quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O curso da TAP


Ultrapassar todas as fases de recrutamento da TAP: CHECK
Email para iniciar o curso inicial: CHECK
Despedir-me: CHECK
Início de uma nova, longa e dura etapa: CHECK
Rezar para que acabe rápido: CHECK
Constatar que nada é garantido até ao final do voo de exame: CHECK

Ninguém te prepara para esta etapa. Ninguém te diz o quão difícil e trabalhoso irá ser o curso. Não me recordo de ouvir isto por aí. Provavelmente até o ouvi ao longo dos anos e ignorei por não ter passado pela experiência. Subvalorizamos e rapidamente esquecemos quando não é connosco. Até que passa a ser.

Ir para a TAP parece algo quase inalcançável para quem já anda nisto há uns anos. É ao mesmo tempo algo assustador em que nos questionamos se no fundo é aquilo que queremos, pois já experimentámos o melhor da aviação (achamos nós, do alto da nossa arrogância e possuídos de um forte esquecimento dos momentos maus). Aviação pura comercial consegue assustar. Talvez me alongue mais sobre este assunto um dia. 

No meu caso, foi tudo inesperado e rápido. Fui sem ter a certeza se seria aquilo que queria mas a saber que seria o mais acertado. E lá fui.

No primeiro dia assinei um contrato de formação em que refere que se saísse do curso, teria que pagar 2500€ à TAP. Tratei do ID e da farda. Verde ou vermelha, dúvida que exemplificava também o meu estado de espírito.

Apresentações. E mais apresentações. Nossas, dos formadores, dos colegas. Ter uma turma, conhecer cada um, nomear um delegado, ter uma placa na mesa com o nome, estar de novo a estudar, a apagar o que já estava e a reaprender. A apagar mesmo o passado. Foram assim os dois meses de curso.

A minha turma tinha pessoas experientes (já Cabineiros), experientes de outras áreas e os inexperientes saídos da faculdade. Para os últimos dois era tudo mais fácil embora os mesmos não achassem. Não tinham que fazer nenhum reset, só aprender algo novo.

A coisa que mais me surpreendeu foi a paixão que senti logo nos primeiros dias de todos os formadores dos diversos departamentos da TAP. Falam a sorrir, como se lá fossem felizes e fazem questão de nos passar essa paixão e de nos fazer sentir já parte da família - ''Já cá estão, esse número TAP será sempre vosso, aconteça o que acontecer'' - Dizem-nos que se quisermos ficaremos até à reforma. A paixão e segurança num emprego não são algo a que tenha sido acostumada (toda a minha geração). O mais incrível é que apesar de ser bom, a sensação consegue também ser assustadora.

Testes no computador que não são difíceis, aulas, muitas aulas, refeições oferecidas no megalómano refeitório, medos e receios com o passar das semanas e o aproximar do temido exame de salvamento.

As aulas práticas de mock up são para muitos as mais assustadoras pois são as que nos preparam para esse exame final. Muitos aproveitam para praticar e muitos tentam por tudo esconder-se entre os bancos. Há berros e comandos assertivos, stress e às vezes lágrimas. Treinamos fogos, despressurizações, amaragens, aterragens, emergências médicas e com matérias perigosas. Treinamos com os bombeiros, forças especiais da GNR, nadamos e usamos mangas barco, coletes e um sem número de material de emergência. A TAP tem as instalações e o material para que esta aprendizagem seja o mais real possível - o que a torna também a mais assustadora possível. Aqui se treinam líderes, pessoas capazes de lidar com muito stress. Não duvidem disto - capazes de lidar com muito stress. Muitos chumbam ao longo do curso porque nem sempre é visível esta capacidade - confiança é a qualidade mais importante neste curso e nesta profissão.

No final treinam-se os discursos e as demonstrações de segurança, bem como o serviço a bordo.


