terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Curiosidades da aviação


#1
 
Um conjunto variável de máscaras de O2 por cada fila de passageiros, estão acopladas a um gerador que fornece oxigénio quimicamente, assim que uma máscara é puxada. Elas caem automaticamente assim que a pressão da cabine se encontre a 14.000 pés de altitude. Deve-se puxar com força uma, para partir o pin no gerador. Basta uma ser puxada para que as restantes pertencentes a esse gerador também se ativem. Fazem parte do PSU - Passenger Service Unit. Se ativadas, não poderão ser colocadas logo dentro do suporte, devido a risco de incêndio.

 
 
#2
 
Patilha que indica o número de máscaras de oxigénio numa fila. Normalmente tem uma extra para um bebé de colo por exemplo. Em inglês denomina-se Door stopper pois se ficar para fora, a 'tampa' que segura as máscaras não abre em caso de emergência - funcionalidade para a manutenção. Em alguns aviões o número de máscaras oscila da fila da frente para a de trás.

 
 
#3
 
A KLM é a primeira companhia aérea do mundo - 1919.

 
 
#4
 
O comandante come uma comida diferente da do copiloto, por questões de segurança.

 
 
#5
 
Mínimos: 1 tripulante de cabine por cada 50 lugares de passageiros.

 
 
#6
 
''Atenção tripulação, portas em Armed e Cross Check'' ou ''Cabin Crew, Slides disarmed and cross check'', os call outs a que nos acostumámos a ouvir ao fechar e antes de abrir portas. Significam que as portas passam a saídas de emergência ou que deixam de ser, se for à chegada. No fundo, a manga encontra-se presa à porta e caso esta seja aberta, a manga irá insuflar, em caso de já estar armada. Ao ser desarmada, a porta pode ser aberta com normalidade.

 
 
#7
 
Mayday significa ajuda e vem do francês m'aidez

 
 
#8
 
Num Airbus as luzes das asas piscam duas vezes, num Boeing piscam uma só.

 
 
#9
 
Existe todos os meses um Santo António escondido na revista Up da TAP (revista de bordo), para que os colaboradores o encontrem.

 

 
#10
 
Só devemos insuflar o colete em caso de amaragem após sairmos do avião. Se a água entrar rapidamente no avião, não se consegue sair com o colete insuflado, fica-se a boiar, preso possivelmente ao teto da cabine.

 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário