segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Vamos falar de pilotos?


Pilotos, esta classe galáctica que nos conduz pelos céus. Este texto é para vocês.

Tantas divisas para encher as mangas com personas existentes nesses cockpits por aí e tanto a dizer destes escritórios com uma vista incrível. Analisaremos então este mundo visto por quem lida diariamente com pessoal navegante técnico, desde colegas nos escritórios a TMA's, e claro, comissários de bordo.


Despique?
Não. 
Vingança! (com direito à gargalhada final do Thriller do Michael Jackson).

Por onde começar?
 
Talvez pelos novatos, os saídos das escolinhas de aviação ainda com asas de frango da guia. Quando largados, após 10kg perdidos ou adicionados e após contacto com muita diversidade de instrutores e dissabores, eis que exibem finalmente aquele blazer e aquele Ray-Ban de aviador com muita euforia. É vê-los hirtos e histéricos, com uma lanterna a fazer checks aos pneus e com todo o power nas estadias. Passear com um newbie destes num mercado paupérrimo em Abidjan é ir acompanhada por um sorriso constante que não se desfaz, como o das manequins nos concursos para supermodel of the world. São aquele emoji em êxtase que tem duas estrelas nos olhos, sabem? Dizer-lhes que possuem um pequeno joystick é melhor do que dizer-lhes que a aterragem foi má. Nas aterragens deles encostamo-nos bem ao jumpseat e colocamos o lenço a tapar o colar cervical para amparar o impacto. Daí o propósito de usarmos lenço. 

Um comandante adora fingir em duas situações perante um rookie dos céus. A primeira é quando se ri das piadas do novato e a segunda é quando finge estar-se a sentir mal em pleno voo. E a cabineira também aplaude e promove as praxes sempre que possível. Adoramos praticar o Pilot Incapacitation. É o tal CRM.
 
Adoramos o piloto outrora cabineiro, que ousa tocar nos trolleys e fazer a sua bebida. Sabe falar a gíria da galley. É aquele que pede tudo com cuidadinho, sabe bem do que o hospedeiro é capaz.
 
E o piloto que nunca levará a refeição que sobrou da primeira classe?
 
Temos aquele piloto tão aficionado que voa ultraleves nas folgas e aquele que já só busca folgas.

E a senhora piloto? Freaking girl power! O Cabineiro fica louco e os passageiros ainda não acreditam ser possível. Agradecem-lhes à chegada e agradecem aos deuses. O cheiro da alfândega e dos lavabos do aeroporto assemelha-se ao de Grasse em França.

E o que casa com a farda? O amor à aviação fala mais alto. É o que casa com a companhia.
 
E aquele que coleciona assistentes de bordo? E quando as escalas o castigam e as colocam juntas na mesma tripulação? Bendita porta do cockpit. Já sabem o porquê de esta ser uma das profissões mais stressantes que existem.
 
Temos também o piloto entusiasta que tem o toque de mensagens autopilot off, está a par de todos os fóruns e subscreve a revista Take off Sirius, AeroNews, L'Aviation, Air International e recebe notícias diárias e automáticas do Google sobre aviação. O verdadeiro fã do Top Gun. O que está em êxtase com o Top Gun 2020! O que tem uma t-shirt do Goose e outra do Maverick. Mesmo sem jeitinho algum, faz modelismo de aviões e acena aos spotters. No dia seguinte vai em busca das fotos.

E os hobbies deles no cockpit nos voos longos? Atrevo-me?
  
O que adora teimar com os placas, tma's e tudo o que mexe. O "H" no alfabeto aeronáutico é Hierarquia, meus caros. É o que pede laranja descascada no pratinho. Cheiro de laranja nas mãos é para pobre.
 
É diferente do que tem mau feitio. Rosna sempre, sabe os manuais todos e implica com tudo. Pega com as assistentes e chefes mais novas porque sabe que pode. 

E o playboy engatatão, cheio de si, piropos e conversas parvas. Coitado. É tão bizarro como o que tem conversas tão estranhas que nos faz querer mudar de voo ao ver o seu nome. Alguns podem contactar com espécies interestalares, outros vêem como águias... São os que fazem com que achemos que se calhar os pilotos até são mesmo híbridos de aliens com humanos.
 
E aquele que quando coloca a farda se torna imbecil e depois quer ser porreiro nas estadias? É óbvio que apenas nos interessa saber a hora do pick up e é naquele momento que nos lembramos da nossa prima Maria, emigrada na Noruega e que coitada está tão mal. É uma chatice. Coitadita.
 
Existem muitos que têm medo da companhia onde trabalham. São os que não reclamam, não se exaltam nem reportam quando deviam.
 
O piloto que parece que tem o pin do remove before flight preso à aliança (para a tirar em voo) e os divorciados carentes de atenção, que pagam jantares em busca da sobremesa.
 
E os que levam tudo o que sobra dos voos? Vocês sabem lá o que lhes custa a vida, filhos crescidos que nem trabalham nem estudam (geração nini), pensão à ex-mulher, o barco na marina, o treinador de padel...
 
E os que perguntam ao chefe quem vai estar na galley da frente logo no briefing? E os que teimam em escolher a cabineira qual stripper num bar de alterne?

Temos também o engraçadinho, aquele que tem imensas piadolas acerca da melhor e mais incrível das classes e da deles. Exemplo: "Sabes o que é uma assistente de bordo grávida? - Pilot Error!".
 
E aquele que é tãooo tio. Sabe qual, querida? É todo um glamour, um óculo de sol incrível, um perfume intenso, um relógio clássico, um poliglotismo incrível acompanhado de uma voz forte de radialista.
 
Temos aquele comandante que descreve a rota toda ao pormenor e aquele que já nem fala para passageiros. ''O copiloto em nome do comandante e de toda a tripulação'' bem pode fazê-lo.
 
E aqueles pilotos que apenas jantam com os da sua estirpe? 

E aquele comandante que ganha tão bem e divide a conta na estadia por toda a tripulação onde não se inclui, junta o dinheiro de todos e ninguém se apercebe da laia do tipo. Existem. Acontece.


Adoramos também aqueles que fazem mil pedidos, mil cafés. Só pode ser porque nos querem ver.

E os que não esperam que termine o serviço para comer? Mentalidade em que tudo começa no flight deck. Sem eles, nada feito. Eles primeiro, passageiros depois. Que escândalo alterar esta ordem. Piloto é Deus!

