terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A HiFly.


A Hifly foi a companhia onde mais gostei de trabalhar. Foi com muita paixão que vesti aquela farda e é com muita saudade que escrevo este texto. Foram anos felizes, onde pude trabalhar com colegas de todo o mundo e com a qual conheci todos os continentes. Desde voos militares a voos humanitários, de cabines para voos hajj que se transformam em voos VIP, de voos comerciais a voos charter e até a cobiçada Volta ao Mundo. Fiz tudo isto. Cresci com tudo isto. Chorei também por isto, odiei por vezes isto e chorei por ter terminado, por saber que estes serão sempre aqueles momentos que irei recordar repletos de histórias loucas que contarei vezes sem conta. Boas e más, más que até se tornaram boas. As histórias que refletem que neste meu passado, eu fui feliz, que fiz coisas diferentes, impensáveis.  



O melhor do meu futuro não está já no meu passado, não acredito que o melhor já tenha sido isto. Assusta-me essa sensação. Sei que isto inevitavelmente foi das melhores experiências que tive e que foi a melhor decisão que tomei numa idade em que nos devemos soltar ao mundo, ver, cheirar, provar ao invés de ler.

A Hifly não é uma empresa de sonho. Se estás a ler isto, o mais provável é que conheças alguém que trabalhe ou que tenha trabalhado na Hifly e que te tenha partilhado algumas histórias menos boas. Este texto pretende não dar ênfase a essas histórias. Lembra-te sempre que existe sempre a versão que te contam e a real. Lembra-te também que na vida os momentos bons não são comuns. Era bom que fosse ao contrário. A felicidade vem de pequenas coisas e momentos para serem bem apreciados e valorizados. Aqui e como em todo o lado, existem aspetos menos bons. 

A Hifly contrata através de brokers, com contratos por vezes de curta duração, sem regalias e ofertas. Resumidamente, não oferece o que muitas companhias de bandeira oferecem, estabilidade, conforto e segurança. Não oferece, porque sabe que mesmo que oferecesse, quase ninguém faria carreira neste tipo de aviação. Interessa-lhe ter pessoas novas, desapegadas, com fome do mundo e com disponibilidade. Paga um valor justo para isso, a almas jovens aventureiras. Não lhes promete luxos nem quer (e nem sempre pode). São 21 dias ON e 7 OFF, regra que também oscila consoante a época e a disponibilidade de cada um. Ao longo dos anos tiveram bases onde os tripulantes ficavam baseados entre 4 a 6 meses na Austrália, Bruxelas, Cabo Verde, Dubai e Londres.

É uma empresa exigente. Exigente com os seus assistentes e comissários de bordo pois sabe que tem que o ser. Lidar com juventude nem sempre é fácil e muitas vezes se esquece que estamos a trabalhar. Um Cabineiro quer sempre aproveitar ao máximo.
É exigente e num ápice rouba a nossa vida pessoal. Rouba-nos tempo cá, rouba-nos as nossas pessoas para nos oferecer outras. Fazemos amizades novas e passamos a falar aviação.
Queremos colocar pins no mapa mundo, conhecer lugares improváveis. Compensamos com souvenirs e videochamadas.

No lado ar da empresa o ambiente é mais descontraído e unido. Repleta de pilotos estrangeiros, alguns portugueses, uns da máfia grega (brincadeira), belgas, espanhóis, franceses... passando pelos Discoordinators (!!), pelos trabalhadores e impecáveis técnicos do martelo (TMA) e terminando nos loucos Cabineiros. No lado terra (escritório, aliás) o ambiente é mais hostil e exigente, com o muito humano e julgado Cabin Manager e todo o staff de diversos departamentos que tem que lidar com todos os desafios diários inerentes a esta loucura de aviação. Não deve ser fácil.

Se há algo que aprendi nos anos que estive na Hifly é que não devemos esperar muito, a empresa não irá mudar. Não vale a pena sonhar com o que poderia ser, com o que podia melhorar. Não percam tempo com isso. Todos somos gestores sonhadores sem canudo, mas nenhum criou uma companhia aérea. De uma forma crua, é algo que deverá ser visto profissionalmente como temporário (para uns poderão ser meses mas para outros poderão ser anos). Por mais regalias e seguros que dessem, efetividade, ótimo ordenado com prémios, o ser humano não foi feito para tanta instabilidade. Poderá parecer que não, mas um dia quererás assentar, quererás mais certezas. Queres ir, voltar e ficar, como eu quis. Como centenas ao longo dos anos quiseram. Se não te encontras nesta fase, não hesites, arrisca a HiFly. No final de tudo, compensa. Muito.

Desejo a maior felicidade à Hifly. Desejo ver-vos bem. Sei que vos vou seguir a vida toda, nas redes sociais, nas notícias, com o olhar ao ter a sorte de ver um avião da frota. Desejar que venham A380s e mais voos acrobáticos com o eterno nigeriano CS-TFX aos braços de um destemido e orgulhoso comandante a assustar lisboetas, a muitas Volvo Ocean Races e Voltas ao Mundo. A muitos e bons voos, a muita irreverência e diferença. Devem existir poucas companhias assim.

Obrigada. Obrigada a quem se lembrou desta loucura de negocio e a quem me deu a oportunidade de todos os dias ser melhor por ter tido esta experiência.

Boa sorte aos que desejam ingressar neste mundo. Cá estarei para vos esclarecer algumas dúvidas, caso seja o caso.



188 comentários:

  1. Olá! Antes de mais, parabéns pelo blog. Terminei recentemente o curso inicial, algum conselho para o open day da HiFly? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Parabéns, antes de mais.
      Procura ir descontraído (a), bem vestido e bem disposto. Sorri. Espreita

      https://serassistentedebordo.blogspot.pt/2017/06/dicas-para-uma-entrevista.html

      https://serassistentedebordo.blogspot.pt/2017/05/como-me-visto-para-ir-uma-entrevista.html

      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá, boa noite.

      Sei que vai se realizar um Open Day amanhã na zona de Lisboa e como trabalho e gostaria imenso de poder estar presente pois é algo que ambiciono imenso, queria perguntar se sabe qual é a duração do Open Day . Sei que inicia às 09H00 mas gostaria de ter uma ideia das horas a que poderia acabar pois tenho que estar no meu local de trabalho a 13H30.
      Aguardo uma resposta.
      Atenciosamente.

      Eliminar
    3. Olá! Deverás conseguir tudo numa manhã. Procura chegar antes da hora para seres das primeiras, just in case. Não deixes de ir!
      Boa sorte!

      Eliminar
    4. olá querida tudo bem? Em relação as coisas que eles pedem que tipo de documento tenho de enviar para comprovar a minha escolaridade?

      Eliminar
  2. Ola boa noite. :)
    Parabéns pelo blog. Está muito bem organizado e com bastante informação.
    Irei também ao open day da Hifly na próxima semana !
    Como costuma ser o dia? Tenho bastantes curiosidades em relação a onde se fica maioritariamente sendo assistente de bordo na Hifly. Vive-se em alguma casa durante o tempo fora?? Vi noutro site que se paga o curso e sem garantias de se entrar logo ou passado algum tempo. É verdade??
    Muito obrigada desde já pela atenção prestada.

