terça-feira, 13 de março de 2018

Exames médicos


Muitas vezes surgem dúvidas sobre os exames médicos necessários para ingressar nesta profissão. Reuni os de admissão mais comuns nas companhias portuguesas:

  • Cardiopneumologia - Exames de diagnóstico Cardíaco (ECG) e Respiratório / Pneumologia (Espirometria);
  • Radiologia - Raio x crânio e face, seios peri-nasais, coluna vertebral, entre outros;
  • EEG traçado de rotina - eletroencefalograma (avalia a actividade eléctrica cerebral);
  • Consulta medicina aeronáutica;
  • Análises clínicas - sangue e urina (Hemoglobina; também exame toxicológico);
  • Avaliação de visão binocular e do equilíbrio óculo-motor;
  • Consulta enfermagem (pesagem, medição);
  • Áudio tímpano - Audiograma;
  • Oftalmologia - consulta médica extensiva de admissão;
  • Otorrinolaringologia. 


CCMR (Cabin Crew Medical Report): Relatório Médico Tripulante de Cabine EASA é obrigatório renovar a cada 60 meses.



Procuram-se candidatos com um excelente estado de saúde físico e mental.Para além dos requisitos obrigatórios, muitas companhias dão preferência a candidatos não fumadores e sem problemas de visão.

76 comentários:

  1. Boa noite. Se calhar a resposta à minha pergunta já está aqui algures.. o C.V. deverá ser em inglês ou português, se for por exemplo para a TAP?
    Será positivo enviar carta de apresentação com o CV?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! CV em português que deverá ser submetido através do site de recrutamento da TAP - Funções - Candidatura espontânea. A carta de apresentação serve mais para quando se envia email, na minha opinião. Coloque uma boa fotografia.

      Boa sorte!

      Eliminar
  2. Olá! Faz alguma ideia do tempo que a Tap demora a chamar um candidato para a primeira entrevista? Fiz essa pergunta por email para o recrutamento e a resposta foi inconclusiva... Eu percebo, não querem comprometer-se com prazos de resposta... Mas serão 6meses? Um ano? Dois anos? :) E ouvi dizer que chamam toda a gente que se candidata... Será mesmo assim? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não faço ideia... só sei que está a demorar muito. Conheço pessoas que estão à espera de serem chamadas para entrevista inicial há já vários meses.
      Costumam chamar toda a gente que se candidata, daí a demora. Boa sorte!

      Eliminar
  3. Olá! Demorei cerca de 6 meses a ter uma resposta por parte da TAP, que me enviou um e-mail a dizer, entre outras coisas, o seguinte "necessitamos de saber se mantém o interesse neste concurso para ativar a sua convocação para prestação de provas."
    Será que ainda demorará muito até saber a data de prestação de provas? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eles enviaram esse email há uma semana a todos os que tinham já enviado candidatura há vários meses. Responda a esse email a dizer que continua interessada. Esperemos que agora seja mais rápido. Boa sorte!

      Eliminar
  4. Olá bom dia.

    Antes de mais, parabéns pelo seu blog. É bastante informativo.

    Estou na mesma situação que a descrita no comentário anterior. Recebi o mesmo email e respondi em tempo útil.
    Sabe dizer para quando está previsto chamarem os candidatos cuja inscrições/candidaturas para Comissário de Bordo foram submetidas em Agosto/2017.

    Este email, pressupõe que seremos mesmo chamados para entrevista. Gostava de saber se não é um email generalizado e se os CV's já terão sido de facto analisados e pre seleccionados antes do envio desse mesmo email.

    Obrigada/Cumprimentos
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Antes de mais, obrigada...!
      Não lhe sei dizer quanto tempo demorará ainda. Espero que tenha respondido a esse email a dizer que ainda mantem o interesse na posição e que seja breve.
      Boa sorte!