Piloto que fica ali na galley, que se mete na conversa dos tripulantes de cabine.
Como assim?!
Xô para a marquise!
 
E o piloto papá, o que aconselha a que não se beba água da torneira, nem se comam saladas, nem se saia do hotel e que obriga a tripulação a ir à igreja ao domingo.

E os dos escritórios que lhes gerem a vida e as birras de parelhas ‘'não quero voar com este'' ou ''não quero ser verificado por aquele'', ''não faço simulador com este’'. São também quem lhes diz referente ao elearning ''é só puxar para baixo a página, comandante. O cursor do rato, comandante. O rato que move o ponteiro. Não sei por que se chama rato, comandante''.
  
Os engenheiros, entendidos do aparelho em si, são também excelentes observadores de pilotos. Adoram os pilotos de aviários, os que não foram informados na formação que teriam de fazer walk arounds quando chove ou neva numa noite fria, ou os que apontam a lanterna à fuselagem com a rapidez supersónica e dispersa como as luzes de um concerto pop.
 
O vulgo TMA também adora partilhar conhecimento com o piloto que descobre na linha que os aviões são possuidores de uma tecnologia extremamente avançada, e fica enternecido quando o esclarece de alguns sistemas.

Temos também o comandante pseudo técnico, aquele que reúne a tripulação à sua volta nos tempos mortos e tenta evidenciar aspetos técnicos, normalmente escutados por pilotos mais novos e pela cabinagem com extrema atenção. Este tipo de piloto fica automaticamente desconfortável quando chega o TMA. O comandante volta de novo a impressionar o puto piloto quando estão a sós no cockpit.
 
TMA fica espantado quando o piloto questiona as decisões tomadas por pessoas certificadas para o efeito, às vezes até o manual do fabricante.
 
O preferido dos TMAs é o piloto Aviador, o que faz o seu trabalho com afinco, tenta obter alguns conhecimentos extra junto das pessoas próprias, faz a separação de poderes no dia a dia, tenta agilizar situações mais complicadas, revela calma e perspicácia em situações não standard e claro, LVO / CAT III e pistas curtas são o momento alto do dia. TMA sabe também reconhecer competências.

Estão aqui presentes alguns, não todos. A verdade é que não vivíamos sem eles. A verdade é que até assim os adoramos. Somos todos aviadores e os aviadores adoram-se. Têm um mundo estranho em comum.

Não tentem entender isto.

Não há nada que nos custe mais que um último voo de um comandante ou o dia em que sabemos de um piloto que partiu cedo. Um piloto não se reforma nem conforma, estará sempre inquieto.

Esta classe enche-nos os jantares de histórias e aventuras e sem nos apercebermos fazem-nos apaixonar por aviação. Vamos criando odisseias em conjunto.

Para concluir, tenho uma frase lamechas de quem começou por imaginar homens a voar:

Todos juntos fomos elevados por penas. O Homem foi elevado ao céu como os pássaros e foi com as penas destes que escreveu cartas e criou teorias e que fez com que hoje estivéssemos todos juntos. Sem classes, todos os que incorporam o sector.

Isso vê-se em cada escritório de aviação repleto de pósteres; na quantidade infinita de merchandising para tontos aviadores (a saboneteira da minha casa de banho é um extintor de halon - confesso também que ofereci outros tantos); nos nossos dedos nas redes dos aeroportos a ver aviões a descolar e a aterrar; nos chocolates que oferecemos às tripulações sem motivo aparente só porque é simpático quando voamos como passageiros; no Natal quando achamos que não há nada mais interessante para uma criança que toda a linha de aviação da Playmobil; quando estamos todos no cockpit a ver os Alpes ou Miami a 39.000 pés ou a ver um avião ao nosso lado repleto de outros tontinhos como nós (que estarão eles a fazer?).

Temos todos a cabeça ao vento, somos todos iguais. 
 
No fundo, vai ser sempre assim.

156 comentários:

  1. Delicioso a cada palavra! Muitos parabéns Assistente de Bordo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!
    Acho que conheço um de cada "espécie" 😂
    O que já me ri!!
    O "xô, para a marquise!" está lindo 😂😂😂

    ResponderEliminar
  3. E novidade se PNC? Só se sabe que as duas turmas suspensas em junho começarão (?) dia 28 de outubro. Mais alguma coisa se comenta? Há algum tumor sobre o avanço das coisas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que sei, só uma turma começará no dia 28 de Outubro.
      Ouvi dizer que as outras duas iriam começar durante Novembro e que um concurso irá abrir em Outubro.
      Mas li aqui no blogue, não sei se é verdade. Parece que o sindicato também confirmou mas não sei se é verdade.
      Não ouvi nada na TAP.

      Eliminar
    2. Eu acredito nas boas intenções da pessoa que escreveu o comentário. Mas acho muito pouco provável o sindicato saber essas coisas. E ainda mais improvável acho a abertura de concurso este mês. Mas espero que de facto assim seja; que abram concurso e que façam muitas turmas.

      Eliminar
    3. O sindicato é formado por, maioritariamente, pessoal TAP.
      Não me parece que falasse no sindicato sem saber do que está a falar. Ainda para mais, a pessoa que comentou é Assistente de Bordo e deve estar sindicalizado.
      E porque é que que é improvável a abertura de concurso este mês?
      A própria TAP avisou os candidatos das turmas canceladas em Junho, que o curso já não seria este ano... e como se vê, mudaram de ideias.
      Sempre esteve previsto um concurso este ano.
      A TAP ainda precisa contratar mais tripulantes.
      A resposta que deram, que tinham o quadro de Tripulantes completo, foi para calar as pessoas.
      Isso já eu sabia.
      Todos os tripulantes da TAP sabiam isso...

      Eliminar
    4. Não estou a dizer que vá acontecer porque ainda não ouvi nada na TAP, mas é totalmente credível.

      Eliminar
    5. Pois é. O sindicato sabe, as pessoas que estão na tap lá dentro todos os dias não ouviram nada. Tem toda a lógica sim. Veremos então se abrem ou não. Quanto ao dizerem que não seria este ano, é mentira. A tap enviou um e-mail a dizer que estava cancelado mas não referia que não seria este ano. Acho que ainda não o apaguei

      Eliminar
    6. Você recebeu o email? Estava numa das turmas cujos cursos foram cancelados?
      E não recebeu email para avisar que vai começar o curso?