    ResponderEliminar
  3. Olá ! Tal como já foi dito , parabéns pelo teu blog , pois está muito interessante e penso que ajuda muito !
    A minha questão é em relação ao processo de seleção da Hi-Fly , ou seja , ao ir ao Open Day e depois as entrevistas , quanto tempo os "RH" costumam demorar a informar os candidatos se foram considerados "aptos" , ou não ? Isto para saberem se podem ir realizar os exames médicos , claro .
    Obrigado ! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Não lhe sei precisar o tempo que demorarão a responder. Isso terá a ver com as necessidades da empresa, com o número de turmas que pretendem formar, com ou sem experiência.
      Pelo que soube, estão com muito trabalho e com muita falta de tripulantes. Não deverá tardar uma resposta deles.
      Boa sorte e vai dando noticias!

      Eliminar
  4. Boa tarde :)

    Também estou a espera de uma resposta pela parte dos recursos humanos para ir aos médicos..
    Mas sei que ja foram chamadas algumas pessoas logo no dia seguinte (ao dia do open Day em Lisboa) para os médicos.
    Normalmente há candidatos que recebem resposta passado algum tempo?
    Como funciona as entradas e as prioridades nos cursos?

    Obrigada e parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Obrigada. Nem todos os candidatos são chamados ao mesmo tempo. Pelo que me contaram, estiveram imensas pessoas nos últimos Open Days, pelo que leva ainda algum tempo a analisar todos os candidatos. Depois é preciso alguma sorte. Que o nosso processo seja rapidamente posto em curso, que do lote dos que passam, se seja logo chamado para os médicos.
      As entradas e prioridades no curso resultam do número de candidatos necessários aptos nos exames médicos. O excedente poderá ficar em stand by para futuras turmas.
      É esperar que corra bem e que não seja muito moroso.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá tudo bem? será que me poderias dizer que tipo de perguntas saíram no teste de Cultura geral? obrigado

      Eliminar
    3. Olá! Eu fui hoje a um open day :) As perguntas eram do género: "Em que continente se situa o Suriname? Em que continente se situam as ilhas maurícias? Qual a capital da Venezuela? Quantos países pertencem à UE? Quantos aviões tem a HiFly?" e por aí. A mim não correu bem, fui eliminada... No entanto, vou tentar ver se posso repetir. Alguém sabe de algum caso em que tenham aceite pessoas que já tenham ido?

      Eliminar
  5. Olá!
    Antes de mais, obrigada pelo teu blog, tem dicas muito boas e conteúdo muito interessante para quem está interessado neste mundo da aviação :)
    Queria perguntar-te se na tua experiência com a Hifly o "horário" de 21 dias on e 7 off significa que durante esses 21 dias on não vens mesmo a casa, ou por vezes ainda se passa cá entre voos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Obrigada.
      Por vezes vimos a casa nesses 21 dias. A Hifly tem os aviões baseados em Beja quando não estão a voar e fica, por norma, com uma tripulação em standby num hotel em Beja e as restantes voltam para Lisboa de assistência também. Poderás ter a sorte de estar muito tempo em casa ou o azar, dependendo do ponto de vista, uma vez que não recebes per diems por estares de standby em casa.
      Poderás ter um planeamento de 15 dias apenas fora de casa, como poderás ter um de 25... é um pouco variável. Podem também pedir-te para adiares o teu regresso a Lisboa, podes ficar um mês em casa de assistência (sempre com os 7 dias de OFF), podes ir apenas por poucos dias... são muitas as possibilidades. Na Hifly não há certezas, é um registo de aviação que opera quando as outras companhias necessitam, que opera muitas vezes no momento. A Hifly garante aviões e tripulações a breves instantes em qualquer parte do mundo e isso tem um forte custo em termos pessoais.
      Boa sorte.

      Eliminar
  6. boa tarde..
    Sabe alguma informação sobre o open day que a Hifly realizou no dia 8?
    fiz a segunda fase da entrevista e ainda não recebi nenhum Feedback..
    sabe se os cursos ja começaram?(cursos para pessoas com experiência na área)

    muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Foram selecionados cerca de 120 CVs que estão a ser chamados aos poucos, referentes aos Open Days. Julgo que já começaram a formar mais pessoas uma vez que estão com falta de pessoas e pretendem ter um mínimo de 350 tripulantes. Têm pedido uma disponibilidade extra a quem lá está devido ao elevado número de voos que têm tido. Se passou, não deverá demorar muito.
      Boa sorte!

      Eliminar
  7. Boa tarde! adoro o seu blog!
    podia falar um pouco do que se trata a cobiçada volta ao mundo?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! São viagens organizadas em que se dá mesmo a volta ao mundo. Duram cerca de três semanas, com várias paragens em sítios de sonho e património mundial. É o mesmo grupo de pessoas (passageiros) e a mesma tripulação durante esse tempo. É uma viagem única que muitos ambicionam há anos, por ser cara.
      A Hifly fez para duas empresas diferentes. Espreita o vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=AOwfxhO35Rk

      https://www.youtube.com/watch?v=sUb-xYoCxbY

      Eliminar
  8. Boa noite,

    Gostaria de saber mais informações sobre o open day, se costuma ser uma entrevista de apresentação apenas ou se fazemos já exames nesse dia?

    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! No último open day foi mais um primeiro contacto da empresa, apresentações de ambas as partes. Os exames médicos serão num outro dia. Irá te ser pedido para fazeres uma pequena apresentação tua em inglês e português. Não é nada de especial. Considera-a como uma entrevista de imagem, onde irão analisar a tua postura e imagem, o teu discurso e vontade...
      Por aí.
      Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
    2. ola, tudo bem? essa apresentação sera feito pra todo o grupo ou individualmente com o recrutador?

      Eliminar
  9. Olá! Parabéns pelo blog! Com relação aos ordenados, como funciona? Quais despesas eles pagam e quais não pagam? Vc poderia nos informar uma média salarial? Obrigada! :) bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada...!
      Salário base ordenado mínimo 580€ e 68€ (ajudas de custo sem descontos) por cada dia que se passe fora. Varia muito o ordenado. Pode ser por volta de 2000€ ou mais se passar muitos dias fora, como pode ser menos. As contas a fazer são estas. São certinhos sempre. Beijinhos

      Eliminar
    2. Mtu obrigada! :) Fiquei com muita vontade de participar do open day. Eu já sou comissária no Rio de Janeiro mas tenho EASA, com essa ajuda de custo ja ajudaria bastante... Bjs ;)

      Eliminar
    3. Boa tarde, muito obrigada pela criação deste blog que permite a tantas pessoas que necessitem de informações encontrá-las e alguém disponível para ajudar a esclarecer. Precisava de questionar ainda sobre ordenados, na eventualidade de ficar em casa em standby somos renumerados com o salário base pelo menos?? Os 68€ diários são pagos diariamente ou como funciona?? Muito obrigada desde já. Eu passei agora no open day do Porto e estou a aguardar o contato para ir realizar os exames médicos.