Reuni algumas dicas:

- Aos experientes, sejam humildes e respeitem quem está a aprender. Não demonstrem a vossa automática experiência só porque já sabem o que é uma MRT. Ser experiente para a TAP é uma desvantagem. Excesso de confiança, comparações ao passado são evitáveis.

- Aos inexperientes, exige-se maturidade. Poderá parecer a continuação da faculdade, mas aqui discute-se o vosso futuro profissional. Os instrutores não são stôres, nem são mestres da oratória nem da paciência. São pessoas experientes na área que querem o sucesso de todos. O nosso sucesso é mesmo o sucesso deles. Conversas entre colegas em aulas é inadmissível. Não estão mesmo na escola e como ainda não sentiram o poder da hierarquia em aviação, não sabem o quão importante é. Aviação está repleta de regras e por mais estranho que te possa soar, já está tudo escrito e não irás mudar nada. O truque é ouvir e respeitar.

- Respeitem as diferenças dos colegas e ajudem-se. Pratiquem uns com os outros. Não vale a pena querer ser o melhor. O pior da turma ficará sempre à frente do melhor aluno da turma seguinte.

- Pratiquem no mock up sempre que conseguirem.

- Façam boas preparações de voo para os voos de familiarização e de exame.

No dia do exame de salvamento, vão perto da vossa hora e procurem estar calmos. Se estudarem muito e se praticarem quase até à exaustão (até o capacete da moto pode ser uma PBE), irão sentir-se confiantes. Confiem em vocês mesmos.

Boa sorte! 

Bons voos agora!



56 comentários:

  1. Olá! Fiz candidatura espontânea no site da TAP há uns meses e voltei a concorrer para comissário de bordo assim que abriu concurso. O tempo de espera é assim tão demorado?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Pode ser bastante demorado. Há quem demore uma semana a ser chamado e há quem demore meses e há quem nunca seja.
      Eles estão a chamar estes dias para entrevista inicial. Pode ser que esteja para breve. Boa sorte

      Eliminar
    2. Espero bem que sim!! Muito obrigada e bons voos! :)

      Eliminar
    3. Boa tarde, sabe se vai abrir concurso para comissária bordo?

      Eliminar
  2. Olá! Que requisitos achas necessário ter para ser chamado pela TAP não tendo experiência como tripulante de cabine? Colegas que fizeram o curso contigo falavam muitos idiomas, por exemplo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ter experiência como não tripulante não é de todo fulcral neste processo. Irão falar do seu percurso académico e profissional e do porquê desta área. Seja simpático(a), vá bem vestido(a) e seja carismático(a).
      Tive mais colegas sem experiência na turma até. Alguns que não tinham experiência falavam também espanhol ou francês. Línguas nesta área são sempre pontos extra. Bom nível de inglês é obrigatório.
      Boa sorte!

      Eliminar
  3. Boa tarde. Estou curiosa em relação ao exame de salvamento. É, como o nome indica, para salvar alguém?
    Poderia falar um pouco mais desse temido exame? Em que consiste?
    Obrigada por este blog e bons voos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É conhecido por 'Exame de salvamento' onde é suposto serem avaliados os nossos conhecimentos teóricos e práticos. É um exame muito difícil onde muitos chumbam. Dura cerca de 1h e é individual, com 3 instrutores que serão o júri. Um deles orienta o exame e os outros tomam notas. Temos que pôr em pratica os fogos em diferentes áreas do mock up, despressurização, evacuações em água ou terra, hijacking, dangerous goods, emergências médicas, perguntas sobre os diferentes manuais e procedimentos, serviço a bordo, bomba a bordo, material de emergência... Os recursos naquele simulador são muitos e durante aquela hora nunca sabemos o que pode acontecer nem o que nos irão perguntar. Temos que estudar e praticar muito ao longo das semanas para este exame. Testa a nossa confiança, capacidade de solucionar sob um elevado nível de stress, liderança... é a prova mais difícil do curso, porque podes estar a responder a uma pergunta de matéria e de repente caem as máscaras ou surge um fogo na Galley de trás. É de facto o 'temido exame de salvamento' e um alívio quando passamos.