      Eliminar
    7. Precisamente. Provavelmente fui excluído por já ter passado um ano do início de recrutamento. Não faço ideia. Ou então farão uma 2.º turma. Pelo que sei havia duas turmas canceladas e parece que só convocaram uma.

      Eliminar
    8. O que ouvi dizer é que as outras turmas que estavam programadas (eram 3, se não estou em erro) vão fazer curso em Novembro.

      Eliminar
    9. Bom dia, pelo que sei, e de fonte segura, são duas as turmas que estavam e suspensas e vão iniciar o curso a 17 e a 28 de outubro. Torna-se óbvio um novo concurso por inúmeras razões, voos cancelados por falta de tripulação (estando o pessoal de cabine a queimar horas e a trabalhar em folgas) e as novas rotas previstas para 2020 incluindo a ponte aérea para Madrid. mas ainda não existe data prevista para o tão aguardado concurso, se Deus quiser será para breve.

      Eliminar
    10. Já sei disso desde o início do ano...e já o disse várias vezes aqui.
      A questão do milhão de dólares (euros?) é a data do novo concurso, que nem a TAP sabe.

      Eliminar
  4. Obrigada pelo riquíssimo texto. Deliciei-me nas suas palavras, serassistentedebordo!

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos, fui a entrevista inicial na TAP dia 20 de Outubro de 2018. Este ano, em Maio, fiz psicotécnicos e exames médicos, ficando apto. A minha questão é: Ficarei excluido dia 20 deste mês porque passa um ano? Obrigado e boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Em princípio não ficará excluído. Tem o recrutamento quase completo. Pelo que diz, não fez entrevista final, pois não? E recebeu mesmo um mail a dizer que ficou apto nos médicos?

      Eliminar
    2. Exactamente. Tenho email a informar que estou apto nos exames médicos, ficou em falta a entrevista final que foi cancelada aquando da suspensão dos cursos. O meu receio é tudo ir por água abaixo devido à data da entrevista Inicial...

      Eliminar
    3. Não se preocupe. Vai ser chamado de certeza. O que interessa são os psicotécnicos e os médicos.

      Eliminar
    4. Mas ainda lhe falta a entrevista final! Só passando aí se entra no curso. E só passando em todas as provas do curso se chega ao tão desejado contrato. Mas pelo menos aí tudo é mais rápido! Boa sorte

      Eliminar
  6. Bom dia, eu também estou numa situação parecida. Eu tive a minha primeira entrevista no dia 13 de Outubro 2018 e fiquei em bolsa em Novembro, mas em Maio recebi o tão esperado e-mail da TAP a marcar entrevista para os psicotécnicos, mas depois recebi outro a dizer que tinha sido desmarcado porque os cursos tinham sido suspensos.

    ResponderEliminar
  7. Ou seja mesmo eu tendo recebido o e-mail a dizer que tinha ficado apta nas provas que realizei, vou ser excluída do processo porque passou um ano??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quer dizer nada disso. Está a meio de um processo de recrutamento. No e-mail que lhe mandaram a dizer que estava cancelado também dizia que entrariam em contacto quando precisarem. Não está em bolsa, apenas o processo de recrutamento ficou suspenso. Quando recomeçar fica-se onde estavam. A validade que lhes interessa são os psicotécnicos (que ainda não fez) e os médicos.

      Eliminar
  8. Sim, realmente o e-mail dizia isso. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, a minha situação também é semelhante... Tive a primeira entrevista a 14 de Outubro, bolsa em Novembro, psicotécnicos em Maio, médicos agendados e depois recebo o email a cancelar e a informar que estou em bolsa. Mas no email referia que " as provas que realizou têm validade de 1 ano" portanto acredito que se refira aos psicotécnicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as provas têm validade de um ano.

      Eliminar
    2. E os exames médicos?

      Eliminar
    3. Também. Mas essa validade é só quando se é excluído. Imagine: chumba numa fase qualquer, só poderá voltar a concorrer 1 ano depois. Se estiver num processo de recrutamento, nomeadamente nesta situação em que ninguém está em bolsa mas é o propício recrutamento que está parado, não vai ser por mais um mês, menos um mês que vão excluir. Até porque a autora deste blogue esteve 1 ano em bolsa após os psicotécnicos, foi chamada e hoje é assistente de bordo. Se esteve 12 meses em bolsa, as línguas e a imagem tinham, seguramente, ultrapassado um ano!

      Eliminar
    4. Isso não é verdade.
      Todas as provas têm validade de um ano.
      Não tem nada a ver com chumbos.
      Até porque os períodos de carência após um chumbo variam.
      Se chumbar na imagem ou nas línguas, tem um período de carência de 6 meses. A partir dos psicotécnicos, o período de carência é que é um ano.
      Eu sei porque eu própria já chumbei nos psicotécnicos e uma vez na imagem porque desdisse o DPC ��
      Enfim, não é bem assim...
      As razões porque se fica em bolsa não são claras (ou pelo menos não são públicas).

      Eliminar
    5. Sim, é verdade. Todas as provas têm um ano de validade e os períodos de carência diferem entre provas.
      E também há processos que demoram dias. Eu concorri, fui chamada e fiz mais de metade do processo numa semana. E há pessoas que foram chamadas 1 ano depois do concurso fechar e em dias fizeram tudo, e outras que estão desde Abril do ano passado em concurso e vão iniciar o curso agora a 28 de Outubro.
      Tem tudo a ver com pontuação.
      As pessoas com pontuação mais alta em cada prova, passam à frente dos outros todos. Todos os candidatos estão numa lista.

      Eliminar
    6. Tudo tem uma lógica. Só que os critérios não são públicos...
      Não adianta tentar adivinhar. A TAP não conta a ninguém que critérios são esses...

      Eliminar
    7. Mas não vale a pena estarem a assustar as pessoas dizendo que quando se cumprem 365 dias de prova de imagem, se não tiverem o recrutamento concluído ficam excluídas. Porque também não é verdade. Repito: há pessoas que ficam 1 ano em bolsa. E depois são chamadas. Portanto não vale a pena dizer que um ano depois são excluídas. Conheço várias pessoas que são tripulantes e o processo levou mais de um ano. E creio que começa uma turma já hoje ou amanhã.