      Eliminar
  5. Boa tarde,tenho amanhã os exames médicos da TAP,alguém me sabe dizer quanto tempo demorará? Já vi pessoas a dizerem q pode ser o dia todo,será verdade?Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Parabéns! Sim, pode demorar o dia todo ou se tiver sorte, apenas a manhã.

      Eliminar
  6. Nao ha consulta fe medicina dentaria?

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um dente de chumbo mesmo ca atras nao se ve... ha problema com isso nos medicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente não sei. Se por acaso você perceber que é um problema, explique ao médico que irá substituir por uma restauração mais moderna, não metálica.
      Boa sorte para os exames.

      Eliminar
  8. Boa noite.

    Vim parar a este blog, também com o sonho de ser Assistente de Bordo. Desde já, muitos parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver neste blog. É muito informativo!
    Quanto aos temidos exames médicos da TAP: tenho um sopro no coração, é algo hereditário e até agora não deu nenhum problema. Poderá vir a consistir um problema no exame de Cardiopneumologia? Posso sequer ser uma Assistente de Bordo?

    Muito obrigada e bons voos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada!
      Já conheci quem não conseguisse ingressar nesta área devido a esse mesmo problema...
      Não sei especificamente da TAP. Julgo que deva tentar ou procurar obter informação junto da UCS.
      Boa sorte. Beijo!

      Eliminar
    2. Olá boa tarde
      Eu estava a ler estes comentários e eu sei que já são do ano passado, mas gostaria muito se me pudessem ajudar.
      Fui aos exames médicos e precisamente devido ao meu sopro no coração mandaram-me fazer novos exames. O problema é o que exame ficou marcado para daqui a duas semanas, apesar de ser pedido com urgência. Devo ligar para lá para pressionar e ser com mais antecedência? Preciso de ajuda, estava tudo a ir tão rápido e agora tenho medo que com isto o processo atrase

      Eliminar
    3. Olá! Como correu o processo? O sopro foi impedimento?

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Olá. Tenho medo de não conseguir ser assistente de bordo pois uso óculos e, apesar de não ser hipertensa, às vezes tenho a tensão um pouco alta. Também nas minhas últimas analises tive um valor fora do intervalo (o meu médico disse que não era preocupante). Serão fatores eliminatórios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! ;)
      Usar óculos não é um problema na TAP, por exemplo, mas poderá ser noutras companhias aéreas. Considere um dia a cirurgia a laser, talvez seja uma boa opção.
      Quanto à tensão alta não lhe sei responder...
      Nada como tentar.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  11. Olá! Vou fazer os exames médicos na quinta mas tenho uma questão. Eu tenho um desvio na coluna acha que isso é um fator eliminatório? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Costuma ser...
      Peça algum tipo de feedback quando lhe fizerem os RX.
      Boa sorte.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Boa tarde.
    Sabe me dizer se ter escoliose de quase 30 graus é razão para ser eliminada, tendo em conta que não me prejudica em nada o meu dia-a-dia, por não ter dores?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Desculpe a demora. Não tenho a certeza. Terá que realizar os exames médicos...
      Muito boa sorte.

      Eliminar
  13. sabe onde posso fazer os exames e qual o custo? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Os exames são feitos quando solicitados pela companhia aérea. Poderão ser feitos na UCS, no Hospital da Força Aérea...

      Eliminar
  14. Olá. Eu também tenho curiosidade em saber se eles eliminam as pessoas com escoliose, pois tenho um pouco, mas nem sei ao certo quantos graus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe sei dizer quantos graus... sei de quem passou com pouco. Terá que realizar também os exames médicos solicitados pela companhia aérea e aguardará resultado.
      Boa sorte.