      Eliminar
    4. Obrigada! Se ficar em casa só recebe o ordenado mínimo. A este acresce os 68€ por cada dia que passe fora. As contas são feitas mensalmente e é pago no final do mês (ajudas de custo e ordenado base). Espero ter ajudado.

      Eliminar
    5. Sim, ajudou e ajuda bastante tendo este blog que é o único sítio que encontramos com algo sobre a hifly.
      E é normal acontecer ter 1 mês sem voar?? Ou é mesmo assim muito raro? Eu e os restantes elementos que passamos no Porto estamos a aguardar ir aos exames médicos. Tamos bastante ansiosos porque tinham dito que diriam algo na sexta passada para marcar para esta semana mas até agora não nos disseram nada.
      Sabes me dizer se entre o curso inicial e o curso de conversão costuma haver um período muito longo de espera?? Ou é muito variável??
      Mais uma vez muito obrigada. 😊

      Eliminar
    6. Olá, Dianne. Não é normal, mas pode acontecer... Nos último ano não tem acontecido uma vez que têm tido trabalho contínuo ao longo do ano.
      Quanto ao tempo que demorarão a chamar para os médicos e entre o curso e a conversão não te sei mesmo responder. É mesmo variável.
      Espero que seja rápidos e que te corra tudo bem. Boa sorte! :)

      Eliminar
    7. Ola novamente �� obrigada pela resposta a minha questão. Tenho mais uma que me surgiu hoje após os exames médicos, é possível não se ser aceite por se ter 1,60??
      A Dra Luísa achou me baixa mas eu tenho isso na realidade de Altura que é o que pedem.
      Alguém por aqui do mesmo tamanho que eu que tenha passado??

      Obrigada novamente !!

      Eliminar
    8. Olá Dianne! Eu também sou um pouco baixa. Se conseguires diz me como acabou por correr. Obrigada

      Eliminar
  10. Olá!
    Sou cabin crew da RYR em Dublim e estava a pensar ir ao open day em Lisboa brevemente. Uma das situações que me está mesmo a deixar com dúvidas é o requisito do 170cm para homens... é mesmo rigoroso como na TAP ou no meu caso com 169cm deverei tentar mesmo assim... pode só dar alguma luz na eventualidade de o saber?
    Obrigado e beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não são tão exigentes como na TAP com a altura. Eu arriscava, se fosse por 1cm.
      Boa sorte!

      Eliminar
  11. Olá !
    Vou começar o curso daqui a 2 semanas, e gostava de saber mais em relação às condições: os tripulantes têm direito a seguro de saúde? Quando os tripulantes têm que passar muito tempo fora, quem trata de tudo o que seja relacionado com acomodação é a hifly ? Na tap existem facilidades de passagem, isto é, os tripulantes têm direito a bilhetes mais baratos, isso também existe na hifly?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Antes de mais, parabéns.
      A Hifly não oferece seguro de saúde, apenas quando efetivar. É a mesma que trata de tudo referente a hotéis e voos de posicionamento. Irá ter um email de empresa onde receberá todas as informações (briefings de serviço das companhias que vai operar, informações de transporte e hotéis, etc...).
      A Hifly não oferece facilidades de passagens porque não opera a título individual como a TAP - opera para outras empresas. São fretamentos de aviões e tripulação.
      A TAP também só oferece descontos em voos quando se efetiva e nem sempre garante lugar nos voos.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta :)
      Tenho outra dúvida, eu uso óculos, não tenho nenhum problema em usar lentes de contacto, tal como informei durante o processo de recrutamento, no entanto, tenho conhecimento de muitas companhias aéreas que não se importam que os tripulantes de cabine usem óculos deste estes estejam dentro dos padrões estéticos aceites pela empresa. A hifly é um destes casos, aceitam o uso de óculos durante o tempo de trabalho? Obrigada!!

      Eliminar
    3. Olá. Lamentavelmente a Hifly não é um desses casos. Não aceita óculos durante o voo. Sugerem fazer a cirurgia ou o uso de lentes.

      Eliminar
  12. Olá , eu estou muito interessado em tentar a minha sorte na HiFly , no entanto gostava de saber o quão rigorosos são os testes físicos, eu não tenho nenhuma doença , tenho 1,83m e peso 100kg não sou gordo mas também sei que não sou magro e isto preocupa-me embora ja esteja a frequentar o ginásio para perder a barriguinha.
    Já agora gostava de ter uma noção da foto a enviar com o cv de corpo inteiro basta estar apresentável? ou é melhor tirar logo de fato?
    Desde já agradeço a vossa ajuda!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Em relação ao peso, os requisitos seguem os definidos pelos níveis imc. Se se apresentarem normais, não há problema.
      Foto deverá ser formal, de fato, na minha opinião.
      Boa sorte!

      Eliminar
  13. Olá! Qual é o maior período de tempo que se pode ficar sem vir a Portugal?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Depende da própria pessoa. Há pessoas que aceitam ficar 4 meses ou mais seguidos fora de Portugal. Ganham mais por isso, claro. O normal são 21 dias fora e 7 em casa. Podem ser menos dias fora e por vezes também mais. É um pouco variável.

      Eliminar
  14. Boa tarde. Fui ao open day do Porto e passei em ambas as fases. Vou aos exames médicos dia 6 de abril. Estou prestes a fazer um implante capilar numa zona de cicatriz que apesar de não se ver , facilitaria-me a vida. A minha questão é , dado estes open days se for bem sucedido nos exames médicos segue se o curso de conversão , e após finalizar este , gostaria de saber ou ter noção de quando é para exercer ou começar a trabalhar ?
    Dado que se ainda requer algum tempo , dava inicio ao procedimento.
    Ou será que vai ter alguma implicância ?
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu já fiz um transplante capilar. Antes do curso de conversão tens o curso inicial que dura 5 semanas (a não ser que já o tenhas feito). O tempo de recuperação do transplante capilar para mim foram umas 3 semanas sem poder fazer grandes esforços. O curso de conversão dura 2 semanas, pode demorar menos. Normalmente começas logo a trabalhar assim que termina o curso de conversão.

      Eliminar
  15. Mais esclarecido... Mas até que volte o cabelo a crescer no lugar da cicatriz deva levar um ou dois meses. Certamente não devo poder trabalhar assim. Daí querer saber se ainda falta um tempo para o curso de conversão e para começar a exercer. Assim fazia já.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde. Gostaria de saber para o curso de conversão , Se é necessário ir todos os dias com a í indumentária do recrutamento , ou seja fato. Ou se podemos ir mais casual , camisa etc. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Parabéns.
      Fato todos os dias, gravata e barba feita. A Hifly não perdoa.
      Boa sorte para o curso.

      Eliminar
  17. Ola! Alguem sabe quando comenca o curso de conversao?

    ResponderEliminar
  18. Bom dia.