      Eliminar
    8. O que foi dito é que as provas têm um ano de validade, inclusive as últimas, portanto se a prova de imagem foi em Junho de 2018 mas os psicotécnicos só foram em Maio deste ano, é evidente que a prova de imagem (em que ficou aprovado) já caducou, no entanto já passou. Os psicotécnicos ainda estão válidos até Maio de 2020.
      Há que ler bem o que é dito.
      O facto de ter provas caducadas não significa que se seja excluído.

      Eliminar
    9. Dito isto, sim há pessoas que já ficaram excluídas.

      Eliminar
    10. Quais? Aquelas cujas últimas provas foram há mais de um ano?

      Eliminar
  10. Obrigado pelo esclarecimento!

    ResponderEliminar
  11. A Ryanair vem recrutar a Portugal. Alguém está a pensar ir? Alguém por aqui que trabalhe ou tenha trabalhado na Ryanair? Sei que a fama não é boa, mas gostaria de ter algum feedback de alguém com conhecimento de causa por experiência própria ou de alguém próximo...

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Ryanair é basicamente ires para uma base à escolha deles, onde por simples palavras te tens que orientar com o teu próprio dinheiro (aluguer de casa, etc). É levar almoço sempre na marmita porque se quiseres ter uma refeição tens que pagar o que consomes a bordo. É seres constantemente pressionado para fazer vendas a bordo, entre muitas outras coisas que certamente mais gente terá feedback para te contar!

      Eliminar
    2. Ryanair só se precisasse dar de comer aos meus filhos.
      Conheço algumas pessoas que lá trabalham.
      Um deles está baseado em Malta a ganhar 1200€ por mês...
      Tire as suas próprias conclusões.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. As pessoas aqui alguma vez tentaram obter informação sobre o seu processo enviando e-mail ou ligando para os RH da TAP?

      Eliminar
    2. Eu tentei. E consegui :)

      Eliminar
    3. Silvia, não posso saber se é a sua situação ou não mas acho que devo dizer-lhe que falta aí uma prova pelo meio.
      Depois das línguas, recentemente foi introduzida uma outra prova intitulada Cabin Crew Assessment, que é uma entrevista parecida com a de Imagem mas em que querem saber mesmo quais a suas motivações e não estão tão atentos à sua postura ou como se apresenta (embora estejam)...
      Antes da entrevista com a psicóloga e dos testes psicotécnicos.
      Por isso não sei que lhe diga.

      Eliminar
    4. Como disse anteriormente, todos os candidatos são colocados numa lista e estão ordenados por pontuação.
      Os candidatos com a pontuação mais alta são imediatamente chamados.
      Os candidatos com notas baixinhas vão ficando para o fim da lista...
      Significa que até ao final do curso, o último classificado de uma turma está sempre à frente do primeiro da turma a seguir.
      Muitos não têm sequer hipótese de vir a ser chamados para curso (ou para as provas seguintes) porque tudo pára quando a companhia atinge o número de Tripulantes que precisa.

      Eliminar
  13. Se enviar email para o Recrutamento, provavelmente não tem qualquer resposta.
    Já esperar que atendam o telefone é muito difícil mas não é impossível.
    Eu já consegui falar com elas muitas vezes.

    ResponderEliminar
  14. Eu já fiz essa entrevista também, fiz tudo no dia 13, aliás no meu e-mail inicial é essa entrevista que mencionaram que iria fazer. A surpresa foi que fiz também a de línguas. Bem, vou esperar que tenha alguma sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 3 as entrevistas (fora a pesagem etc): Imagem, Línguas e Cabin Crew Assessment.
      Por esta ordem.
      Fez as 3 ou só 2?

      Depois é a avaliação psicológica (entrevista com psicóloga e psicotécnicos), testes médicos e Entrevista Final de Júri.

      Eliminar
  15. Aliás uma moça, estava como eu em bolsa desde Novembro, e foi chamada uma semana antes para os psicotécnicos, e nessa semana fez psicotécnicos médicos com 2 dias de diferença. Foi tudo muito rápido. Mas ela ainda não tem o apto porque recebeu e-mail a informar que estaria em bolsa porque os cursos tinham sido cancelados. Entretanto ela ligou e o que foi lhe dito que de momento estava tudo parado mas quando tiverem luz verde para avançar nas entrevistas vão começar onde pararam. Ou seja, quem tinha entrevista marcada e recebeu o e-mail a informar que tinha a entrevista cancelada pelos cursos suspensos iam ser todos chamados em breve ou seja até janeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fontes seguras na tap não existem. Como já disse aqui, o que hoje está definido, amanhã muda. Aliás, foi uma fonte segura que disse que ia abrir concurso em outubro ‘18, também foi fonte segura que disse que afinal era janeiro de ‘19. Até houve uma fonte segura que disse que seria este mês, corroborado pelo sindicato. Não se fiem pelas fontes seguras. As intenções podem ser boas mas as os planos mudam. Perguntem a vossa situação aos RH e esperem. Que é o que nos resta a todos.

      Eliminar
    2. Não sei a que "fonte segura" se referem mas o único concurso que era para abrir é não abriu foi em Março/Abril deste ano. Não abriu pelo mesmo motivo que os cursos que estavam programados foram cancelados.

      De resto não ouvi mais nada.
      Nem para Outubro deste ano, nem para Janeiro de 2020...

      Eliminar
    3. E chegou a perceber afinal qual o motivo da suspensão dos cursos?

      Eliminar
    4. A necessidade de os formadores terem de trabalhar como assistentes E comissários de bordo durante a época de verão, que acabou há duas semanas. E essas pessoas também têm férias. Daí retomar-se o processo de recrutamento a qualquer momento.

      Eliminar
    5. O Verão IATA só acaba no dia 26 de Outubro...
      Os períodos IATA dividem-se em Verão (de final de Março a final de Outubro) e Inverno (de final de Outubro a final de Março).

      Eliminar
    6. E os instrutores são Assistentes sempre. Assim como o DOV é Comandante sempre, não deixam de voa. Os que estão na linha.
      Porque também há muitos instrutores de terra (safety etc).

      Eliminar
    7. Como sabe, voam apenas no período necessário para não perder a licença. Predominante, durante o período de formação, não voam. E foi por necessidade de voos contínuos que se suspenderam os cursos de formação.