      Eliminar
  4. Ola!
    Encontrei este post no Google após uma pesquisa pelas palavras “exame de salvamento”. Excelente blog , obrigada ��
    Vou iniciar o curso da TAP daqui a 1 semana e gostaria de saber se posso colocar-lhe algumas perguntas !
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Antes mais, parabéns pelo seu blog. Tem-me ajudado a esclarecer muitas dúvidas.
    A dúvida que tenho é em relação àquilo que é exigido durante o curso em termos de natação? Eu nado, mas tenho a noção que tenho algumas fraquezas no que diz respeito à resistência, respiração e próprias técnicas em si. Assim gostaria que me esclarecesse para que possa começar a trabalhar nesse sentido.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      É preciso nadar bem...
      Uma amiga minha chumbou na parte da piscina. Já foi excluída do curso.
      A verdade é esta: se queres seguir esta área, terás que saber nadar e passar um curso inicial. Se queres muito mesmo, inscreve-te já numa piscina e começa a nadar. Não é difícil para quem nada relativamente bem. Terás que nadar durante algumas horas com um fato macaco que molhado é algo pesado e ir subindo para uma manga barco. Não é preciso nadar rápido mas é preciso saber nadar e ter resistência. Ao final do dia estamos todos exaustos.
      Lê a parte em que falo do curso da TAP que te dará uma ideia de como será o curso. Obrigada e boa sorte!

      Eliminar
  6. boa tarde, tenho uma duvida, tenho 20 anos e pretendo ser comissario de bordo.Sei que na TAP é so apartir dos 21.. mas posso ir as entrevistas e outras fases com 20 anos, ou so mesmo apartir do momento que tenho 21 é que me posso candidatar?

    ResponderEliminar
  7. Olá, estava a pesquisar no Google sobre como entrar na tap e vim parar aqui no seu blog ! Por sinal gosto muito , você explica muitas coisas que não temos informação em outros sites da internet. Como você é assistente de bordo na tap gostaria que me pode-se esclarecer algumas dúvidas que tenho sobre a companhia e a profissão porque estou a fazer um curso de turismo e sei falar falar 5 línguas mas o meu problema é o inglês ! Sei o básico de inglês ! Queria saber se devo de ter aulas extras de inglês ? Para aumentar os meus conhecimentos em inglês . Também gostaria de saber se entrar para a tap e o curso para assistente de bordo são muito difíceis ? E se também dão preferência a pessoas que morem perto do aeroporto ou que tenham um curso de turismo ? Ou se também dão preferência a pessoas que já tenham trabalhado com clientes ? Aguardo a sua resposta. Obrigado por me ajudar !

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde! Tenho entrevista na TAP no dia 14 de outubro. Frequento bastante o ginásio e devido a isso o meu IMC é de 25.7 quando o considerado saudável é entre 18.5 e 25. Posto isto terei de reduzir caso contrário serei excluído certo? Desde já obrigado e cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde, alguém tem um email que se possa mandar o currículo para a tap? Já fiz a inscrição no site mas devem inscrever-se milhares de pessoas.. não existe outra forma de mandar directamente para eles? Obrigada !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a pergunta para o milhão de euros! ��

      Eliminar
  10. Boa tarde !!
    Gostaria de saber se a entrevista e toda feita em inglês ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não mas podem falar-lhe em Inglês.
      Normalmente as línguas são uma outra etapa.

      Eliminar
  11. Saudações,

    É obrigatório ter um curso superior para frequentar o "curso da TAP" ?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, não é necessário basta o 12º ano.

      Eliminar
  12. Alguém já sabe se a turma que iria iniciar curso em junho já teve alguma informação posterior? Ficaram pelo caminho? Vão fazer o curso mais tarde?

