terça-feira, 2 de março de 2021

Migrei para o Instagram

Olá a todos. 

Aos que ainda cá vêm, e que vinham. Ou aos que acabaram de entrar por engano. 

Desculpem a ausência. Vou fazer escala no instagram onde me irei focar mais em desenhos e disparates, no geral. Aderi a um blog quando já ninguém lia blogs, e com novas redes sociais, decidi agora aderir ao Instagram (será que o MySpace continua activo?). 

Continuarei a responder às vossas mensagens e deixarei o blog aberto para que possam tirar dúvidas ou reler posts antigos. Sempre foi o propósito deste blog. Ajudou-me na altura pesquisar sobre os processos de recrutamento, dicas de postura, ouvir colegas e amigos, histórias passadas - de sucesso ou fracassadas, para evitar erros no dia que poderá ditar a nossa entrada neste meio. Ajudou-me toda a análise. Compilei tudo, e embora não seja uma fórmula exacta, espero que as dicas que por aqui se escreveram, tenham ajudado muitos. Fico muito feliz se tenha ajudado alguém que seja. Espero que ainda ajude quando tudo isto passar. É só mais um ciclo, e quem já anda em aviação há uns anos sabe que existem sempre ciclos. Este foi o pior, mas também ele passará. Não duvidem das escolhas que tomaram, fizeram sentido. Força para o presente e não desistam. Foco no imediato e no que realmente importa. A pandemia é como um grande poço de ar, e já sabem de quem é a culpa. É sempre do copiloto. 

Obrigada por me terem lido aqui, desejo a todos muitos e bons voos. 


Beijinhos! 


Maria do Ar (t) 






18 comentários:

  1. Olá!
    Para quem foi "obrigado" a saír do curso no ano passado devido à pandemia, consideras que, para voltar, terei que realizar o processo de recrutamento all over again ou simplesmente chamam e "saltamos" essas formalidades? Sei que depende de companhia para companhia, mas para quem está nesta área, consideras que é lógico?

    Obrigada e beijinho! :)
    PS. estive na QR

    ResponderEliminar
  2. Olá. Julgo que voltará tudo ao início... Mas não sei. Acho que ninguém sabe. Para já o que preocupa o sector é sobreviver e emagrecer. Pode demorar muito tempo até que se chegue à necessidade de recrutar novamente. Mas isto também não é certo. Pode ser mais rápido do que as projecções indicam. Isto afetou-nos a todos e o melhor conselho que te posso dar é nunca perderes a meta. Até lá, adaptamo-nos, fazemos mais umas curvas, lidamos da melhor forma com o cenário que temos e agarramos as oportunidades que irão surgindo. Somos a geração que dificilmente terá um emprego para a vida e que certamente terá até diferentes 'vidas' numa só.
    Acho que para já as próprias companhias não te saberão responder como irão fazer, imagino que nem se queiram comprometer quanto às pessoas que foram dispensadas face a esta pandemia. Quero acreditar, no entanto, que os recrutadores um dia terão isso em consideração.

    Desejo-te muita sorte, a ti e a todos os que têm sofrido com o que aconteceu. Não há um dia em que não pense em como este sector sofreu e sofre. Não há um dia que não pense nos meus amigos e conhecidos todos dispensados, nas histórias incríveis que ouvi nos últimos anos, na coragem de muitos que mudaram de vida. Não há também um dia em que não pense que, apesar de tudo, este sector teve mais sorte e apoios que muitos.

    Ninguém sabe o que acontecerá, acho que tivemos uma grande dose de humildade após isto. Nada é certo.