      Eliminar
    8. Não é verdade que voam o suficiente para não perder a licença.
      Conheço quase todos os instrutores e tripulantes com funções em terra, entre eles, as chefias de PNT e PNC. Quando o planeamento deles é feito está tudo calculado (também conheço o pessoal do planeamento de PN).
      Evidentemente não fazem as duas coisas ao mesmo tempo...
      No Planeamento estão planeados os dias com funções em terra e os dias em que voam.
      Até porque a maior parte do curso de PNC é dado por instrutores de terra.

      Eliminar
    9. Para além disso desde que se façam os refrescamentos anuais, não se perde licença nenhuma.

      Eliminar
    10. Claro. Eu já me tinha esquecido que a Patrícia sabe tudo e conhece toda a gente. A pessoa com quem casei, que é instrutor/comissário, deve andar a enganar-me, certamente. Dizem que é o normal

      Eliminar
    11. Pessoas que queriam saber: os cursos foram suspensos porque os instrutores foram, de facto, chamados a voar. Não posso dizer quem me disse, mas é a verdade. E de qualquer maneiro também não interessa, não é? Era só curiosidade. E aguardem que o recrutamento recomece exactamente onde ficou (até ao fim do ano). As pessoas vão ser chamadas para a fase seguinte onde ficaram. Quanto a concurso, também me disseram que eventualmente seria em janeiro. No entanto não é certo.

      Eliminar
    12. Uau...
      Simpatia.
      Já se percebeu porque é que ainda está aqui.

      Eliminar
    13. Obrigado ao segundo "Anónimo".
      Já agora, soube há pouco que provavelmente não irão fazer concurso nenhum.
      Que o recrutamento não está parado e que este ano já fizeram umas dezenas de turmas.

      Eliminar
    14. Sim, também me disseram o mesmo ontem.

      Ouvi também outras coisas mas como parece que há gente aqui que não gosta de me ler, vou deixar de comentar neste blog.

      O primeiro Anónimo pode pedir as nformações ao marido "instrutor/comissário" e pode informar todos aqui.

      Só para terminar, eu tive um chefe que era Comissário de Bordo, que não voou uns 12 anos (estava a exercer funções em terra) mas tornou-se durante esse tempo Chefe de Cabine.

      Nunca perdeu a "licença", fez o curso de chefia e todos os refrescamentos (os refrescamentos são feitos no edifício 28,em terra) que lhe pediram.

      Recomeçou a voar há uns meses, como Chefe de Cabine.

      Eliminar
    15. Patrícia, falo por mim quando digo que toda a informação é bem-vinda, por isso, se estiver disposta partilhe toda a informação connosco (que puder), eu agradeço por mim e certamente por outras pessoas que querem muito conseguir esta posição!
      Parem de fazer disto uma luta pelo poder para ver quem sabe mais coisas etc, eu pessoalmente agradeço a ajuda da Patrícia.

      Eliminar
    16. Hoje abriu mais um concurso para pilotos, mas porque será que não abre para tripulação de cabine??

      Eliminar
    17. Anónima, deixe-me adivinhar, chumbou nos psicotécnicos.
      Não admira mesmo.
      Se você sabe tanto, o que está aqui a fazer que ainda não está a voar?!

      Eliminar
    18. Não vai abrir concurso nenhum para tripulantes...
      Foi a informação que me deram.

      Eliminar
  16. Sim sim, concordo consigo. E tanta pessoa a dizer tanta coisa diferente que já nada é certo.

    ResponderEliminar
  17. Querem saber um rumor? Já que aqui se vive disso... soube ontem que estão a pensar abrir concurso em janeiro de 2020. A fonte é segura. A mesma que disse que era este mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah. E também me disse que sim, que as pessoas que estavam a meio do recrutamento e que receberam mail a cancelar (seja em que fase tenha sido) serão chamadas até ao fim do ano. Retomando, portanto, os recrutamentos no ponto em que ficaram. E disse também que quem entrar antes do novo concurso estará abrangido pelos acordo-empresa que vigora ja há 20 anos. Quanto aos do novo concurso já não há essa certeza.

      Eliminar
    2. O que quer dizer em relação acordo-empresa?

      Eliminar
    3. A Patrícia Manhão talvez saiba explicar melhor do que eu. Mas é um acordo entre a entidade empregadora e o sindicato que prevê os direitos e os deveres dos trabalhadores esplanados no contracto de trabalho. Segundo consta, os tripulantes têm muitos privilégios que querem cortar. De uma forma muito geral é isso.

      Eliminar
    4. O acordo de empresa que existe é para todos os funcionários. Todos os funcionários têm muitos privilégios.
      A TAP quer mudar esse acordo desde que eu entrei. Eu entrei em 1996...
      Mas só com o acordo dos sindicatos (e trabalhadores, evidentemente) isso acontece.
      Temos perdido algumas regalias ao longo dos anos.
      Não vão conseguir acabar com todas de um dia para o outro...
      Isso queriam eles.

      Eliminar
  18. Bom dia. Já alguém mandou email aos RH a expor a sua situação? Obtiveram resposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sim. Mandei e 10 minutos depois tinha a resposta. Mas mandei como resposta ao último e-mail deles.

      Eliminar
    2. Em relação à validade das provas? Em que fase ficou?

      Eliminar
    3. Mandei a perguntar em que situação estava. Responderam a dizer que fiquei apto na minha última fase (médicos) e para aguardar que entrassem em contacto.

      Eliminar
    4. Não tinham dado nenhum feedback depois dos médicos?

      Eliminar
    5. Não. Tal como não deram nas anteriores fases. Eles só mandam mail a dizer que ficou apto quando chamam para a fase seguinte. Ora se não houve fase seguinte...

      Eliminar
  19. Pois compreendo. Eu tive os médicos agendados logo após os psicótecnicos e só obtive o email a dizer que estava novamente em bolsa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, já não é mau. Se está em bolsa é porque aprovou os psicotécnicos. Está para breve :)

      Eliminar
    2. Esperemos que sim :) Só resta mesmo aguardar

      Eliminar
  20. Há algo que não entendo mesmo....
    Como é que é possível ter havido voos CANCELADOS este verão por faltas de pessoal de tripulação e mesmo assim não haver concurso aberto há meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há concurso mas tem havido contratações.
      Segundo soube foram feitas já 30 turmas até agora...
      E ainda vai continuar.

      Eliminar
    2. Sabe se têm chamado para entrevistas em outubro?

