que nao se viam como eu estava naquele dia. Ate que ela foi chamar uma superior que chegou e me voltou a perguntar se era mesmo que queria, se queria continuar a fase de entrevistas e se estava ciente que ia ter de fazer voos para países com 42 graus de camisa de manga comprida? Eu disse sempre que sim e que isto era uma escolha minha e que estava cinte dela. Assim continuei o meu processo mas vi a minha vida a andar para trás XD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, durante o processo depois da entrevista convém ir de fato e gravata?

      Eliminar
    2. Últimos Anónimo, sempre de fato! Em todas as fases e até para cada dia do curso.

      Eliminar
    3. PM, muito obrigada! Fico feliz que tenha conseguido contornar esse 'problema' e desejo-lhe muita sorte até ao final! Força!

      Eliminar
    4. Obrigado pelo esclarecimento. Sem o sei blog acredito que teria sido muito mais difícil.

      Melhores cumprimentos e bons voos.

      Eliminar
  34. Boa noite,

    Fui à entrevista ontem, dia 7/4 pelas 8:30, e correu como descrito anteriormente. A minha entrevista, bem como da grande maioria das pessoas, apenas decorreu em português ficando no fim a aguardar um e-mail de confirmação. Depois desta fase ficaram algumas dúvidas às quais não consigo encontrar resposta. Quem, como eu, fica a aguardar o e-mail de confirmação pode ainda ter esperança ou o facto de não ter sido entrevistado em inglês pode ser mau sinal? E caso ainda haja esperança, qual o critério utilizada para que uns sigam imediatamente para uma segunda fase e os outros tenham que aguardar? Quem passa por isto sai com a sensação de que as coisas não correram bem mas não consegue identificar onde falhou?

    Cumprimentos
    RM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem passa por isto sai com a sensação de que as coisas não correram bem mas não consegue identificar onde falhou.
      RM

      Eliminar
    2. Boa noite, fui a entrevista hoje e também fiquei com a mesma sensação. Mas nada está perdido até chegar o email. Pensamento positivo.

      Eliminar
    3. Olá. A verdade é que cada candidato é agrupado por pontos. Uns que passam à frente poderão ter ficado melhor colocados no processo. Seja como for nada está perdido. Podem é demorar mais a chamar ou serem agrupados e hierarquizados em bolsa.
      Boa sorte a ambos. Não desistam.

      Eliminar
  35. Bom dia à todos,

    Aos que foram à entrevista inicial dia 6.

    Já foram contactados para passar à fase seguinte. Qdo isso acontecer podem partilhar aqui?

    Obrigado e boa sorte.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia, quem foi às entrevistas no dia 7 de Abril de manhã e fez a entrevista inicial, de línguas e psicotecnicos (da parte da tarde) no mesmo dia já foi contactado por qualquer via de comunicação? Poderiam partilhar? Obrigado 😊

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde,tive a entrevista inicia,línguas e psicotécnicos no dia 24/03,tive a final no dia 08/04 e tenho amanhã os exames médicos,alguém me sabe dizer normalmente quanto tempo demoram? Já vi pessoas a dizerem que pode ser o dia todo,será verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anonimo tbm vou amanha fazer os exames médicos.

      Eliminar
    2. Olá. Pode ser uma manhã ou o dia todo. São muitos exames e o hospital ainda tem bastante movimento. Cheguem cedo e dirijam-se ao piso de cima, à direita e falem com as secretárias para dar inicio ao processo PNC.
      Boa sorte. Nada de piercings.

      Eliminar
  38. Procurei pelo blog mas não encontrei nada que faça referência ao salário na TAP. Se possível, poderia dizer-me qual o salário na TAP para as assistentes/comissários?
    Obrigado pela atenção, safe flights!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o valor que mencionou e sobre e com os descontos? Ou seja o liquido ou são esses valores brutos?

      Eliminar
    2. É o que ganha já com os descontos feitos (valores são variáveis, tal como referi).