    Adoro o blog. Parabéns!

    Sabes me dizer se irão abrir novos concursos para a HiFly novamente este ano?
    Na tua opinião achas que lhes justifica abrir novo concurso na altura do verão ou mesmo antes?

    Sou nova nisto da aviação, e também em idade (22), não tenho experiência na área contudo tenho imensa força de vontade.

    Achas que tenho hipótese dada a minha idade e falta de experiência?

    Beijinhos e bons voos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Envie CV que estão com falta de pessoas. Tem que tirar um curso inicial - Veja o post que escrevi.
      Boa sorte e qualquer dúvida, disponha.

      Eliminar
  19. Alguém foi chamado para a sessão de recrutamento no dia 04 de Maio?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Eu também fui chamada para ir no dia 4. Não estou muito segura, mas acho que vou arriscar!

      Eliminar
    2. Olá! Também fui chamada. Vamos ver no que dá.

      Eliminar
    3. Vocês foram chamados para realizar exames médicos? Ou só para a sessão de recrutamento?

      Eliminar
    4. Também fui chamada :)
      Boa sorte a todos!

      Eliminar
    5. também fui chamada para dia 4!
      alguém me sabe dizer como é, mais ou menos, a sessão de recrutamento?
      fui a da TAP logo no inicio do mês e não fiquei com boa impressão deles. mas isso são outras questões!

      fingers crossed, e boa sorte a todos!

      Eliminar
  20. Boa noite, qual é o salario base ? e o salario medio com as horas de voo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Salário base ordenado mínimo 580€ e 68€ (ajudas de custo sem descontos) por cada dia que se passe fora. Varia muito o ordenado. Pode ser por volta de 2000€ ou mais se passar muitos dias fora, como pode ser menos. As contas a fazer são estas. São certinhos sempre. Beijinhos

      Eliminar
  21. Vocês foram chamados para realizar exames médicos? Ou só a sessão de recrutamento?

    ResponderEliminar
  22. Olá! recebi uma mensagem para ir agora no dia 4 a uma sessão de recrutamento. Estou um bocado nervosa com os exames médicos porque quando estava a concorrer à TAP não passei nos exames médicos da coluna, por ter uma lordose (curvatura da coluna lombar) e porque o teste da epilepsia deu positivo, apesar de eu ter feito depois o mesmo exame numa outra clinica e ter dado negativo. Disseram-me que os exames eram apenas analise ao sangue e à urina no caso da hifly mas já vi informações em contrário. Será que me consegues dar algumas informações sobre como são os exames médicos atualmente por favor? Obrigada e continua o óptimo trabalho que tens feito neste blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada :)
      Na altura não realizei nenhum exame à coluna nem para despiste de epilepsia.
      Não sei se o exigem agora... Julgo que não.
      Boa sorte!! Que corra tudo bem!

      Eliminar
  23. Olá cara assistente!
    Obrigado por muito dos esclarecimentos.
    Em que tipo de alojamento os tripulantes são hospedados e se são sujeitos a partilha de quartos.
    Quais são os destinos mais usuais e outros menos?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Os destinos variam muito. Estão a operar neste momento para a TAP - Brasil, voos militares para a Austrália, voos para Caracas, Alemanha, NYC, Londres,...
      Cada um tem o seu quarto e os hotéis são sempre de 4 ou 5 estrelas.
      Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
  24. Boa noite. Gostaria de saber as bases da Hifly?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Lisboa.
      Os tripulantes ficam 4 meses, se quiserem, no Dubai / Austrália.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    2. Olá. São essas as duas únicas opções?
      Se não optarmos por ficar 4 meses no Dubai ou Austrália , como costuma ser a escala?
      continuamos a viajar por todo o mundo e a permanecer várias dias ou semanas nesses locais?
      Obrigado. Beijinhos

      Eliminar
    3. Bom dia. Sim, viaja na mesma pelo mundo todo, podendo ficar 3 semanas fora.
      Essa base que referi já existe há uns anos. São voos militares entre a Austrália e o Dubai. De 4 em 4 meses os tripulantes candidatam-se através de email interno e podem ser selecionados para essas bases. Os outros operam os restantes voos, sendo que a base é sempre Lisboa. Podem também ficar de assistência em Beja, uma vez que a Hifly tem por vezes os seus aviões lá parqueados.
      Boa sorte. Espero que goste e se divirta muito.
      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Olá . Quer dizer que assim é o normal , os tais 21 dias fora e o resto off ?

      Eliminar
  25. Boa noite. Existe facilidade em pedir folga ou fazer trocas na escala?
    Se sim , com quanto tempo de antecedência devemos avisar ou neste caso pedir?
    Parabéns pelo blog!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Pode pedir folgas e férias. Trocas não é muito comum.
      Tem que pedir com pelo menos um mês de antecedência.

      Eliminar
  26. Olá bom dia! Blogue excelente parabéns!
    Tenho uma dúvida, se alguém souber e puder ajudar agradeco!

    Fui chamada para o recrutamento da HiFly esta sexta-feira dia 04, mas sou Brasileira (Passaporte) e tenho residência Portuguesa, vivo em Portugal há 20 anos mas ainda não tenho a cidadania Portuguesa porque os meus pais viajaram muito e vivi também nos Estados Unidos. Não tenho sotaque Brasileiro, visto que já cá estou desde pequenina.

    Sabe se é um problema trabalhar para a HIFLY com passaporte brasileiro e residência portuguesa. Estou apta a descontar e a trabalhar em Portugal, mas para viajar dependendo do Pais necessito visto. Pode ser um problema?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Julgo que pode mesmo ser um problema... 😔
      Tem que tratar disso.
      Seja como for, dia 4 logo esclarece pessoalmente com os recrutadores.
      Ser brasileira, com ou sem sotaque, não tem problema. A Hifly trabalhou com as mais diversas nacionalidades (não só portugueses).
      Boa sorte! Tudo a correr bem.

      Eliminar
    2. Também é a dúvida que tenho, fui convocada a entrevista no dia 16, no Porto mas não tenho passaporte europeu, só a residência é aceitável?

      Eliminar
    3. ola boa noite, fostes ao recrutamento? por n ter passaporte UE foi um problema?