      Eliminar
    3. Não.
      Soube das 30 turmas a semana passada.

      Eliminar
  21. soube que foram chamados candidatos esta ultima semana para entrevista e prova de linguas, alguem tem mais novidades ou sabe qual o criterio de chamada para a entrevista?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, foi o que já várias pessoas disseram. Estão a contratar.
      Qual o critério, não se sabe...

      Eliminar
  22. Boa tarde! Sim este fim de semana está a haver recrutamento na tap, conheço pessoas que foram. Not my case....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só este fim de semana...

      Eliminar
    2. Calculo que não, mas so ouvi falar deste fds porque tenho amigos meus que vao este e não ouvi mais nenhum. Mas ja foi o passado ou vai ser o proximo tambem?! Obrigada

      Eliminar
  23. Bom dia,

    Mas como efetuaram candidatura? Foi expontânea ou já estavam em
    Bolsa ou transitaram do recrutamento anterior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso mandei espontânea à cerca de 6 meses para a nova plataforma deles. Mas já estava a amandar espontâneas por quase 2 anos através do site antigo e nunca tinha sido chamada

      Eliminar
  24. Bom dia,

    Ontem fui das pessoas chamadas para fazer a pre seleção. Primeiro pesaram e mediram e depois mandaram para um auditório. Após uma hora dentro do auditório chamaram-me. Cheguei a uma sala com 4 júris: a rapariga do RH, uma psicóloga, um formador e um chefe de cabine. Sentei-me numa cadeira bem longe deles onde eles observaram tudo e mais alguma coisa. Começaram por perguntar a que horas tinha acordado e a conversa fluiu muito bem, rimos todos e correu muito bem. Falei o essencial com clareza, postura e confiança. Entretanto mandaram-me espera na rua onde acabei por encontrar outra colega que tinha saído da entrevista e que já ia fazer o teste de inglês. Após 5 minutos a rapariga dos RH diz que "por hoje é tudo, nós vamos enviar um e-mail a informar se pode continuar no processo de recrutamento ou não, ok?". Pelo que sei, normalmente quando isto acontece é porque não passamos. Mas não sei, a entrevista realmente correu bem e como já trabalho na equipa de chão da TAP, cumpri todos os parâmetros de fardamento, maquilhagem e tudo mais. Não sei se é por trabalhar no groundstaff e eles querem pedir informações minhas ou se estão a avaliar se preciso de fazer os psicotécnicos e línguas outra vez visto que os meus ainda estão dentro do "prazo de validade"...não faço ideia. Só queria saber se alguém tem alguma experiência no que toca a ficar à espera de resposta após a entrevista de imagem, quanto tempo ficaram à espera do e-mail e se o resultado foi positivo ou não...

    Obrigada a todos e espero que cumpram os vossos objectivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!

      Vai correr tudo bem, o importante é pensar que o 1º passo já foi dado!!!
      Só uma questão, como se candidatou? Foi através de candidatura espontânea?

      Boa sorte!!!

      Eliminar
    2. Você é outra que bem pode ficar à espera.
      Não tem vergonha de não dizer a ninguém que foi chamada e agora que se vê à rasca vem aqui pedir informações?
      Se for como com os outros, o que lhe aconteceu é muito mau sinal.

      Eliminar
    3. Você claramente tem problemas mentais devia pensar em terapia e psicólogo. Quando lá for, não se esqueça de dizer que você vem para um blog às tantas da noite (mais precisamente 3h39 da manhã) criticar comentários e ser completamente indelicado. Fuja da droga.

      Eliminar
    4. Há gente tão estúpida... força colega! Estou no mesmo lado.
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Esperemos que sim! Obrigada!!
    Mandei candidatura espontânea para a nova plataforma da TAP

    ResponderEliminar
  26. Pessoal que se candidatou espontaneamente há quanto tempo o fizeram?

    ResponderEliminar
  27. E também, na semana passada, houve entrevistas finais (alguns com exames médicos já feitos e outros com exames por favor) de candidatos que estavam em fase de psicotécnicos em maio.

    ResponderEliminar
  28. Como eu disse: este ano já se fizeram 30 turmas.
    Não são de pessoal do concurso de Abril de 2018, de certeza..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo-lhe que são todas as que foram feitas até Maio (acho que foi a última) foram todas do concurso de Abril 2018

      Eliminar
    2. (não, não foi a última)

      Eliminar
  29. Alguém mais que tenha ido este fim de semana?
    Fui no sábado e fiz a primeira entrevista e línguas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E você devia ter vergonha de vir para aqui pedir informações quando não se importou que as pessoas aqui estejam a sofrer há meses à espera de uma informação.
      Ou não sabia?
      Eu tinha vergonha.
      Olhe, por mim vai ficar a chuchar no dedo.
      Espere, como os outros.
      Não partilho aqui mais nenhuma informação.

      Eliminar
    2. Acho que devia medir as palavras. Já envio currículos há 2 anos e só agora fui chamada...entende?
      Não quero diminuir ninguém mas só perceber se quem foi no fim de semana já tem alguma novidade... aliás, até quem está à espera decerto também gostará de saber.
      Enfim

      Eliminar
  30. sonhos são pessoas assim, que só desejam o mal das outras. Eu felizmente estou na área e empregada, e digo-lhe que no ar, o mais essencial de tudo é o trabalho e o espírito de equipa. Claramente quem tem falta dele. Um bem haja e as minhas sinceras melhorias, porque com pensamentos assim claramente que não se sente bem consigo mesmo, menos frustração sim? **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o importante é não pensar que somos os únicos nessa situação. Fiz o comentário da entrevista sem maldade, até porque como referi até já tento que chamem há mais de 2 anos.. Acho que estamos todos aqui para o mesmo...como diz, o essencial é espírito de equipa.
      Bons voos!

      Eliminar
  31. Que comentário com tão pouco carácter, não partilhe. É um favor que faz ao resto das pessoas :)

    ResponderEliminar
  32. Pessoal tenham calma, toda a gente irá ser certamente chamada. Tudo a seu tempo

    ResponderEliminar
  33. Quem foi chamado para entrevista foi contacto por e-mail?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi por e-mail!

      Eliminar
    2. Espero que consiga! Estive muito tempo à espera desta oportunidade.
      Boa sorte!

      Eliminar
  34. Xi, o que para aqui vai.
    Não se zanguem...