    ResponderEliminar
  13. olá, tenho 18 anos e acabei agora o 12º. vou parar de estudar, fazer um gap year e gostava de trabalhar como hospedeira durante uns meses. Não estou a perceber como faço o curso para estar apta para o ser. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Clara. Se quer fazer o curso, tem de inscrever-se e pagá-lo. Depois candidate-se às empresas que quiser. Mas duvido que alguém a contrate “por uns meses”. E veja também que empresas aceitam candidaturas com 18 anos! Não leve a mal, mas amadureça melhor a sua ideia porque parece estar meio confusa e alheada da realidade. O mundo do trabalho é competitivo e procura por pessoas com ideias claras e certezas. Boa sorte.

      Eliminar
  14. Olá, assistente de bordo. Após a leitura deste “capítulo” fiquei com uma dúvida. Refere que no 1º dia tratou da farda. Pode explicar porquê? Se até ao último dia do curso nada está garantido e se a farda não se usa no dia-a-dia do curso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Existem alguns dias em que temos que ir fardados. É por isso. Relatei o que me aconteceu na altura, desconheço se entretanto já não é assim.

      Eliminar
    2. Muito obrigado. Bons voos. :)

      Eliminar
  15. Boa tarde
    Sabem quando irá ter inicio o próximo curso e quais os procedimentos para a inscrição no mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Terá que aguardar que a TAP abra concurso para a função. Esteja atenta ao site de recrutamento da TAP. Para se ingressar num curso da TAP terá primeiro que passar com sucesso as inúmeras fases do recrutamento. Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
  16. Boa Tarde, para fazer o curso de hospedeiro pela Tap, é depois de que se candidata ou é a parte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Rúben. O curso é feito após aptidão em todas as fases de recrutamento. Podes tirar um curso à parte e andares por uns tempos noutra companhia, mas terás que repetir o curso inicial quando entras na TAP. É nos edifícios da TAP e até à data ainda é gratuito. Vê os posts que escrevi sobre o recrutamento e o curso da TAP. Beijinhos e boa sorte quando recrutarem.

      Eliminar
    2. E diz-se comissário de bordo (homens) :)

      Eliminar
  17. Olá,tudo bem? Sou comissária de bordo pela Azul no Brasil e amei o seu Blog. Parabéns! Amei ver como escreve com paixão a nossa linda profissão e a realidade do dia a dia, que por vezes não é fácil e que muito amor e profissionalismo, faz com que a gente sempre siga em frente.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  18. Olá boa noite, eu meço um 1,55 e eu queria muito ser assistente de bordo mas para fazer o curso é preciso ter altura mímina de 1,60 e eu tendo um 1,55 será que daria na mesma para fazer o curso e mais tarde entrar num campainha aérea? Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Creio que o curso ninguém a impede de fazer. Aquilo é um negócio, portanto tem de pagar e já está. Depois de ter o curso candidata-se às empresas e poderá acontecer que nenhuma a contrate. Na verdade ponha-se no lugar deles: para quê contratar alguém com 1,55 se posso contratar alguém com 1,60? Poderá ter a sorte de ser contestada por alguma empresa que não peça altura mínima (são pouquíssimas) desde que em bicos dos pés e braços estocados alcance a tampa aberta dos compartimentos da cabine.

      Eliminar
  19. Parabéns pelo blog muito bom conteúdo

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Gostei muito do blog, é esclarecedor. Mas tenho uma duvida que me inquieta. Eu sou do Norte, e se o curso for em Lisboa ? Vou ter de acarretar com as despesas de alojamento ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não é se o curso for, o curso é mesmo em Lisboa. E infelizmente a TAP paga apenas o curso. As despesas de deslocação/alojamento ficam a cargo dos candidatos. A TAP oferece o curso e os almoços durante o mesmo e creio que faz desconto de 50% no caso de usar o estacionamento.