      Eliminar
  27. Boa tarde, quando fala nos 21 dias ON são 21 dias a trabalhar seguidos? Depois diz 7 OFF, e em relação aos restantes 2/3 dias que completam o mês? E quando fala na disponibilidade para estar fora alguns meses, podemos tirar férias durante esse longo período? Peço desculpa tantas perguntas, mas não conheço ninguém que trabalhe para a Hi Fly que me possa esclarecer 😅 Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Liliana. Significa aue durante cerca de 21 dias está ao serviço da empresa. Se passar esses dias fora, tem que ter dias de descanso durante esse período, mas fora da sua base que é Lisboa. Aproveita para descansar e conhecer os destinos. 7 dias de folga seguidos por mês em Lisboa. Depois inicia-se um novo ciclo. Em aviação pouco importa o mês inteiro, pode coincidir iniciar até o mês com folgas. Se decidir passar meses seguidos fora (aquelas operações longas em que fica 4 meses fora e ganha mais), goza as folgas no destino durante esse período. Há quem aproveite e viaje pela Indonésia por exemplo por ser perto e por só ter um voo por semana.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  28. Olá !
    Vi numa das tuas respostas a dizer qualquer coisa sobre a Dra. Luiza . É assim tão difícil passar a ela? O meu grupo foi apurado para os exames médicos e estamos todos um bocado ansiosos.
    Obrigada por todas as dicas ajudaram imenso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A Dra. Luísa Mirpuri é a médica que aprova ou não o candidato. Para além de ser médica de medicina aeronáutica, especialidade otorrinolaringologia (área que exclui muita gente), é casada com o Dr. Paulo Mirpuri, presidente da Hifly. Tem um forte de sentido de humor e personalidade.
      Não tem que ficar ansiosa.
      Beijinhos e boa sorte a todos.

      Eliminar
  29. Boa noite. Gostaria de saber se por norma nos vôos para locais x , se ficamos mais que uma simples night stop. Ou seja se nha tenpo para visitar e conhecer o local ? Em condições normais.
    Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Varia muito mas sim, normalmente tem estadias onde consegue conhecer as cidades tb.

      Eliminar
  30. Ola boa tarde. Parabéns pelo blogue. Apliquei ontem online e recebi hoje email a chamar pra entrevista próxima terça. Trabalho pra virgin Atlantic em Londres e tenho tattoo até cotovelo. Sabes se Hifly providência camisas de manga cumprida? Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Igor!
      A hifly tinha camisas de manga comprida (apenas para os homens). Nada como tentar!
      Beijinhos e boa sorte para 3a!

      Eliminar
    2. Olá! Antes demais Parabéns pelo Blog! Bastante esclarecedor! :) No entanto, é natural que surjam questões individuais. Só mesmo os homens é que têm direito a camisas de manga comprida? É que eu tenho uma tatuagem no interior do pulso. Com o relógio a mesma fica tapada, mas será factor de exclusão? Outra situação, fui chamada para o Open Day no próximo dia 12 de Julho, mas não tenho qualquer hipótese de ir. Deverei enviar algum e-mail a explicar o motivo ou fico automaticamente excluída? Obrigada! :)
      Beijinho

      Eliminar
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  32. Recebi o e-mail para participar da entrevista na terça feira.
    Mas dessa vez não é open Day...
    O procedimento de entrevista é o mesmo?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde
    Fui chamado para a sessão de recrutamento da hifly, hoje dia 22/05, e tinha tudo pronto para estar presente. Por questões familiares não consegui estar presente. Enviei um e-mail a explicar e a pedir para participar numa nova sessão de recrutamento. Serei chamado? Devo enviar o meu CV novamente e reiniciar o processo? A entrevista era muito importante para mim e queria muito ter estado presente.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Entre em contacto com os recursos humanos por email e exponha o assunto. Boa sorte.

      Eliminar
  34. Olá boa noite, eu estive hoje na entrevista em Lisboa e passei a fase dos exames médicos, agora o que gostaria de saber é: quais são as atuais bases da hifly. E quantos dias leva o curso de conversão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fizeste o exames médicos??? Eu passei nas entrevistas e estou à espera de me chamarem para ir fazer o exame médico.

      Eliminar
    2. Bom dia. A base é Lisboa e a conversão deve ser 2 semanas. Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
  35. Boa noite! Gostaria de saber em que consiste o curso OCC da Hifly? Já fiz o curso da MACF e gostava de saber o que esperar no OCC... Obrigada por toda a partilha de informação!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. É uma conversão à empresa em si, aos seus aviões, procedimentos SOP e de emergência. Boa sorte para o occ!

      Eliminar
    2. Assistente de bordo, uma questão para si, por favor.
      Há duas semanas tive exames de sangue e urina e nunca mais tive qualquer feedback. Já estou a desesperar... Liguei ao gabinete médico, que me disse que se se passasse algo com as análises, já teria sido contactada... Enviei email há HiFly há mais de uma semana e não obtive qualquer resposta. Sabe o que se poderá passar?!
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá. Percebo o seu desespero. Estes processos podem demorar como por vezes são para ontem. Se fosse algo grave, já saberia.
      Eles estão provavelmente ocupados a agrupar candidatos apurados por turmas, a gerir cursos e necessidades. Estão com muita falta ainda pelo que não deve demorar. Em breve terá a sua resposta. Boa sorte e tudo a correr bem. Força. Beijinhos.

      Eliminar
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  37. Hey, passei para a fase dos médicos. Que tipos de exame costumam realizar? E quais são as análises ao sangue?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Não lhe sei dizer o que analisam no sangue e urina. Sei que fazem despiste de drogas. Boa sorte.

      Eliminar
  38. Ola boa tarde, eu realizei meu curso de comissário no Brasil, e fui aprovado pela ANAC de lá.
    Acha que preciso fazer novamente o curso aqui ou já é possível fazer o curso de conversão?... uma vez que fiz um ótimo curso com práticas na selva e no mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Desculpe a demora. Julgo que terá que fazer um cá. Terá que ter um europeu, mas não tenho a certeza. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  39. Olá! acha que na entrevista médica as raparigas devem levar saia e camisa, como para as outras provas, ou basta irmos formais mas podemos levar umas calças e assim algo mais descontraído? obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, gostava de saber isso também.

      Eliminar
    2. O Tiago também quer saber se tem que ir de saia? :)
      Podem ir de calças, sim, mas formais. Boa sorte para os exames.

      Eliminar
  40. Boa tarde. O line check é difícil e bastante exigente, não havendo muita margem para falhar?
    As perguntas costumam ser muito complexas?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Existe sempre margem para falhar. Não é difícil. Irão fazer perguntas fe security, safety, material emerg relativo apenas aquele avião, first aid, sops. Esteja atento na conversão. As perguntas não são complexas. São referentes à matéria que vem nos manuais. Estude um pouco e prepare o voo. Veja o serviço, não descuide a parte da imagem e postura, pois também será avaliado nisso. Leia os discursos que também fazem parte da avaliação. Boa sorte. Beijinhos e tudo a correr bem.

      Eliminar
  41. Apos confirmação de sucesso por parte dos RH no dia da entrevista e de analises medicas, recebi um email, duas semanas depois, com a informação que nao vao dar continuidade à minha candidatura. O gabinete medico garantiu-me que nada se passa com as análises.
    Alguem teve esta experiencia? É normal? E até que ponto é 'ético' darem uma garantia de entrada (que apenas estava condicionada por exames medicos e cursos) e, de repente, sem darem motivo, não darem continuidade à candidatura?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Não é ético, simplesmente parece que brincam com as pessoas, devias ter de fazer o curso de conversão e só aceitam os que pagam o curso, é o que tem acontecido com outros candidatos, deveriam dizer desde o início que não seriam aceites e não criar expetativas, mas nem explicam o porquê de não darem continuidade e entretanto continuam a recrutar, só publicidade para a empresa. Aconteceu o mesmo comigo à tempos atrás, boa sorte para a próxima.