      Eliminar
  39. Boa noite,

    Amanha irei realzar os exames médicos, é preciso ir de facto e gravata na mesma ??
    Eles geralmente avisa com algum tempo antes que vamos começar o curso?? É que eu estou a trabalhar no momento e terei de me despedir porque não vai dar para conciliar certamente. Como costumam ser os horários?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre de fato. Sempre formal exceto em alguns dias do curso.
      Horário poderá ser diurno ou noturno (9:00-18:00; 14:00-22:00). Almoço ou jantar pago no refeitório TAP. Não irá conseguir conciliar com nada pois poderá ter aulas em alguns fins de semana.
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. E qual e a remuneração durante esse período de formação?

      Eliminar
    3. Não tem. Já é uma sorte não ter que pagar mais de 2000€ à TAP pelo curso. Não se esqueça que é uma formação e nada está garantido.

      Eliminar
    4. Não referem para ir de saia neste e-mail,as senhoras podem ir de calças formais e camisa ou saia na mesma?

      Eliminar
    5. Se alguém me conseguir responder agradeço muito!

      Eliminar
  40. Bem, compreendo o facto de ser uma formação e cursos equivalentes vão sempre para próximo dos 2000 euros, mas são 3 meses que uma pessoa não tem fonte de rendimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Todos passámos por isso. Faz parte do processo em aviação.

      Eliminar
  41. Ola bom dia , desde já parabéns por este blog ! Top👌🏻.
    Eu também fui a entrevista dia 7/04, passei IMC e depois foi dirigida a entrevista de imagem, que durou muito pouco tempo... eu actualmente estou a trabalhar para outra companhia aérea e tenho o certificado medical cabin crew aprovado por EASA . Na entrevista ficou dito que falo inglês , francês , espanhol e claro o português. Não fui redirecionada para a entrevista de línguas e disseram me que me contactariam por e-mail . Ainda posso vir a ter oportunidade? E visto ter o certificado válido , necessito de passar outra vez os exames ou posso ser dispensada dessa fase (para saber se ainda posso ter esperança visto que os exames estão a decorrer).
    Obrigado 😌

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada :)
      Pensamento positivo! Exames médicos são para repetir e irá provavelmente fazer novos que não eram exigidos pela sua atual companhia. Irá receber também um novo certificado emitido pela UCS. Fiz um post acerca dos exames médicos exigidos.
      Boa sorte e não desista.

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta ! Continuo à espera mas não vou desistir 😌

      Eliminar
  42. Olá,

    Acabo de receber um email da TAP a informar que após a entrevista de imagem e línguas não estou apta para prosseguir no prosseguir. Apesar de estar ligeiramente triste com a notícia, queria deixar aqui um grande abraço de encorajamento para todos os que ainda estão na corrida. Espero que consigam e que vos veja em muitos voos :) !!!

    À autora do blog!!! Uma vez mais, muitos parabéns, o seu Blog é de facto fantástico! Ajudou-me imenso com toda a informação que partilha connosco. Muitos beijinhos e por favor continue.

    Bem, vou ali ver o status de outros projectos que tenho em mão ;).

    Pensamento positivo e boa disposição. Sempre! !!

    Xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Em que dia foi à entrevista?

      RM

      Eliminar
    2. Olá. Obrigada pelo seu testemunho e espirito positivo. Gostei muito de como encarou este processo e espero que não desista. A vida é feita destes momentos também.
      Tenho a certeza que se se mantiver positiva tudo correrá da melhor forma.
      Obrigada eu. Muitos beijinhos! Tudo de bom para si!

      Eliminar
  43. Olá e parabéns pelo blog.
    Fui chamada para a entrevista final na próxima sexta feira. Alguém me pode ajudar e dizer no que consiste esta entrevista?
    Obrigada e boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, também fui chamado para entrevista final na 6 feira. Pelo que li é uma entrevista parecida com a primeira para certificar que não houve nenhum engano nas fases de recrutamento. Fico na dúvida é se será só em português ou em inglês também.

      Eliminar
    2. É uma formalidade, uma conversa. Boa sorte a ambos.