      Eliminar
  15. Olá parabéns pelo blog . Sabe se Diabetes tipo 1 exclui ? Eu tenho diabetes tipo 1 e gostava de ingressar nesta área sei segundo a norma europeia que diabetes tipo 1 não é fator eliminatório , mas pode haver restrições, e sei que as companheiras aéreas nao é um fator nada favorável , já me informei com uma médica e ela disse que depende mesmo da companhia. A minha questão é se sabe de alguém diabético que trabalha de tripulante e que empresa e que trabalha aqui em Portugal pois não queria ir para fora , obrigada

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde,

    Uma questão acerca do exame medico, no meu caso um dos meus olhos vê menos que o outro, mas uso oculos, para ler e escrever, no meu caso um olho compesa o outro, foi o que o oftamologista me disse. pode ser impeditivo para entrar na TAP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Julgo que não será impeditivo. Seja como for, só terá a certeza após aptidão final nos exames. Coloque essa questão ao médico em causa; tente obter logo feedback do seu caso nessa consulta. Cada caso é um caso.
      Boa sorte e que corra tudo bem.

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Sabe me dizer se as pessoas que se candidataram no último concurso são chamadas por ordem de envio de CV?

      Eliminar
  17. Olá assistente de bordo, vou fazer os exames médicos amanhã mas não sei como ir. Posso ir formal sem ser de fato?
    Estou a perguntar porque ao contrário dos outros e-mails, este não faz referência a como devemos ir.

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vou tarde, desculpe. Não é obrigatório mas convem ir formal. Espero que tenha corrido bem.

      Eliminar
  18. Olá! É possível não ficar na TAP devido a cáries?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não convem ter cáries... Não as consegue ir tratar antes de realizar os exames médicos?

      Eliminar
  19. Olá boa noite. Onde posso fazer esses exames mais acessível em termos monetários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Não lhe sei dizer. Experimente ligar para a UCS ou Hospital Militar. Cumprimentos.

      Eliminar
  20. Boa tarde
    Que tipo de exames fazem no sangue? Exames gerais ou vão ao ponto de procurar certas doenças específicas? (por exemplo DST)
    E na urina?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  21. Boa noite! A DTM disfunçao da articulação temporomandibular impede o ingesso na aviação comercial?

    ResponderEliminar
  22. Boa noite, eu tenho bronquite asmática, é um tipo de asma diferente dos comuns porque não provoca ataques, pelo menos eu nunca tive nenhum, nunca fiquei sem ar digamos, gostaria de saber se isto não me permite voar, ou se não há problema desde que esteja controlado.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia,
    Fiz os exames medicos para a portugalia ontem, que agr sao os mesmo que para a TAP. Nao tive que fazer exames extra nem alergias nem nd e em todos os testes que fiz nao tive que repetir nenhum e tds me disseram " ta ok ta despachada. A unica coisa foi que disse à medica que ha um ano atras uma unha do pe encravou pq bati num movel, fiz a pequena cirurgia à unha e ficou td resolvido. Que foi a unica vez que encravou. A minha questao é: se houvesse algo de errado nos outros testes tinham-me dito ma altura certo? Na realidade so estou a espera dos resultados do sangue e urina pq nao se consegue ver na altura certo? Mesmo no raio x se houvesse algo de mal diziam logo nao é? E o facto de ha um ano atras a minha unha ter encravado é eliminatorio? A medica no fim disse-me " ta ok agr é aguardar uma semana a dez dias, boa sorte e tudo de bom

    ResponderEliminar
  24. Bom dia,
    Desde já Parabéns :) pelo que li tudo aponta que estarás a voar em pouco tempo.
    Podes dizer-me quando enviaste o CV para a Portugália?
    Beijinhos e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  25. Olá. Poderia dizer quais os factores de exclusão a nível de exames médicos? Obrigado!

    ResponderEliminar
  26. Boas sou ligeiramente daltonico isso é automaticamente reprovavél? E por exemplo ter um fungo na unha do pé também tem relevo?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei em relação a fungos. Mas esses, embora seja difícil, tratam-se. Ser daltônico é factor de exclusão. Mas não sei se há níveis de daltonismo mais baixo que possas ser aceite.

