quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Está atento(a) - A recrutar


Brevemente algumas companhias irão recrutar Assistentes e Comissários de bordo em Portugal, pelo que necessitas de estar atento, caso seja este o teu desejo profissional.

 
 
 
A TAP continua a aceitar candidaturas espontâneas no seu site de recrutamento, estando para já a terminar os processos pendentes de candidaturas iniciados há quase um ano - candidatos que ficaram em bolsa, em várias fases do processo. Várias turmas são esperadas durante as próximas semanas devido à falta de PNC que se tem feito sentir nos últimos meses - voos sem serviço ou tripulação, em alguns casos. Há candidatos a serem chamados para entrevista final sem ainda terem feito os exames médicos, que ficarão depois sujeitos aos resultados dos mesmos.
Brevemente esperam-se mais entrevistas iniciais, portanto envia o teu CV e aguarda um email da TAP.
A escala da TAP ronda os 5 dias ON e 2 OFF (com standby), ordenado inicial como eventual (que varia consoante os voos), que aumenta quando se passa a efetivo (normalmente 3 anos depois) e depois a cada 2 anos, seguro de saúde, facilidade em trocar de voos / escala, voos para staff e familiares, subida a chefe por hierarquia (poderá demorar mais de 15 anos). Não se iludam, trabalha-se muito na TAP. Muito, mesmo, sobretudo em época alta. É a nossa companhia de bandeira, e a que, na minha opinião, melhores condições oferece aos seus funcionários.
 
 
 
 
A Hi Fly está também a recrutar PNC e a preparar-se para os grandes aviões que irá receber nos próximos meses - A380. Estão já confirmados dois e poderão ser mais seis, caso este investimento corra bem. Também foi feito o pedido directo à Airbus de mais dois A330 novos, que irão, à partida, operar para uma companhia no Nepal. Têm uma grande operação a iniciar entre várias cidades da China e Maldivas no Inverno, bem como voos militares entre a Austrália e Dubai, pelo que se esperam fortes meses de trabalho nos próximos tempos para esta companhia portuguesa. Se és novo(a), não te importas de estar 20 dias fora, esta é, na minha opinião, a empresa mais interessante em Portugal para te iniciares ou reingressares, se for o caso. Estão também a recrutar PNC em várias cidades da Europa, pelo que não terás apenas colegas portugueses. No final do mês (mais em época alta), o ordenado é muito acima da média em Portugal e se aceitares estar fora quase todo o mês (em diferentes bases por vários meses) poderás ganhar cerca de 2500€ por mês.
 
 
 
 

 
Fala-se também que a PGA - Portugália irá voltar a recrutar, pelo que deverás enviar CV para os recursos humanos drh@pga.pt / 218425526. Se estás interessado(a) em estar mais tempo em casa, esta poderá ser a solução. Ganha-se menos que na TAP e voa-se muito, média de 4 dias seguidos (com standby que até é raro chamarem) e dois dias OFF. Feriados são pagos a dobrar, oferece seguro de saúde. Ao final de 18 meses aumentam o ordenado e depois a cada dois anos. Em época alta poderás passar 4 a 8 noites fora por mês (não seguidos). As condições de trabalho foram revistas há pouco tempo.  
 
 
 
 
A inglesa EasyJet esteve a recrutar Cabin Crew para a Base do Porto no passado mês e espera-se que o faça em breve para a base de Lisboa.
As condições são boas, voa-se menos que na TAP e passa-se a efetivo ao fim de um ano e meio. A subida a chefe é por concurso, aquando necessidade da empresa para aquela base e qualquer um pode concorrer, caso seja esse o seu interesse. Existe uma lista para cada colaborador da empresa com nomes de amigos e familiares que poderão voar gratuitamente (caso haja lugar no voo).
 
 
 

 
 
A portuguesa White Airways que opera os famosos ATR - Ponte aérea da TAP Express, tem uma escola de PNC associada (OMNI) e dá preferência a alunos provenientes da mesma. Em época alta chegam a voar seis dias seguidos, por vezes com 4 pernas / setores por dia e com Split duty (estadia de poucas horas em hotel). São inúmeros back to back mas com a vantagem de se dormir em casa. A ascensão a chefe poderá ser rápida, especialmente se se já tiver experiência. A White é conhecida pelo seu bom ambiente entre tripulações. Em termos de ordenado é semelhante aos praticados da PGA.
 
Boa sorte!
 
 


11 comentários:

  1. Boa tarde! Os salários de que fala são salários brutos ou líquidos? Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Inês. Os valores que refiro são valores aproximados limpos, porque oscilam consoante a escala que se tem, ou seja, horas de voo, per diems, tipo de escalão ou mesmo consoante as especificidades contratuais de cada companhia. Qual a companhia que está interessada em saber mais?

    ResponderEliminar
  3. Eu agora gostaria de saber era como são os horários de um comissário de bordo da Tap. Quantas noites passa fora, quantos voos faz por dia, quantas folgas tem, se são seguidas, quanto tempo passa fora da base, etc. Obrigada:)

    ResponderEliminar
  4. Trabalhar para uma companhia de wet leasing mais especificamente hifly quer necessariamente dizer que estas sempre fora de Portugal? é possivel ser-se escalado para estar fora por 4 meses sem possibilidade de vir a casa?

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, Inês. Desculpa a demora, mas tenho tido meses de muito trabalho. O sistema de offs na TAP varia, mas quando tens um período de offs é no mínimo de 48h. O tempo que passas fora da base também varia consoante o que te é escalado. Poderá ser um night stop numa cidade ou podes estar alguns dias fora em mais do que uma cidade.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Maria. Na Hifly dás-te como voluntária para a base do Dubai onde estás 4 meses seguidos fora a fazer voos para a Austrália. Não és obrigada a ficar nunca 4 meses seguidos fora. A escala normal na Hifly é de 21 dias on (e que poderás passar todos os dias fora) e 7 offs seguidos na base (Lisboa).

    ResponderEliminar
  7. Olá,bom dia!!
    Qual o ordenado base na TAP quando se entra? Depois além do base acresce mais o que?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. O base é o mínimo mais ajudas de custo e per diems que variam consoante os destinos e dias de trabalho. Ao fim de um ano e meio aumenta e consecutivamente. Não é fácil generalizar um ordenado até porque é mesmo variável. Está tudo manualizado e garanto-lhe que é acima da média em aviação em Portugal.

      Eliminar
  8. Olá :)
    Eu tenho uma dúvida quanto aos salários!
    Os assistentes de bordo ganham mais se trabalharem ao domingo, feriados? (por exemplo, no Natal ou no Ano Novo), ou os dias são sempre pagos sem distinção?

    ResponderEliminar
  9. Ola!
    Como funciona o limite de voo por mes/ano na TAP? Qual a quantidade minima de folga no mes? Se engravidar sai de voo?Por quanto tempo fica fora? Existe alguma escala de amamentacao? Como fica o salario neste caso?

    ResponderEliminar