      Eliminar
  44. Boa tarde, também fui chamado para entrevista final na 6 feira. Pelo que li é uma entrevista parecida com a primeira para certificar que não houve nenhum engano nas fases de recrutamento. Fico na dúvida é se será só em português ou em inglês também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Normalmente é só em português. É uma formalidade. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    2. Obrigado e parabéns pelo Blog :)

      Eliminar
  45. Boa tarde
    Pretendia saber quanto tempo demora a formação de assistente de bordo da Tap depois de ser aceite ?

    ResponderEliminar
  46. Depois de fazer a formação tem automaticamente contrato de trabalho com a Tap ou pode vir a nao
    ser chamado para trabalhar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que passar tudo e depois assina o contrato com a TAP.
      Não fazia sentido investirem em nós e não começarmos logo a trabalhar 😉
      Boa sorte! Que corra tudo bem.

      Eliminar
  47. Olá, muito boa tarde.

    Antes de mais muitos parabéns pelo blog, de facto ajuda bastante com dúvidas e medos que todos temos nesta fase inicial.

    Tive a minha primeira entrevista no domingo (8 de abril), passei na imagem (refiro-me ao peso e altura), quando fui chamada para a segunda entrevista fizeram-me perguntas em português e numa fração de segundos fizeram-me perguntas em inglês e espanhol.

    Estava nervosa na entrivista e assim o disse, era notável, mas refiri que era algo mesmo muito importante para mim, um sonho que queria muito que se torna-se real ( a resposta dos jurados: que era normal e que não tinha problema).
    Porém, estou um pouco anciosa, continuo à espera do dito email.
    Será que é algo alarmante e não me venham a chamar para a proxima fase (os psicotecnicos)?

    No processo de seleção, há testes escritos de línguas?

    Muito obrigada pela sua atenção :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada!
      Não existem testes escritos de línguas.
      Não sei se será algo alarmante... terá que esperar pelo resultado final (email) e pensar o melhor. Os nervos são algo comum neste processo mas temos que os saber controlar. Desejo-lhe muita sorte, que corra tudo bem e que não desista, seja qual for o resultado.
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Por curiosidade, essa primeira entrevista ainda foi porque enviou candidatura espontânea?

      Boa sorte :)

      Eliminar
    3. Olá, relativamente às línguas, que tipo de perguntas é que fizeram? E foram muitas? Foi sempre assim até ao fim ou depois de acharem que já tinham avaliado o suficiente, passaram a português? E é muita gente no teste de línguas? É aquele do mock up?
      Desculpe tanta pergunta.

      Muita sorte e obrigado

      Eliminar
  48. Alguém que já tenha enviado candidatura através do concurso e já tenha sido chamado?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  49. Não sei se é uma pergunta um bocado parva mas:
    A partir de quanto tempo depois de ser excluídos do processo de recrutamento nos podemos voltar a inscrever?
    Fui excluída por causa de uma tatuagem que já estou a remover e visto que a TAP até pode demorar algum tempo a chamar, gostava de saber se posso mandar já a candidatura ou espero mesmo pela remoção total da tatuagem. O problema e que nessa altura pode ja nao haver concurso aberto..

    Obrigada!

    Fantástico blog!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai demorar muito tempo a remover? Tente enviar mesmo no fim do concurso. Eu acho que para PNC não há um tempo definido. Nos requisitos de PNC não diz, enquanto que no de pilotos já diz. A gestora do blog deverá saber responder melhor.

      Eliminar
    2. Olá às duas. Soube através aqui do blog através de um testemunho de há dias que eles exigem que se espere um ano. Quando se preenchem os dados iniciais aquando da medição e peso, uma das perguntas foi quando concorreu. Depois eles vão verificar no sistema quando foi realmente e em que fase ficou excluído. Avisam logo que não pode prosseguir para a entrevista de imagem sequer.

      Eliminar
  50. Cerca de 1 ano :/ mas da última vez que me candidatei demoraram 9 meses a chamar-me , por isso e que digo se deva tentar..
    Nos requesitos nao diz o temo definido de qué? Desculpe nao percebi..

    Obrigada pela resposta!

    ResponderEliminar
  51. Boa noite,

    Blog top ajuda muitos, e espero que vá correr bem a todos

    Sabe me dizer se os homens é aconselhável ir sem barba nenhuma??