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  3. Maria do Ar, benvinda! Estarei no Instagram para a seguir esperando que melhores dias para a aviação nasçam em breve. E vão nascer, tenho a certeza! A aviação abriu-nos as portas para o mundo e isso fez nascer dentro de nós a vontade de o conhecer. Todos estamos como o atleta na linha da partida, à espera da luz verde para voar. Foi este blog, por uma casualidade, que inspirou o meu sobrinho e que o ajudou a vencer todas as etapas até entrar na Tap. Foi muito suor e noites mal dormidas mas sempre a vencer as etapas até à assinatura do contracto. E começou a voar e o bichinho da aviação entranhou-se. Adorou todos os momentos até que veio a pandemia e o mundo desmoronou... Não foi renovado o contracto e agora está em casa à espera de melhores dias. Acredito que melhores dias virão e, quem sabe, o regresso à aviação! Tenhamos fé, esperança! Bem haja Maria do Ar!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Carla. Obrigada!
    Recordo-me de ter aqui contado que o seu sobrinho tinha entrado na TAP, fiquei muito contente. É uma grande aventura, são várias etapas e um enorme stress. Era impossível prever que isto iria acontecer, que o sector iria parar como parou e que apenas uma pequena percentagem de voos se iria manter ainda hoje, um ano após o início desta pandemia. Agora estamos dependentes de uma reestruturação que já começou a ser feita há um ano, onde o seu sobrinho se inclui, infelizmente. Ao longo deste mês a TAP está a negociar a saída de efetivos (reformas e rescisões amigáveis), a tentar sobreviver e a diminuir o número de trabalhadores. Mesmo assim poderá não ser suficiente e mesmo após a retirada de tripulantes em todos os modelos da frota. A verdade é que as pessoas já não compram bilhetes para viajar com largos meses de antecedência, a compra é mais imediata o que faz com que seja mais difícil fazer uma previsão das necessidades a médio ou longo prazo. Isso influencia tudo, inclusive se determinadas rotas são ou não lançadas ou qual o número de colaboradores necessário. Isto é na TAP e nas outras, atenção. E claro, é insustentável para qualquer empresa (pública ou privada) passar de forma ilesa por isto. Tem um forte custo, infelizmente.
    Que venham muitos voos, muitas viagens e que um dia se volte a necessitar de chamar de volta quem saiu. Desejo a maior sorte ao seu sobrinho, que se mantenha forte e que um dia volte à TAP, se for esse o seu desejo na altura.
    Grande beijinho para os dois.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada Maria do Ar, pelas suas palavras! Ainda ontem o meu sobrinho me disse que a sua curta passagem pela Tap fez-lhe ver a empresa que é. Nunca se sentiu tão bem tratado como funcionário. Um excelente ambiente de trabalho foi o que encontrou e tem muita pena de não ter conseguido fazer carreira lá. Pode ser que um dia possa regressar. Mas acredito nas pessoas que estão ainda lá. Tenho a certeza que vão concentrar esforços para sobreviver! Eu, por mim, continuo a escolher a Tap. Agosto vai trazer-me uma viagem a Paris, com a Tap! E vou saborear esse voo e vou desejar o maior sucesso a quem me acompanhar nesse voo. Maria do Mar, para si o maior sucesso e um agradecimento por todas as palavras e conselhos que postou no seu blog que ajudaram tantas pessoas! Um beijo grande que voe até si, onde quer que esteja!

    ResponderEliminar
  6. Thanks For the Write such a good content.The information provided in this Article is great.And waithing for next Article.Friends if your are Searching For a job then our Part time Staffing Agency in UAE want to hire you and we
    also offer you best Manpower Staffing and Recruitment solutions for your business. Our Manpower agency provides temporary and part time staff to our clients for both short and long term for Hotels, events and more.Best Manpower staffing solutions company.if your Searching For Jobs in UAE or Dubai just Visit our site

    for Part Time Staffing Agency in UAE


    ResponderEliminar
  7. Ola, espero que esteja tudo bem e muito obrigada por este blog!
    Tenho uma duvida em relaçao ao recrutamehnto da PGA, caso souber responder. Eles tambem oferecem a formaçao?

    Obrigada e beijinho :D

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    Para aqueles que infelizmente foram "mandados embora" da TAP devido à Pandemia, e que seguiram por vias legais, como está o vosso processo?
    O meu grupo, que avançou para tribunal, continua á espera de data de julgamento.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  9. Olá malta. Sei que não há atividade neste blog há algum tempo, mas alguém que tenha sido chamado para a sessão de recrutamento de hoje que possa dar umas dicas? Vou dia 31 de Janeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu também fui a outra semana. Algum feedback? Quando dão alguma resposta?

      Eliminar
  10. Olá! Eu também fui a outra semana. Algum feedback? Quando dão alguma resposta?

    ResponderEliminar
  11. Sim! Passei na entrevista de imagem e na prova de línguas. Marcaram a avaliação psicológica para dia 6 (ontem) mas pedi para remarcar e estou a aguardar nova data. E tu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que bom, Parabéns!! Até ao momento não recebi nenhum feedback. Sabes se estão a dar feedback a todas as pessoas ou apenas aos que passaram?

      Eliminar
    2. Penso que eles dão sempre feedback, seja positivo ou negativo. Estou a torcer por ti :)

      Eliminar
  12. Alguém já foi chamado este ano?

    ResponderEliminar
  13. Penso que para já não vão recrutar

    ResponderEliminar
  14. Alguma previsão de quando irão recrutar este ano? TAP/PGA?

    ResponderEliminar