      Eliminar
  42. Não querendo arranjar polémicas...muito pelo contrário, penso que este blog pretende ajudar e estimular pela positiva quem pensa vir a ingressar nesta carreira ou se encontra em processo de candidatura, ou apenas tem curiosidade (como eu) e acho que comentários como este não trazem valor acrescentado. Sejam felizes.

    ResponderEliminar
  43. Este e todos os blogs servem para esclarecer dúvidas e não para ver o mundo cor der Rosa, ou falar so do positivo.

    ResponderEliminar
  44. Boa noite. Depois do envio de candidatura em 11 de abril fui aos medicos dia 3 de maio e a entrevista dia 29 de maio. Hoje fiquei a saber que fui selecionado. Curso de conversao comeca dia 11 de junho. Estou ansioso e desejando comecar. Obrigada assistente de bordo por toda a informacao dicas e partilhas...foi muito util����

    ResponderEliminar
  45. Olá a todos. Fiz os exames médicos (sangue e urina) no dia 29 de maio e ainda não recebi feedback. Costumam demorar tanto? Alguém me sabe dizer também se, na consulta com a Dra. Luisa, ficamos logo a saber se entrámos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá, eu fiz no dia 04 de Maio e também continuo à espera. Todos os colegas que estavam comigo já receberam resposta menos eu. Pelos vistos leva uma eternidade.

      Eliminar
    3. Fizeste apenas recolha de sangue e urina? Ou já tinhas ido à segunda consulta?

      Eliminar
    4. Fiz sangue, urina e fui à consulta com a Dra. Tudo no mesmo dia.

      Eliminar
    5. Eu fiz apenas sangue e urina! Ainda não me chamaram para a consulta com a Dra. Estou a ficar preocupada com o tempo

      Eliminar
    6. Olá! Estou na mesma situação, fui chamada apenas para as análises e não para a consulta. Já te chamaram entretanto? O que me foi dito pela recepcionista da Dr.Luísa foi que só serei chamada para a consulta se passar nas análises..

      Eliminar
  46. Fizeste apenas recolha de sangue e urina? Ou já tinhas ido à segunda consulta?

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde eu por exemplo não sei nadar e não falo inglês fluente, achas que devia tentar na mesma ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. São dois requisitos obrigatórios em aviação 🤔

      Eliminar
  48. Só mais uma questão qual é a idade máxima exigido ???

    ResponderEliminar
  49. Ola boa tarde, obrigada por todo o esclarecimento que da no seu blog.
    a minha questão é sobre a sessão de recrutamento, como é e que tipo de perguntas costumam fazer? aqui falam num teste de cultura geral, gostaria de saber mais pff. aguardo uma resposta, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Só me lembro que tinha umas de geografia e uns textos para traduzir. Não era difícil. Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  50. Alo entrei na HIfly. Vou fazer os exames médicos e o curso, será que me podia informar en relação aos ordenados, quando falar em 580€ base mais os 68 por cada dia fora, é com descontos ou não. Ainda vamos ter que descontar sobre esse valor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Parabéns antes de mais.
      Descontos sobre o ordenado base. As ajudas de custo não sei alvo de descontos. Beijinhos e boa sorte! Bons voos.

      Eliminar
  51. Olá :)
    Passei ontem para os exames médicos, que serão na próxima Terça! E já vamos ter as informações sobre o curso... alguém sabe se assinamos contrato com a empresa antes do curso? Porque disseram que depois dos exames médicos já é certeza que entramos para a companhia depois da finalização do curso mas ainda tenho algumas dúvidas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bruna. Assina depois de passar o curso. É assim em aviação.
      :)
      Vai correr bem! Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá bruna. Quando te candidatas-te?

      Eliminar
  52. Boa noite. Quanto se paga do curso? O ordenado e as ajudas de custo são suficientes para ficar confortável durante os 21 dias que se passa fora? Obrigada

    ResponderEliminar
  53. Boa noite.
    Cheguei à fase dos exames médicos e, infelizmente, não deram seguimento à minha candidatura. Sabe-me dizer se me posso voltar a candidatar ou se há algum período de carência? Como tenho escoliose e não sei se foi por causa disso que me dispensaram (vou tentar saber através de e-mail aos recursos humanos da Hifly), estou a pensar ir fazer exames médicos à força aérea ou à UCS para tirar as dúvidas e verificar se a escoliose é realmente impeditiva de realizar o trabalho em causa. Acha que faço bem? Dependendo dos resultados dos exames, estava inclusive a pensar fazer o curso inicial na Macf ou na IFA. Qual delas me aconselharia? Se optar pela IFA, ao valor de 73€ dos exames médicos acresce mais alguma coisa ou são mesmo só 73€?
    Muito obrigada pela atenção e desculpe tantas perguntas.

    ResponderEliminar
  54. Olá, sabe dizer se têm recrutado pessoal com idades próximas dos 40 ou se preferem malta mais jovem? Obrigado

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde, alguém sabe se estão a fazer novo recrutamento agora?

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde!!!
    Fui à cerca de uma semana à sessão de recrutamento, passei e fiz exatamente no mesmo dia os exames médicos. Alguém me pode dizer qual é o normal tempo de espera para que seja chamada novamente?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, também irei à próxima sessão de recrutamento. Será que pode dizer como funcionou todo o processo? Obrigada, desde já :)

      Eliminar
  57. Bom dia!
    Estou a pensar concorrer a Hifly.
    Não tenho experiência nem curso inicial. Para concorrer é necessário já possuir curso inicial ou depois posso fazê-lo caso entre? É pago por nós certo?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  58. Olá!! Como posso saber mais informação sobre Open Days aqui por lisboa? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  59. Boa tarde. Fui na semana passada a uma sessão de recrutamento em Lisboa. Fui logo rejeitada no primeiro teste o que me deixou um bocado indiganda. O teste constava de dois textos bastante simples para traduzir (Inglês/Port/Port/Inglês) que tenho a certeza que trazudi corretamente. Nas perguntas de cultura geral errei só duas perguntas. No questionário médico mencionei que tenho miopia. Qual terá sido o motivo para ter sido excluída tão rapidamente? Obrigada

    ResponderEliminar
  60. Olá, parabéns pelo blog e por toda a informação partilhada.
    Do que li, está assegurado o ordenado mínimo, ao qual acresce 68€ por cada dia fora de Portugal. Tratando-se de uma ajuda de custo, presumo que o alojamento e a alimentação (fora do país) serão suportados pelo trabalhador. Será assim?

    ResponderEliminar
  61. Olá! Queria uma opinião, pois com certeza que cinheces malta que trabalhou nas duas companhias, além da tua experiência. Recebi a golden call da Emirates e também ja fiz os exames médico da HiFly, indo em breve para a MacF. Não sei o que escolher, honestamente. O que garias no meu caso? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens algum email para eu dar-te a minha opinião?