    Concordo com o que se disse sobre a partilha de informação.

    É muito feio ter informação e não a partilhar e vir pedir informações.
    Assim não é entreajuda, é o "cada um por si".

    Se é assim, não vale a pena.
    Se só uns partilham, os outros só usufruem.

    Karma is a bitch.
    Lembrem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que informação acha que quem foi à primeira entrevista este fim de semana tem?
      Como disse, há vários anos que tento. Fui chamada agora. Efectivamente existem pessoas a aguardar notícias mas penso que caso hajam novas informações essas pessoas até agradecem...não percebo qual o motivo de tanta indignação.
      Secalhar, e falo apenas com suposições, estão a recrutar pessoas para as juntar a quem está a meio do processo para fazerem turmas novas! Não será do interesse de quem está em standby saber?
      Mas pronto. Isto é a minha forma de pensar. Lamento se feri suscetibilidades.

      Eliminar
    2. Eu não tenho de lhe responder mas vou fazê-lo do meu ponto de vista.
      Se eu comento aqui tudo o que sei (utilizei a palavra "eu" como recurso linguístico) , gostaria de ver os outros a fazer o mesmo.
      Se você foi chamada para entrevista, acho muito bem mas podia alertar os outros que há quem esteja a ser chamado.
      Não custa nada.
      Digo eu, que como alguém já acusou, não sei nada...

      Enfim, as acções ficam com quem as pratica.

      Por mim, já disse há muito tempo, nem comento mais assuntos polémicos.

      Perguntem a quem sabe e tem maridos comissários/instrutores.

      Eliminar
    3. Não alertei porque já o tinham feito num comentário acima, em que referia existirem provas de imagem no fim de semana....
      Mas tudo bem. Há quem goste de semear discórdia.
      A todos, força e não desistam.

      Eliminar
    4. Ter uma opinião diferente não é semear discórdia.
      Houve quem tenha concordado e quem não tenha concordado.
      Eu concordo e já expliquei porquê.

      É no mínimo egoísta.
      Também é a minha opinião. Lamento se não gosta mas não é para gostar, é para aceitar, como aceito a sua.

      Não adianta é vir agora perguntar "como é que funciona" se vocês também não mostraram o vosso jogo...
      A pessoa que disse que estava a haver entrevistas não foi chamada e no entanto, disse a toda a gente.

      Mas quem vos poderá dar alguma pista, se calhar agora cala-se.

      Eu falo só por mim, evidentemente e não é por estes motivos.

      Como eu disse, Karma is a bitch.






      Eliminar
    5. Além de possíveis novas informações, como datas de cursos e etc, o intuito até foi encontrar pessoas que também tivessem estado presentes.

      Aceito a sua opinião, mas também reservo-me no direito de achar a sua demonstração menos positiva.

      Mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo!

      Eliminar
    6. A minha demonstração...?
      Qual demonstração?
      O meu comentário em que eu disse que concordo...?
      Desculpe, não estou a entender.

      Eliminar
    7. Eu percebo perfeitamente o que diz de tentar encontrar outras pessoas que tenham ido..
      Mas claro.
      Que outro intuito poderia haver para além desse, que não fosse buscar informação?
      É exactamente o que eu estou a dizer.

      Eliminar
  35. Até porque há aqui pessoas à espera há bem mais de 2 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade :( Mas, já agora, essas pessoas que esperam há mais de 1 ano não têm as provas já caducadas?

      Eliminar
    2. Depende de quando fizeram a última prova.

      Eliminar
  36. Boa tarde a todos,
    Penso que vou duplicar um comentário meu de há pouco mas pareceu-me que, sem querer, não o devo ter publicado.
    Antes de mais, parabéns pelo blog e pelos vários comentários que nos permitem acompanhar "o que se vai passando".
    Quero muito ser comissário de bordo e o sonho é TAP.
    Segundo sei, nos requisitos mínimos do último concurso, existia um requisito de altura mínima de 1,60 e altura máxima de 1,90m, não fazendo qualquer diferenciação entre homens e mulheres.
    Tenho cerca de 1,65, sou rapaz. Gostaria de saber se a altura mínima é mesmo efectivamente 1,60 ou se existe alguma diferenciação entre homens e mulheres quanto à altura, como requisito.
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não existe diferenciação entre homens e mulheres. 1.60 é altura mínima e 1.90 altura máxima!

      Eliminar
    2. Existe sim.
      Para os homens o mínimo é 1.70. Tem a ver com a curva de percentis, em que os homens em regra, são mais altos que as mulheres.
      Ninguém tem culpa da altura que tem mas a empresa é livre de estabelecer parâmetros de recrutamento.
      A provedoria da justiça não considerou essa discriminação ilegal.
      Para ambos, o limite máximo é 1.90.

      Eliminar
    3. Boa tarde Patrícia,
      Significa isto que não tenho qualquer hipótese?

      Eliminar
    4. Eu não estou nos Recursos Humanos na TAP...
      Eles costumam ser muito rigorosos com peso e altura.

      Eliminar
    5. Pergunto-lhe isto porque antes de fazer aqui esta pergunta li esse parecer da Provedoria e é referido o que a Patrícia indica.
      Apercebi-me entretanto que na publicação dos requisitos do último concurso não faziam a diferenciação entre homem e mulher assim como deixaram de indicar uma idade máxima limite. E o parecer de que falamos é anterior a esse concurso.
      Atendendo a essa diferenciação que deixou de surgir no "anúncio" do concurso queria perceber se efectivamente, em termos práticos também tinha deixado de existir. Isto porque não faria muito sentido apresentarem requisitos mínimos e essa diferenciação ser excluída. Tem indicação de algum colega que tenha altura inferior a 1,70 ou nunca viu?
      Mais uma vez, muito obrigado.

      Eliminar
    6. *e refiro "deixou de aparecer" porque nos concursos anteriores era expressamente indicada essa diferenciação.

      Eliminar
    7. Nunca vi e em todos os concursos que vi abertos desde que concorri para a TAP (1995),a altura mínima para os homens era de 1.70.
      Quer dizer, até podem ter mudado isso mas então, as mulheres teriam o mesmo tratamento.
      Um rapaz que conheço, chumbou no ano passado por ter 1.61 e chegava às bagageiras porque lhe fizeram esse teste.
      Não o passaram porque não podiam abrir excepções.
      Não faz sentido, seguirem o regulamento para uns e não para outros.