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Barba feita ou então se tiver uma barba bonita, aparada, consistente e com bom ar :) Fiz um post acerca disso. Barba de três dias, que não seja uniforme, que não tenha bom aspeto, não é aceitável. O melhor é que esteja desfeita.
      Boa sorte!

      Eliminar
  52. Boa noite, fui hoje à entrevista final e dao muita importância à imagem. Eu sempre tive barba mas curta e para ir às entrevistas faço sempre no próprio dia...
    Hoje perguntaram me quando tinha feito a barba e se tinha feito à gilette ou à maquina... eu faço sempre a gilete mas houve quem tivesse barba mas muito bem aparada e feita. portanto penso que fica ao seu critério.

    ResponderEliminar
  53. Boa tarde,

    Antes de mais e mencionando o mesmo que outras pessoas, parabéns pelo fantástico trabalho com o blog e obrigado por todas as vossas partilhas Não sei se conseguirá me responder a esta pergunta, no entanto gostaria de saber que existe qualquer tipo de problema com cicatrizes. Particularizando a situação, tenho uma cicatriz de meio centímetro abaixo da zona do joelho. A cicatriz não é muita chamativa e penso que só olhando ao pormenor é que se nota. Tenho conhecimento que outras companhias, como a Emirates, são extremamente rigorosas a nível disso, não tenho a certeza se a TAP segue a mesma política. Espero que me possa responder a esta pergunta. Obrigado! :)

    Boa sorte a todos!

    NJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não me parece que seja um problema. Concorra neste concurso aberto e boa sorte! Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  54. Bom dia.
    Eu mandei a candidatura na 4f dia 11 e recebi e mail para entrevista logo na 6f dia 13. Fui chamada para sábado dia 21 as 8h30.
    Respondi para lá a confirmar presença, mas não recebi nada de volta. Não sei se deveria ter recebido resposta.

    Mais alguém vai sábado?

    Beijinhos Sara!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou no domingo pela mesma hora. Também esperei muito pouco entre o envio e o e-mail de chamada.

      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Eu também vou Domingo às 8h30.
      E também não recebi nenhum email de resposta à minha confirmação, mas acho que seja normal!

      Boa sorte a todos,
      Mariana

      Eliminar
    3. Por curiosidade, os vossos e-mails de chamada são referentes a candidaturas espontâneas ou concurso? Eu digo isto porque enviei candidatura espontânea e responderam automaticamente que devia submeter através de concurso pois todas as espontâneas iriam ser eliminadas. A semana passada (sexta feira) recebi o e-mail e lá dizia "Em sequência da sua candidatura espontânea". Ou seja, acabaram por me chamar através da espontânea e não do concurso (que também acabei por submeter).

      Boa sorte a todos.

      Eliminar
    4. Olá! Aconteceu-me exactamente o mesmo. Mas suponho que seja normal pq no primeiro E mail que recebi dizia que a minha candidatura espontânea tinha sido anulada, e no seguinte e mail (que recebi dia 13) dizia para confirmar a presença e exactamente com esse discurso.

      Nao ha ninguém que vá dia 21?

      Boa sorte a todos! Sara

      Eliminar
    5. Olá! Só submeti candidatura por concurso no dia 11 e ainda não fui chamada, acham que deva submeter também candidatura espontânea? Uma vez que no caso da Sara, o e-mail a dar resposta referia a candidatura espontânea e não o concurso??

      Muito obrigada! Beijinhos
      MF

      Eliminar
  55. Olá :) não respondem de volta. Boa sorte !

    ResponderEliminar
  56. Olá, eu também tenho a primeira entrevista dia 22 pelas 8h30.
    A minha questão prende-se com uma pequena tatuagem que tenho de lado um bocado acima do pé, mas disfarçada com base e com a meia não fica muito visível. No entanto, penso que temos de ser sinceros e dizer que temos, mas que pode ser disfarçado.
    Visto que não sou de Lisboa e pelo que vi há pessoas a serem chamadas no dia seguinte para completar testes, será melhor ficar pelo menos até segunda-feira? Penso que eles também têm de ter em consideração que nem todas as pessoas residem em Lisboa. Outra questão, os testes psicotécnicos são em Português ou Inglês?