      Eliminar
    2. Sim, aqui vai: mikemercy14@gmail.com
      Obrigado!

      Eliminar
  62. Sabem se excluem pessoas com aparelho fixo e miopia?

    ResponderEliminar
  63. Ha tempo de esperar entre entrevistas ? Eu em maio passei mas depois de fazer análises disseram que não iam proguessuir sem explicar porque mas eu queria tentar de novo no open day. Será que se lembram de mim e vão excluir pk já lá estive ? Tenho medo de faltar ao trabalho para nada mas era o meu sonho

    ResponderEliminar
  64. Olá :) venho aqui contar a minha experiência sobre o recrutamento no qual participei este mês.
    Uma vez que me baseei e preparei através deste blogue e dos comentários de pessoas que partilharam aqui a sua experiência, acho que também eu devo dar o meu testemunho para poder ajudar.
    Então, tal como já aqui referiram, a primeira fase consiste em preenchermos um questionário clínico acerca de doenças que possamos ter, etc. Temos também de fazer tradução escrita de um texto de Inglês para português e vice-versa e responder a umas 8/10 questões acerca de países, cidades, membros da UE e aviões frotados pela hifly. (São nos dados 20min para isso). Depois corrigem os testes e analisam tudo e comunicam quem passou á próxima fase que consiste numa apresentação individual oral em inglês para o grupo e juris. Depois quem passar nessa fase receberá e-mail para ser chamado a realizar exame de urina e sangue. Se estiver tudo ok, então será chamado para uma consulta com uma médica que irá passar exames para realizarmos e só depois dos resultados ficaremos a saber se podemos ingressar no curso.
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, como funciona a tal apresentação? e é em ingles? é falarmos de nós apenas?

      Eliminar
    2. Bom dia, que tipo de exames a médica nos dá para realizarmos?

      Eliminar
    3. Bom dia depois dos testes medicos ingressou de imediato no curso ??
      Obrigafa

      Eliminar
  65. Ah, esqueci-me de referir que os textos de tradução são fáceis, nada de mais :) e o meu recrutamento foi em Agosto

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde, muito obrigada a todos pelo esclarecimento que já deram aqui ao longo do blog. Relativamente as perguntas de cultura gera, alguém sabe dizer se são perguntas com países/cidades mais desconhecidos ou o contrário? E quanto a perguntas da UE é nº de países, quais os países ou entram mesmo no detalhe de anos de entrada de cada um dos membros?

    ResponderEliminar
  67. Quanto á UE perguntam o número de países e depois perguntam por exemplo onde se situam as Maurícias, em que continente X pais pertence, etc

    ResponderEliminar
  68. Quem foi ao OD em Lisboa soube logo se passou? Foi tudo no mesmo dia? Quero ir ao do Porto mas não sei quantos dias preciso de tirar no trabalho.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  69. Em que consistem os testes psicotécnios ? E quais as fases a seguir ?

    ResponderEliminar
  70. Olá! Fui ao open day no dia 6/09 em lisboa e no dia da 1ª fase - em que analisaram a nossa imagem e fizemos teste de cultura/inglês por escrito, estavamos divididos por grupos e no fim de cada grupo aguardávamos um pouco e davam logos os resultados. Quem passou, pediram para se apresentar no dia seguinte, 2ª fase - em que foi feito o teste oral de inglês, e no final de cada grupo também informaram quem passou aos testes médicos.
    1º fase:
    Teste de cultura: (ex. do meu) 1) Qual a capital da Argentina?; 2) Em que continente fica a Venezuela?; 3) Em que continente fica Myanmar?; 4) Bratislava é a capital de que país? 5) Quantos aviões tem a Hi Fly? 6) Quantos países tem a UE?
    Teste inglês: uma tradução básica de PT para EN, um texto sobre Portugal.
    2ª fase:
    Teste oral de inglês - uma breve apresentação sobre nós, estudos, o que ambicionamos e porque ali estamos e escolhemos a companhia, 2 minutos para falar.
    3ª fase:
    Testes médicos - não posso opinar porque só vou agora durante a semana!
    Resumindo, se passares na 1ª fase, mandam-te aparecer logo no dia a seguir. E os testes médicos marcam logo na semana a seguir, mediante as datas que tiverem disponíveis.
    Basicamente para o teste cultural, é estudar todos os países para onde voam e fazem questões sobre isso.. Mas a ideia com que fiquei é que conta muito mais a imagem do que o resultado do teste, teste cultural é mesmo insignificante. Vêem o teste de inglês e imagem. Já que entra um a um na sala, para poderem avaliar a postura, imagem, sorriso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia ja foi aos testes médicos ??Gostaria de saber como se processa ??
      Obrigada

      Eliminar
    2. Até agora ainda só fomos chamados para fazer análises. Nas próximas duas semanas deverão chamar para a consulta com a Drª Luísa. Numa primeira fase é mesmo ir só ao consultório da Drª fazer análises, depois é-se chamado para a consulta, em que fazem um audiograma, consulta de oftalmologia.. e podem pedir mais exames extra.. normalmente nessa consulta informam também se continuamos ou não.

      Eliminar
  71. Na MACF chamaram-me uma segunda vez para fazer uma prova oral e escrita … alguém me sabe dizer o que possa sair nesta prova? Obrigado!

    ResponderEliminar
  72. Olá, tenho uma pergunta um pouco parva mas sera que aqui alguém sabe me dizer se só com o 11° tenho alguma hipotese? Falo inglês sem dificuldades mais duas outras línguas estrangeiras, tenho 22 anos, 1,65, sei nadar e ja viajei bastante. Penso que basicamente tenho tudo, falta me so mesmo o 12° que infelizmente ainda não tive oportunidade de concluir.

    ResponderEliminar
  73. Boa noite
    Gostaria de saber qual o valor do curso e se depois de aprovado é garantido o contrato com a Hi Fly?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  74. Alguem do openday de Lisboa foi chamado para fazer a consulta com a doutora Luiza?!

    ResponderEliminar
  75. Eu fui e ainda nada, mas pelo que sei, dão a resposta entre uma a duas semanas.

    ResponderEliminar
  76. Boa tarde teve alguma resposta entretanto ??
    Algum dos candidatos depois da entrevista com a Dra Luisa teve alguma resposta ??

    ResponderEliminar
  77. Olá, eu fui ao open day dia 11 de Setembro no Porto, passei em tudo, uma semana depois fui fazer os exames médicos, a médica disse me que os resultados estariam prontos dentro de uma semana e até agora nada, nem sim nem não, sei que já começaram o inicial dia 8/10, eu tendo experiência sei que só faço a conversão, mas é normal demorar assim tanto tempo, sendo que houve pessoas que já obtiveram os resultados(apenas quem tinha de fazer inicial) e estiveram comigo no mesmo open day ?