      Eliminar
    8. Patrícia, mais uma vez, muito obrigado pelo seu feedback.
      Consegui recuperar aqui os requisitos publicados no concurso de Abril de 2018 e eram os seguintes:
      " 12.º Ano de Escolaridade ou equivalente oficial;
      Altura mínima 1,60m máxima de 1,90m;
      Bom domínio de conversação e leitura de Português e Inglês;
      Conhecimentos do Grupo TAP;
      Boa capacidade de comunicação;
      Boa imagem (inclui a apreciação do peso, segundo parâmetros estabelecidos, pelas tabelas de índice de massa corporal I.M.C.);
      Excelentes condições de saúde;
      Não roer as unhas (onicofagia);
      Ausência de Tatuagens e Piercings visíveis;
      Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
      Saber nadar."

      Ou seja, não é feita aqui menção a diferenciação homem e mulher.
      Quanto ao caso que refere, da ideia que tinha, pensava que o recrutamento começava logo pela medição e pesagem e que se não fossem cumpridos os requisitos os candidatos "ficam por ali". Não foi assim que aconteceu?

      Eliminar
    9. Deixe-me só acrescentar que quando referi "não foi assim que aconteceu" era no sentido de perceber como é que se processou o teste que refere.
      No que refere a não haver uma diminuição para as mulheres, parece-me que se for/fosse o caso, o propósito não será o de "beneficiar" os homens em detrimento das mulheres mas sim apenas o de deixar de existir esse critério de diferenciação - ou seja, homens e mulheres de 1,60m a 1,90m.

      Eliminar
    10. Olhe, tenha a altura que tiver, se o seu sonho é TAP, concorra e logo vê. Se não concorrer vai andar sempre a pensar que talvez passasse/ talvez não. Assim tira daí o sentido e pronto. Mas concordo com a Patrícia: costumam ser muito rigorosos com peso e altura. Mas não deixe de concorrer.

      Eliminar
    11. Eu não tenho conhecimento que tenha havido qualquer alteração ao regulamento a não ser a eliminação do limite de idade, que mesmo assim foi aceite pela companhia como ilegal, no entanto depende. Ou seja, não chumbam as pessoas pela idade mas depois não passam na imagem porque "não têm perfil".
      E que perfil é esse?
      É o que a empresa define e não diz a ninguém.
      Também já vi mulheres a chumbar por um cm e homens por um kg.
      Enfim, sem limites até se torna mais fácil eliminar candidatos.

      Enquanto que 1.60 é perfeitamente "normal" na mulher portuguesa (que tem tendência a aumentar em altura), em homens é normal (por oposição a "anormal") também, mas menos.
      Um homem cuja diferença de altura seja tão evidente dos demais (até entre a maioria das mulheres) é estranho, sendo a imagem um critério tão importante para a empresa.
      Não quer dizer que esteja de acordo mas é o que se passa.

      Passa-se até na noutras companhias aéreas, como a Hi Fly.
      Não é ilegal.

      Eliminar
    12. E sim, o recrutamento começa com a medição e pesagem dos candidatos. Oficialmente.
      Porque começa quando se faz a candidatura.
      Muitos são rejeitados logo aí.

      Eliminar
    13. O que estranho é que nos concursos passados era expressamente referido a diferenciação de altura entre géneros e no concurso de Abril de 2018 não foi. A Patrícia tem indicação diferente do que publiquei no meu comentário acima? Ou seja tem conhecimento de "regulamento" distinto do que transcrevi?
      Eu percebo perfeitamente o que refere quanto aos "chumbos" na fase de "imagem".


      Espero não ser mal interpretado neste comentário (porque não quero mesmo ser ofensivo) mas recordo-me que em Setembro (fui verificar e foi no dia 2, mais concretamente) a TAP publicou uma foto "habitual" no fb e no instagram onde estava um comissário de bordo que claramente não tinha 1,70m. Aliás, é visível por comparação com os colegas. Naturalmente que não publicarei aqui qualquer link dessa publicação (seria no mínimo, muito deselegante, para não dizer pior) mas é pública. Isso deu-me alguma "esperança".

      A verdade é que quero muito, mas mesmo muito isto, mas gostava de perceber se faz sentido estar em "daydreaming" ou se devo esquecer. Sabe se há alguma forma de confirmar esta informação?
      E quanto ao exemplo que deu, foi logo excluído na fase inicial? Fiquei com a ideia pelo que escreveu que fez um teste adicional?

      Eliminar
    14. Claramente, os colegas mais altos nessa fotografia é que teriam quase 1.90...
      Não o quero desiludir mas, se houver homens com menos de 1.70 (que duvido porque eu tenho 1.62 e nunca vi na TAP, em quase 20 anos um homem sequer perto da minha altura, nem em terra - evidentemente não existe limite mínimo de altura em terra - excepto um senhor do correio que tem uma deficiência) como tripulantes de cabine, contam-se pelos dedos das mãos e estão quase na reforma.
      Não houve mais nenhum teste para além da medição habitual.
      Ele pediu para o medirem de braços esticados para verem que chega às bagageiras (razão oficial pela qual existe altura mínima porque também há a da imagem) e mandaram-no embora.

      Eliminar
  37. O princípio da igualdade, não só autoriza como pode exigir desigualdades.

    ResponderEliminar
  38. Aviso à navegação, a quem interessar:

    Aer Lingus Cabin Crew Recruitment Day - Porto 11 December 2019

    ResponderEliminar
  39. Eu recebi esta manhã o email para ir a entrevista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrevista inicial?

      Eliminar
    2. Boa tarde! Para ir no proximo fim de semana prestar as provas? Obrigada

      Eliminar
    3. Quando é que se candidatou? Foi concurso ou espontânea? Foi à muito tempo?

      Eliminar
    4. Entrevista inicial.
      Assim que se falou que ia tudo parar, eu comecei a enviar candidaturas, por isso, desde Maio que envio candidaturas espontâneas.
      É a primeira vez que me candidato.

      Eliminar
  40. O que se passa com o blog? Conseguem ver os comentários?

    ResponderEliminar
  41. Eu penso que não tem é havido comentários!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste post não.
      Mas no primeiro, todos os dias tem havido novos comentários - inclusivamente meus - e não aparecem.
      Basta ver que o contador de comentários subiu de 200 e poucos para 246...

      Eliminar