quinta-feira, 22 de junho de 2017

Dicas para uma boa entrevista




Com o aproximar do dia da entrevista ficamos mais ansiosos, receamos e recapitulamos o que iremos dizer, juntamos informação da empresa e de possíveis experiências de outras pessoas, engenhamos possíveis cenários e perguntas e acabamos por dormir mal de véspera.
Quase todos já passámos por isto pelo menos uma vez, sobretudo quando realmente temos interesse na vaga e empresa em questão.
Sendo assim, quis aqui reunir um conjunto de dicas para quando estivermos perante uma entrevista importante. Funciona quase como a minha catarse, como uma forma de libertação perante os erros e emoções menos positivas que me causaram um adiar de um objetivo profissional; um ''não apto''; um ''lamentamos informar que''; ''agradecemos o interesse na nossa empresa, no entanto''.
Uma vez que esta é uma das profissões com bastante procura em Portugal (e não só), é importante refletirmos um pouco e percebermos o que os entrevistadores analisam num candidato para que assim consigamos distinguirmo-nos pela qualidade das centenas que também lutam por um lugar. 


Antes do dia da entrevista:


- Reunir informação da empresa.

- Copiar documentos solicitados.

- Procurar saber mais sobre o processo da entrevista junto de quem já tenha concorrido.

- Preparar o fato, escolher algo em bom estado e que nos faça sentir confiantes. Ter em atenção aos requisitos de imagem solicitados para ir à entrevista.

- Evitar informar que vamos a uma entrevista para que não recebamos inúmeras mensagens de apoio que só nos deixam mais ansiosos. Sentir o apoio dos nossos é bom, mas poderá causar medo ao acharmos que os podemos desapontar caso não consigamos.

- Para os mais sensíveis, jantar algo leve e deitar cedo.

- Não beber álcool, claro.


No dia da entrevista:


- Comer algo leve e evitar a cafeína.

- Certificar que a nossa imagem está bastante cuidada e que levamos todos os documentos.

- Chegar um pouco antes da hora marcada. A ansiedade causada ao chegar atrasado, só aumentará o stress. É preferível sair cedo de casa, contando sempre com possíveis imprevistos.

- Imaginar que os entrevistadores já estiveram outrora no nosso lugar. Agora, esses entrevistadores querem apenas recrutar candidatos com excelente atitude e confiança que contribuam para o sucesso da empresa.

- Aprende a vender o que de melhor há em ti, a vender a qualidade que possa ser bastante útil neste trabalho; pode ser experiência, um curso, uma virtude.

- Cala o heterónimo negativo e deprimido que possa existir em ti. Frases e pensamentos negativos não te ajudarão em nada e funcionam como atração a outros que tais. Quanto mais pensares coisas negativas a teu respeito, mais elas começarão a parecer reais.

- Adota pensamentos positivos e confiantes em relação a ti, repete-os em voz alta, nem que os escrevas no espelho da tua casa de banho, regista esses pensamentos e objetivos de uma vez por todas na tua cabeça. Posso dar-te o exemplo de um amigo que durante alguns anos trabalhou comigo numa companhia aérea. Ele tinha sempre consigo um postal da TAP, com uma fotografia de um dos seus aviões e levava-a sempre consigo para os briefings, discretamente, claro. Quem reparava e por curiosidade o questionava, ele respondia ''não me quero nunca esquecer do meu derradeiro, real objetivo''. Hoje está lá.

- Atenção à postura, pois estão sempre a olhar para nós e atentos a pormenores que evidenciam a nossa confiança ou falta dela:
  • Senta-te de costas direitas, sem estares tenso. De forma relaxada e confiante.
  • Inclina ligeiramente o teu corpo para a frente pois demonstra que estás interessado.
  • Inclina por vezes a cabeça, pois reflete seres uma pessoa amigável.
  • Não cruzes os braços, mantem as mãos visíveis no colo (unhas querem-se impecáveis).
  • Os pés deverão estar entrelaçados ligeiramente para o lado ou ambos firmes no chão, pois mostra confiança. Não deverás agitar as pernas pois é o sinal mais evidente de nervosismo. Ter uma perna por cima do joelho poderá demonstrar arrogância.
  • Sorri.
  • Pensa antes de responder; responde sempre com palavras e não com monossílabos ou a acenar a cabeça. Fala pausadamente e tem atenção ao tom que não deverá ser baixo, pois demonstra timidez. É necessário falar com entusiasmo se não torna-se monocórdico, enfadonho. Tens que ser memorável, tens que te destacar de forma positiva.
  • Atenção ao discurso e linguagem. Sê honesto; dá exemplos quando solicitados e refere aspetos relevantes. Sê inteligente ao falar de ti; responde de forma objetiva a questões pessoais e familiares; não critiques os antigos empregadores; atenção aos defeitos que enumeras quando solicitados e aos erros gramaticais. Não fales de coisas desnecessárias nem te sobrevalorizes.
  • Procura interagir com outros candidatos; demonstra que és uma pessoa sociável, mesmo quando julgas que não te estão a observar (quando estão na sala de espera, por exemplo). Se a entrevista for de grupo, não fales por cima de ninguém nem critiques os outros para te evidenciares.
  • Agradece no final pela oportunidade.

Após a entrevista, analisa-a mentalmente, vê onde estiveste menos bem e nos pontos em que estiveste melhor, mas depois segue em frente, desliga, pois já não há nada que possas fazer, o resultado já não está nas tuas mãos. Desliga mentalmente e emocionalmente e até fisicamente; vai a casa tirar o fato e bebe um copo para descomprimir numa bela esplanada. Já está feito. Done.