      Eliminar
    2. Meu deus, nao faz qualquer sentido.
      Obrigada pela resposta

      Eliminar
    3. E qual é a duração do curso?

      Eliminar
    4. PNC cerca de 6 semanas.

      Eliminar
    5. ok .... ha mais algum ou depois de terminar o curso, assinamos contrato ou ficamos sujeitos ao standby?

      Eliminar
    6. O curso tem várias etapas de exame: testes de computador, exame de salvamento e exame de voo final. Todas as fases são eliminatórias sendo tem te de obter no mínimo 75% em cada teste. Uma vez aprovado no fim do curso, começará de imediato a trabalhar (chamarão uns dias depois para assinar contrato). Costuma ser assim. Não quer dizer que vá acontecer assim obrigatoriamente.

      Eliminar
  21. parece me pouco tempo para tantos testes ..
    muito obrigada pelo esclarecimento ;)

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde, estou em bolsa após os psicotecnicos faz 1 ano no final deste mês. Alguém por aí na mesma situação? Acho um pouco desrespeitoso fazerem nos 'perder tempo' com testes e deixarem nos às escuras durante tanto tempo ou no pior dos cenários não nos chamarem sequer.. Espero que corra tudo pelo melhor com todos.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde! Depois de ter passado em todas as fases do processo de recrutamento para assistente de bordo na TAP (já tinha trabalhado nesta função na British) levei um balde de água fria ao receber um resultado “inapto definitivamente nos testes médicos.
    Alguém por favor, me sabe informar o que pode ser tão grave que provoque um resultado destes? Será que posso voltar a candidatar-me-ia? Poderei fazer algo para reverter estes resultados? Desde já obrigada

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde! Alguém que tenha feito entrevista dia 01/12/2019? Já obtiveram alguma resposta (email) da TAP? Algum sitio no site onde verificar o ID da candidatura?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  25. Olá! Este mês de dezembro enviei candidatura espontânea para a TAP e para a Hifly, gostaria de saber, se chamarem, qual é a forma mais habitual que o costumam fazer, por e-mail?
    E também, qual a melhor maneira que aconselhas a alguém se preparar para as provas? Embora possam ser imprevisíveis, deve de existir sempre algum padrão em que se debatam mais, ou seja, que temas nos podem abordar e perguntar por vezes mais frequentes!

    ResponderEliminar
  26. Olá, tenho 17 anos e estou a terminar o 12ano na área de ciencias e tecnologias, gostava muito de ser comissário de bordo tenho uma grande paixão por aviões, mas ainda não sei por onde começar, que dicas me poderão dar ?
    Obrigado desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, sugeria estares atenta ao site da tap na zona de recrutamento, https://recrutamento.tap.pt/go/Comiss%C3%A1rio-ou-Assistente-de-Bordo/741802/ , assim que souberes algo podes mandar-me mensagem no twitter porque eu também quero ir para essa área e tenho a mesma idade, @jekazinhas

      Eliminar
  27. ola , estou quase a terminar o 9º ano e não sei que área escolher para ser hospedeira de bordo uma vez que tenho capacidades para tal ( devido as línguas que eu falo).
    se conseguir responder a isso por favor responda para o seguinte email : jenniferps2003@outlook.pt

    obrigado
    jennfer

    ResponderEliminar
  28. Olá, precisa ter cidadania europeia? E qual a altura mínima para mulher?

    ResponderEliminar
  29. Olá! Neste momento estou me a candidatar para a faculdade e escolhi como opções de curso: Ciências da Linguagem; Informação Turística; Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Comunicação. Mas, quando eu vou à candidatura espontânea e colocar lá uma das licencaturas que irei tirar, espero eu, não aparecem...

    ResponderEliminar
  30. Alguém sabe se as 6 semanas de curso se realiza em português ou inglês

    ResponderEliminar