    Obrigada e "break a leg" ahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Os psicotécnicos são em português. Boa sorte :)

      Eliminar
    2. Olá. Não sei como deva fazer. Compreendo que não seja daqui mas não lhe sei dizer quanto tempo demorarão a chamá-la para a próxima fase. Tatuagens visíveis não são aceites, pelo que ou remove ou tem que a disfarçar diariamente. Irá despir-se nos exames médicos por duas vezes pelo que dificilmente lhes escapa...
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  57. Sinceramente, eles mal entras para a sala onde preenches os teus dados perguntam um a um as tatuagens que tem, visiveis e não visíveis para terem a certeza que o que tu consideras nao visível para eles é aceitável..

    ResponderEliminar
  58. Olá assistentedebordo. Relativamente aos psicotécnicos (conversa com a psicóloga, dinâmica de grupo e teste escrito) qual dos 3 tem mais peso? E se por exemplo o teste escrito não tenha corrido como esperado se estamos automaticamente não aptos ou se eles vão ter em conta as outras 2 componentes? Trata-se de uma avaliação conjunta ou em separado? Obrigado e bons voos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não estou por dentro das pontuações e critérios exatos de admissão. Julgo que são todos importantes mas talvez a avaliação individual seja a que determina, a que melhor analisa o candidato.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  59. Boa noite,

    Fui chamado pela TAP para a entrevista inicial de imagem e entrevista de acordo com cabin crew assessment. Tenho que lá estar ás 08:30h, tenho andado nervoso, mas não sei que aquilo é o tal bicho de sete cabeças que dizem ser.
    Será que alguém me pode sizer em que é que consistem as perguntas e quais as atividades que se fazem nesse dia? É cada uma por fases?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Veja o post TAP e as suas fases de recrutamento. Leia alguns dos comentários e cumpra com os requisitos pedidos no email. Tente descontrair e não tente saber de mais, que no fundo não importa nada e só o deixa mais ansioso. Vá confiante e bem disposto.
      Boa sorte e força.

      Eliminar
    2. Obrigado. E já agora parabéns pelo blog, ajuda imenso a acalmar os nervos, responder a várias questões que temos e tudo mais. Espero que o meu processo seja rápido, vamos ver! #confiante ☺️

      Eliminar
  60. Umas pessoas concorrem a dia 10 e ainda não receberam nada, outras a dia 11 e recebem passado 3 ou 4 dias email com marcação da primeira fase... Entenda-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor neste processo é não entende-lo. Foque-se em si e procure ter um bom desempenho em cada etapa. Cada caso é um caso e verá que cada pessoa é chamada a seu tempo e não porque esteve consigo naquele dia da entrevista ou porque enviou email no mesmo dia que você. Os candidatos são agrupados e hierarquizados por pontos. A si, cabe-lhe controlar o que está ao seu alcance que é o seu desempenho. O resto não perca tempo :)
      Pensamento positivo e bem focado no que importa. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  61. Muito obrigado pelas suas palavras, é de louvar o tempo que dispõe aqui para todos nós Também sou tripulante noutra empresa há já alguns anos e estou com muita vontade de vencer esta etapa... A ver vamos. Grande abraço

    ResponderEliminar
  62. Olá.

    Sou do Porto e estou convocado para a primeira fase que será no dia 21 de abril às 14:30 em Lisboa. Alguém na mesma situação ? Insta: medi23 .
    Sabem se tem sítio para estacionar? Relativamente ao curso demora quanto tempo? Caso passe, há ajudas de custo no processo de formação? temos que estar em Lisboa por exemplo 2 meses, sem conseguirmos ter outro trabalho em simultâneo e basicamente a investir do nosso bolso ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      As várias entrevistas são no campus TAP, onde irá estar amanhã. O curso também e dura cerca de um mês e meio. A TAP oferece o curso e a refeição no seu refeitório, o que já por si não é comum em aviação. Os outros custos terão que ficar a seu cargo. Não pagar por uma formação deste género já é por si muito bom, não me interprete mal. Percebo a sua situação e terá que avaliar se lhe interessa a mudança.
      Boa sorte para amanhã.