    ResponderEliminar
  78. Bom dia.
    Os cursos são pagos pelos candidatos ou são a cargo da Hy Fly?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será pago por si. A escola será a Mac-F. Tem mais informações num post sobre os cursos. Boa sorte

      Eliminar
  79. Olá, parabéns pelo blog que muitos potenciais e futuros Comissários têm ajudado. Uma pergunta.. Em que piscina costumam treinar o salvamento? É que embora saiba nadar, confesso que nadar com um fato macaco vestido numa piscina que não conheço.. deixa me um pouco desconfortável não sei.. (mariquices eu n sei mas tenho muitorrespeito pelo mar/água..) Estou na fase final do (longo) processo de seleção e estava a pensar em ir nadar na piscina onde costumam treinar salvamento em água só para me famíliarizar e ficar um pouco mais tranquila não sei.. Obrigado pelq dedicação ao blog e a todos nós, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana. Obrigada!
      Normalmente é na piscina de Alhandra (e já me disseram que pode até nadar vestida). Nada como perguntar. Com a TAP é lá. Beijinhos e tudo a correr bem.

      Eliminar
  80. Boa tarde.

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog.
    Tenho uma ou duas questões. Já tenho a Cabin Crew Attestation. Penso que agora apenas tenho te fazer o curso de conversão, correcto? O training course é em Lisboa?

    Continuação do bom trabalho e muitos voos

    ResponderEliminar
  81. Olá. Vou para o Porto no 15 de fev e estou um pouco preocupada porque li tudo nesta página e vejo muitas pessoas postando que foram chamadas / enviadas por e-mail para serem convidadas para as entrevistas. Mas um dia aberto significa que todos podem ir direto para lá, certo?

    Eu quero perguntar, no anúncio dice que você deves falar inglês fluentemente. Eu não falo português. Alguém tem alguma informação sobre a tripulação internacional não portuguesa contratada pela Hi Fly?

    E se alguém se lembra de qualquer questão de teste de conhecimento geral (exceto aqueles que foram ditos aqui), eu realmente agradeço, obrigada. Tenho amplo conhecimento geral em Geografia, mas estou nervosa com isso, como ouvi muitas pessoas falharam nisso.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  82. Oi pessoal. Ha aqui alguem que me possa dizer quais os documents que a Hi fly pede antes de ingressarmos no curso, registo criminal e o que mais?
    Obrigado!!

    ResponderEliminar
  83. Olá! Boa noite :) Relativamente ao curso é em horário pós-laboral? Qual o custo? É suportado por nós o valor ou é suportado pela hifly? Chumbei na TAP por 2 cm mas o meu cc tem 1.60m, achas que vale a pena tentar? Em bicos de pés chego aos 2.12m. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que azar...
      Tenta a HiFly. Não costuma ser tão rigorosa se for por poucos cms.
      Curso inicial é na MacF. Existem posts sobre o curso e é uma questão de ligares para a escola. Beijinhos e tudo a correr bem

      Eliminar
  84. Bom Dia, tenho curso de tripulante de cabine e aprovação pela ANAC do Brasil, você sabe se a HiFly contrata brasileiros ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não, para trabalhares para uma companhia aérea portuguesa tens que ser detentor de um Cabin crew attestation modelo EASA. Quer isto dizer, tem que ser aprovado pela autoridade europeia, como tiraste no Brasil a autoridade é diferente, logo o curso que tens na Europa não te vai valer de nada. A Hifly contrata Brasileiros sim, terias era que repetir o curso aqui na Europa para ficares apto. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  85. Boa tarde, antes de mais muitos Parabéns pelo blog, super esclarecedor, e com informação muito diversificada. Além do mais, houve dúvidas que vi esclarecidas neste blog, após muita pesquisa, apenas aqui encontrei muitas respostas às minhas dúvidas. Em relação à Hi fly a minha dúvida é a seguinte, são mesmo 21 dias non stop? Qual é a possibilidade de regressar à base nesse período dos 21 dias? Uma vez? Nenhuma? Estou interessadíssima em concorrer à hi fly mas antes de dar esse passo, queria só esclarecer esse “pormenor”. Mais uma vez obrigado por ajudares tanta gente a ganhar asas para “voar”

    ResponderEliminar
  86. Boa tarde, tem alguma informação que possa partilhar relativamente ao pessoal de terra, sobretudo engenharia e auditores?

    ResponderEliminar
  87. Quais os testes físicos? Tenho 1,95, tem algum máximo
    De altura? Quanto a tatuagens, só tenho nos braços em partes escondidas, na zona do bíceps, é aceite?

    ResponderEliminar
  88. Boa tarde!
    Vim dar algumas luzes de como foi o open day de hoje:
    Chegamos, e quando os RH chegaram, fomos um a um entregar a documentaçao pedida (cc, cv, certificado...). Depois fomos chamados num grupo de 35 pessoas para dentro da sala, no qual tivemos a preencher (em pt) uma folha com os nossos dados, e uma folha que era do genero ''medical'' (se tinhas alguma doença bla bla bla). Acabamos de preencher e saimos com essas mesmas folhas. Depois fomos chamados, um a um, para entregar a folha (que a meu ver foi para apenas para ver a nossa postura, comportamento corporal...) pq depois disso foram pessoas eliminadas. Como eu. Nao dizem o porque. Foram cerca de 6/7 pessoas eliminadas num grupo de 35. O que aconteceu na etapa a seguir (nesse mesmo dia) foi me dito por um amigo: o meu ''ex'' grupo foi chamado novamente à sala onde tinham numa folha um objeto aleatorio, e tinham 1 minuto para escrever qlq coisa e depois falarem e explicarem, em ingles, como poderia ser usado em aviao ou nao. Podiam usar a imaginaçao. Nesse mesmo grupo apenas 5 pessoas passaram... e amanha sera a 2 fase: entrevista. Acho que ninguém estava à espera. Estavam todos a contar com uma apresentaçao em ingles, e nao foi nada disso.
    Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  89. Boa noite! Alguém por aqui que tenha ido ao último evento de recrutamento da Hifly? Eu estive lá e passei até a todas a fases até agora… mas entretanto enviaram e-mail a informar sobre a próxima fase que será o Curso Inicial, é que só depois teremos a última fase dos Exames Médicos ao contrário do que tem sido reportado aqui pelos comentários! A questão é, Qual a probabilidade de estarmos a investir tanto dinheiro no curso e depois não passarmos nos exames como tantos outros que dão aqui o seu testemunho dizem não ter passado? O que fazer? Alguém pra aconselhar?

    ResponderEliminar
  90. Boa tarde, chegou a fazer o curso? e depois é que fez os exames médicos? Passou?

    ResponderEliminar
  91. Boa tarde,

    Gostaria de saber quando se começa a voar pós cursos e exames médicos!

    Obrigada! Desejo sorte e sucesso!

    ResponderEliminar
  92. Boa noite. Se alguém me conseguir ajudar agradecia muito. Dia 11 de janeiro fui ao open day no Porto, no dia a seguir recebi um mail a dizer que tinha sido pré-seleccionado para fazer o curso de conversão. Até hoje não me disseram nada nem me responderam a dois email que enviei a questionar. Devo presumir que não me chamam? Obrigado

    ResponderEliminar