21 comentários:

  1. Boa tarde,

    Sabe alguma informação sobre o processo de recruta da Emirates?

    Obrigada pelo blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!

      A Emirates não tem recrutado em Portugal... vi que estará na Austrália e a recrutar no Dubai. No google encontra imensos sites com informação do recrutamento e das diferentes fases (até o site deles de recrutamento deles é bastante esclarecedor). É estar atenta aos open days ou tentar ir a um dos que já estão agendados. Boa sorte!

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Tenho entrevista de recrutamento na TAP entretanto,falo francês e tenho certificado de inglês nivel B1 mas devido à falta de prática, percebo o básico mas não consigo responder 100% corretamente de imediato, considera que isto será um factor que me elimine de imediato?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. O inglês e fulcral em aviação... Se se sente incapaz de manter um diálogo normal aconselho a que tire um curso de inglês antes. Em qualquer companhia aérea terá que falar inglês diariamente e os manuais são também em inglês.
      O francês é algo que terá depois a seu valor.
      Não desista. Boa sorte!

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    na entrevista inicial de imagem, para alem da pesagem também somos submetidos a medição da altura?

    Obrigada

    PS. Adoro o Blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada!
      Sim, também será medida descalça.
      😉
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  4. Olá querida! Parabéns pela página e muito obrigada por toda a informação que disponibilizas e que se torna possível por aqui =)

    Eu fiz candidatura espontânea para a Hi Fly a semana passada mas há 2 questões a tirar-me o sono. Gostava de saber a tua opinião.

    Eu vivo em Portugal há 14 anos e não tenho sotaque mas, a minha nacionalidade ainda é brasileira. Achas que há inconveniente para eles? Tenho medo que não queiram me contratar por conta de eu ainda ter um passaporte brasileiro.

    A segunda questão é que quando eu acabei o secundário eu fiquei com uma disciplina para trás...uma disciplina por fazer. Como eu trabalho com artes isso nunca me afectou mas agora que pretendo mudar de profissão tenho medo que não aceitem essa condição. Eles pedem histórico escolar ou algum tipo de comprovativo?

    Obrigada! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, o 12º ano de escolaridade ou o ensino secundário só é considerado "completo" quando, de facto, tiver as disciplinas todas feitas e sendo que é um dos requisitos, talvez seja melhor procurar completá-lo primeiro. Desejo-lhe muita sorte!

      Eliminar
  5. Pois é, assistente de bordo, os defeitos quando nos lo perguntam. A mim perguntaram que defeitos acho que tenho. Lá disse dois ou três. E chumbei. Lol não sei se foi por isso, mas... que defeitos pode uma pessoa apontar a si próprio numa entrevista de trabalho? As pessoas preparam-se para mostrar o melhor de si, não o pior. É que de facto não vejo que defeitos possa haver que possam ser “aceites”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... lamento.
      Infelizmente nesta área temos que ser nós a tebtar descobrir o porquê de não termos sido aceites. Raramente nos dizem. Julgo que o mais comum é nervosismo, má postura e insegurança, não ir bem vestido...
      Na fase em que temos que falar de nós, julgo que mais vale sermos sinceros pois para o bem ou para o mal, temos ou não perfil para esta área.
      Os defeitos clássicos são teimosia mas que apesar de mau poderá ser visto como persistência e talvez ser muito exigente consigo mesmo. Mas não sei. Os entrevistadores têm em conta tanta coisa e o que digo são suposições. Fiz alguns posts sobre isso há maid de um ano. Leia esses antigos sobre entrevistas e pode ser que o ajude. Boa sorte e não desista. Reflita no que lhe pode ter corrido mal e corrija. Beijo

      Eliminar
  6. Oi! Você sabe se a TAP contrata brasileiros, mesmo sem cidadania portuguesa? É necessário já ter um visto de trabalho?
    Parabéns pelo blog e obrigada por todas as informações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Julgo que é necessário ter passaporte europeu... mas nada como tentar e obter informações oficiais. Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá! tenho entrevista este Domingo e estou um pouco nervosa...
    Será que me pode ajudar, quanto ao tipo de perguntas feitas na avalição em Inglês?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Sou brasileira mas possuo passaporte português. Fui chamada para entrevista semana que vem. Acha que meu sotaque brasileiro pode atrapalhar?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Ola! Tenho entrevista de imagem amanha podem me dizer em que consiste? So verificar imagem altura peso ou fazem mais algum tipo de questao? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode dizer-me quando enviou o currículo e quanto tempo esperou até ser chamada para a entrevista?

      Eliminar
  10. Olá! Para ser assistente de bordo da TAP é necessário requisitos universitários?!
    As pessoas com óculos podem ser eliminadas?
    Obrigada pela atenção! O seu site tem me ajudado muito bjs😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não, basta o 12º ano.
      Quanto aos óculos não tem problema desde que sejam discretos.

      Eliminar
  11. Boa noite! Para o recrutamento da TAP como hospedeira é necessário frequentar ginásio? Visto que li que faziam sessões de boxe! Será verdade??! Obrigada e bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Nunca ouvi tal coisa.
      Há uma prova na piscina.
      Temos aulas de defesa pessoal, mas para nossa própria protecção. É dado pela companhia. Nada de boxe :)

      Eliminar
  12. Boa tarde! Uma questão, alguém que seja chamado para entrevista e chumbe, pode voltar a concorrer eventualmente?

    ResponderEliminar