      Eliminar
  63. Olá


    Creio que tem lugares para estacionar sim. Em relação ao curso, a TAP paga apenas o mesmo (que ronda os 2000€), não há mais ajudas.
    A TAP é imprevisível no que toca a datas, pode passar e ser chamado amanha novamente, como pode passar e ser chamado daqui a um ano. O curso em si tem uma duração, se não estou em erro, de aproximadamente 6 semanas.
    Fui convocado também para dia 21 às 08:30h.
    Ter um trabalho em simultâneo com a formação é praticamente impossível pois aquilo é bastante intenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também fui chamada para estar amanha as 8h30!

      Sara
      Boa sorte a todos!

      Eliminar
  64. Boa tarde
    Depois de enviar a candidatura no site da Tap quanto tempo demoram a responder ? Enviei dia 12 e ainda nao tive resposta
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu infelizmente mandei a minha candidatura no dia 11 e tambem ainda não obtive qualquer resposta.Nao sei se deva enviar a minha candidatura novamente.porque outros já foram chamados enviando a sua candidatura posteriormente....

      Eliminar
  65. Boa tarde, enviei candidatura no dia 17 de abril e não fui contactada.
    Todas as pessoas são chamadas para entrevista ou pelos cv's e dados filtram logo quem acham que interessa mais?
    Parabéns pelo blog e força a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde.

      Não lhe sei dizer.
      Chamavam todos o que causava que o processo demorasse ainda mais. Julgo que se mantem. Brevemente receberá o seu email 😏
      Boa sorte e beijinhos.

      Eliminar
  66. Olá!

    Tenho entrevista amanhã dia 22/04 às 8h30. Alguém aqui que também tenha sido selecionado para o mesmo dia?

    Estou super nervosa mas este blog sem dúvida que me ajudou imenso!

    Parabéns pelo blog e boa sorte a todos nesta fase! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte para hoje!!
      Tudo de bom. Confiança e boa disposição! 😏
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, eu também fui. Como correu?

      Eliminar
  67. Olá! Como correu?
    Adorava saber detalhes de como tudo se procedeu pois estou na esperança de ser chamada...
    Espero que tenha corrido muito bem!

    ResponderEliminar
  68. Bom dia a todos.

    Eu fui ontem à entrevista e foi bastante morosa. Cheguei ao edificio as 8:30h como haviam marcado, só começámos a ser chamados as 9/9:20h.
    Realmente, a balança deles tirou me 2kg, mas felizmente passei para a entrevista de imagem. Encaminharam nos para um auditorio e ficamos lá à espera... demorou omenso tempo, portanto, tomem um pequeno almoço reforçado e durmam bem, pois naquele auditório a fome aparece e o sono ainda mais.
    Chamavam grupos de 3 e 4 pessoas, e quando se começou a aproximar a hora de almoço deles (13h), começaram a chamar grupos de 8-9.
    Tive sorte, pois houve muitas pessoas que se foram embora devido à entrevista de línguas, que estava nesta altura, a ser feita juntamente com a de imagem.
    Fui chamado por tres recrutadores bacanos, simpáticos, acessíveis e afáveis.
    Fizeram-me a entrevista de imagem, línguas e assessment tudo na mesma. Pediram-me para voltar às 14h para a fase psicológica, isto já eram 13:10h.
    Quando voltei (14h), mandaram-me esperar numa sala onde fui chamado pela temível psicóloga (entrevista individual de psicologia). Todos me disseram que ela era terrível, mas sinceramente, foi muito simpática... falámos bastante de como as nossas gatas mandam nos nossos cães xD.
    A seguir foram os testes de avaliação psicologica, cansativos e não consegui acabar nenhum, chegou a uma altura em que já só via quadrados à frente, foram acho que 5 testes nos quais tinhamos 10min para fazer o que conseguíssemos de forma rápida e correcta.
    Após estes testes, veio a dinâmica de grupo que também correu bem (acho) - não me sobrepus a ninguém, mas não deixei de participar, claro.
    E agora estou à espera que me mandem e-mail a ver se passei ou não para ir fazer a entrevista final.