      Eliminar
  27. Olá,

    Um desvio na coluna, que não sei ao certo de quantos graus, mas que nunca me deu dores ou problemas pode ser impeditivo de entrar no curso?
    Pelo que já percebi é, mas não consigo perceber o porquê...

    ResponderEliminar
  28. boa tarde

    olá

    gostava ser assistente de bordo , desde infância, mas sou surda e uso óculos . eu sei que os médicos de exames não existe para mim.nao sou coitada !!! eu luto para sempre em frente. obrogada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Honestamente não sei... julgo que se deva informar junto de um médico de medicina aeronáutica (UCS, hospital militar...). Eles saberão melhor.
      Não perca a força nunca, se não der em voo poderá ser em terra, se gosta do sector. Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  29. Boa noite ����
    Eu já sou Cabin Crew na Ryanair, desde setembro. Em Fevereiro vou ao Open day da hifly no porto. Gostaria de saber se vou ter de fazer novamente os exames médicos? Ou o meu atual dá? (visto que tem validade de 5 anos).
    Espero mesmo que me possa ajudar ���� obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu quando entrei na Hi Fly e na altura já vinha também de outra companhia, tive que fazer. Repeti certos exames. Passar pela Dra. Luísa Mirpuri era obrigatório. Agora não sei. Não é nada de mais, desde que não minta. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    2. Ok, muito obrigada!! Não era o caso de mentir, pois tenho tudo em ordem eheh era só para saber se teria de marcar exames médicos caso passe. Mas já agora que tipo de exames faz a Dr. Luísa? E que exames médicos fizeste para entrar na hifly?

      Eliminar
    3. Apenas o referi pois é difícil passar a perna à Dra. Luísa 😆 os fumadores que não fumam, os que vêem mal e tentam aldrabar, etc...
      Ela faz os normais de admissão, quer ver o estado geral da pessoa, faz aqueles exames referidos no post dos exames médicos, faz análises a tudo, audiograma... faz perguntas e mais perguntas.

      Eliminar
    4. Ah ok. Mas Disses te que repetis te exames. Ou seja, esses exames que repetis te foi só com a Dr. Luísa? Ou fizeste outros para a HiFly?

      Eliminar
    5. Ou seja, entregas te o teu medical report que já tinhas de outra companhia e só foste à Dra.luisa?

      Eliminar
    6. Como assim? Desculpa mas não estou a perceber.. Os exames médicos que fizeste de novo foram para a dra. Luísa ou foi para uma clínica? Porque os exames que se faz na última fase (com a dra Luísa) não são os que se faz na clínica..

      Eliminar
    7. Fizeste novos exames à urina, sangue, pulmões e coração?

      Eliminar
    8. Eu liguei para os recursos humanos da hifly e disseram que se o meu medical report está válido não preciso de voltar a fazer exames médicos, só preciso de ir à Dra.luisa..

      Eliminar
  30. Mais uma questão. Visto que já tenho o curso de tripulante de cabine, se passar no open day só preciso de fazer o conversion?

    ResponderEliminar
  31. Rinite alérgica é impeditivo?

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde, quando refere no raio x ‘entre outros’, quais poderão ser? Obrigada e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderEliminar
  33. Olá boa noite!
    Tenho uma questão que me tem inquietado muito e não sei a quem mais perguntar! O ano passado fiz o recrutamento, infelizmente fiquei pela avaliação psicológica. Este ano pretendo voltar a concorrer com mais calma e confiança, no entanto ao ler sobre os exames médicos e surgiu uma duvida: fui operada a 2 anos ao tornozelo e tenho dois parafusos no mesmo, no entanto, faço uma vida super normal (não tenho dores, corro, faço carga no pé e até ginásio) no entanto tenho receio que este factor me elimine do concurso. O que acha? Peço desculpa chatear mas preciso de acalmar esta inquietação!