    O melhor mesmo é tentar criar empatia com os recrutadores, não estar nervoso sermos nós próprios (mas sempre com alguma postura claro).
    Levem todos os documentos, senão não passam sequer à entrevista de imagem.
    É, também, uma questão de sorte no que toca aos recrutadores que vão apanhar (que são 3).
    Realmente não vale a pena treinarem muitas respostas, pois estas são feitas de forma a continuar um discurso proviniente da nossa primeira resposta, há muitas possibilidades. Depende também se eles não embirram connosco ou não!

    Espero que corra tudo bem e boa sorte a todos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Obrigada pelo seu testemunho. Creio que pode ajudar muitas pessoas.
      Parabéns por ter feito 3 fases num dia! Isso é ótimo sinal!
      Boa sorte até ao final. Creio que não irá ter problemas pois percebeu bem que nervos só atrapalham. Beijinhos!

      Eliminar
    2. Fui hoje e assino por baixo.

      A primeira vez que concorri foi em 2013. Nessa altura achei que as pessoas eram demasiado frias e até mesmo arrogantes. Não sei se, a nível interno, a TAP está a sofrer alterações, mas mesmo a não ser colaborador, achei que o recrutamento está mais acessível. Quando digo acessível não é porque é fácil de entrar, mas sim porque nos deixam à vontade e até nos picam ligeiramente sobre os nossos nervos e caras sérias, numa dica de "nervosismo não vos ajuda em nada e isto não é um bicho papão".

      Tal como o colega, fiz exatamente o mesmo. Entrevista de imagem, línguas e algo que foi novo. Após a entrevista de línguas, fizemos uma terceira entrevista. Pelo que percebi mais tarde, essa terceira entrevista foi só com quem ia voltar à tarde (mas nós ainda não sabíamos).
      Depois dessa terceira entrevista disseram para aguardar um contacto por e-mail. Ainda estava eu a chegar ao piso 0 e recebo uma chamada a pedir que estivesse lá às 14h para os psicotécnicos.
      Estou em extase porque é algo que quero bastante e nunca imaginei fazer isto tudo no mesmo dia.
      Sobre os testes: entrevista pessoal e dinâmica de grupo é acessível, mas os testes, não consegui terminar nenhum e saí de lá com a cabeça em água.
      Agora é aguardar um contacto e pensar de forma positiva.

      Uma questão para a gestora do grupo: É comum haver muita gente a reprovar nos testes psicotécnicos? Quando isso acontece, qual é que podem ser as razões?
      Para conhecimento, de todos os candidatos do turno da manhã, para os psicotécnicos passaram 15 (pelo menos para o mesmo dia). Isto tem a ver com as pontuações que nos vão sendo atribuídas?
      Obrigado.

      Boa sorte a todos os que foram e aguardam notícias e aos que ainda irão.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Já obteve alguma resposta por parte da TAP?

      Obrigado

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Nada de novo. A espera é um massacre. Quase impossível de nos desligarmos do processo.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Bom dia,

      Assim que souber de algo diga-me, eu farei o mesmo =).

      Obrigado

      Eliminar
  69. Boa tarde, eu fui a entrevista no dia 08/04/2018 pelas 08:30h e foi toda feita em português. No final disseram para aguardar a resposta por email. Entretanto recebi o email em que constava o não apto.

    Aconselho vivamente a todos os convocados a irem às entrevistas.

    Ps: actualmente estou a trabalhar nos emirates e por sorte quando recebi a convocatória para entrevista estaria por Lisboa.

    Nada perdi em tentar para ver como eram os processos de recrutamento na tap.

    Boa sorte a todos e bons voos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola! Também fiz entrevista nesse dia, mas ainda não recebi o dito e-mail, quando recebeste? Obrigada !

      Eliminar
  70. Hola boa noite,
    Antes de mais muitos parabéns pelo blog esta excelente.
    Enviei o meu cv no dia 12/04 mais eu so enviei o meu cv mais uma carta de apresentação. Minha pergunta é: posso candidatar de novo e anexar mais algum documento?

    Obrigada desde ja. Adorei o seu blog cumprimentos

    ResponderEliminar