    Obrigada pelo excelente blog que com toda a certeza ajuda muitas de nós!
    Um beijinho, Carolina ☺️

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde!
    Gostaria de saber se o uso de lentes de contacto/óculos pode ser impeditivo na profissão. Tenho entrevista no dia 27 e se assim for nem vale a pena... Obrigada

    ResponderEliminar
  35. Olá boa noite. Tenho de fazer exames médicos para a Ryanair o problema e que o meu peso é inferior aquilo que deveria ser em relação ao meu tamanho mas sou assim mesmo magrinha será que posso ser excluída por isso? Eu vou ao ginásio faço tudo mas o peso pouco ou nada sobe :( obrigado

    ResponderEliminar
  36. Olá boa tarde, há umas semanas atrás fui ao open day da ryanair e fui selecionada para ir ao training course, tenho claro que fazer os exames médicos mas tenho várias dúvidas acerca disso,sou do Porto e gostava de saber em que loca posso realizar esse tipo de exames necessários, e se a companhia me vai dar algum tipo de "lista" com os exames que tenho de fazer ou se basta chegar ao local e dizer que quero fazer esses exames para ser tripulante de cabine, estou com bastantes dúvidas sobre como hei de proceder para realizar os exames médicos, espero que me possa ajudar. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Pode colocar essa questão à Ryanair por mail eles têm uma lista de Portugal de clinicas que fazem os exames para tripulantes de cabine.

      Eliminar
  37. Boa Tarde, tenho uma grande dúvida que me tem assombrado há já alguns meses. Fiz os exames medicos para a TAP no mês de Maio. No entanto, na altura, estava a fazer desmame de um antidepressivo devido a uma situação traumática no ano passado (o meu pai teve um acidente grave). Na consulta com a médica expliquei tudo, sendo que, enviei por email o nome do medicamento. Infelizmente enquanto esperava por saber os resultados recebi um email por parte dos RH a informar que o processo tinha sido cancelado e que iriam chamar consoante as necessidades da Empresa.
    A minha dúvida é: caso os exames de toxicológico viessem positivos (devido ao antidepressivo) eles avisam a pessoa ou simplesmente não dão qualquer tipo de feedback? A médica que ficou com o meu processo foi bastante frontal quanto a esta questão dos antidepressivos.
    O mais estranho ainda é que já questionei a médica e ela disse-me que já enviou os meus resultados para a equipa de RH. Mas também já questionei os RH e eles disseram que ainda não receberam os meus exames médicos e que irão chamar consoante as necessidades da Empresa. Fico sem saber o que pensar... ��
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou falar do seu caso, mas daquilo que sei! As pessoas que fizeram exames médicos em maio e foram dadas como não aptas foram informadas pelos RH. Portanto, isto leva a crer que se não recebeu nenhum Mail é porque, aparentemente, foi considerado apto. E quando a empresa precisar, convocá-lo-á para a entrevista final!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela sua resposta. Deixou-me com mais esperança de que ainda poderei realizar o sonho de ser Assistente de Bordo com as cores da nossa bandeira. :)

      Eliminar
  38. Boa tarde.
    Sabem informar-me que clínicas o fazem, sem ser a Ucs?

    ResponderEliminar
  39. Olá boa noite eu sou diabética e quero ser comisaria de bordo mas eu ouvi dizer que quem tem diabete não pode ser Comissário de bordo.E pode ser assistência de bordo?por favor ajuda me e diz me alguma coisa boa noite

    ResponderEliminar
  40. Ola boa noite! Tenho um grande sonho que é tirar o curso de hospedeira de bordo, mas a alguns anos atrás tive de fazer uma cirurgia, pois eu tinha escoliose e consequentemente tive de meter ferros. A minha grande questão é se eu poderia entrar como hospedeira de bordo mesmo com ferros na coluna (eu consigo fazer tudo normalmente). Falei com várias pessoas (comissários e hospedeiras) mas nenhum me consegue dar uma resposta concreta ... um resto de boa noite

    ResponderEliminar