quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Portugueses pelo mundo - Aviação




Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", andamos pelo ar e conhecemos três portugueses que escolheram trabalhar em áreas ligadas a aviação na Europa e na América do Norte.

A viagem começa com o piloto da NATO Frederico Sousa, 37 anos, que vive em Heinsberg, na Alemanha. Enquanto nos guia pela base, fala-nos do seu percurso profissional, do trabalho na NATO e do funcionamento das missões. Convida-nos para acompanhar uma das missões em que está envolvido e, depois da missão, durante um passeio junto ao lago e pelo centro da cidade, apresenta-nos a família. A noite está reservada para um jantar de amigos, num restaurante português.
Da Alemanha seguimos para Filadélfia, nos Estados Unidos da América, onde Carlos Lopes, 36 anos, trabalha como comissário de bordo da American Airlines. Acompanhamos a saída de casa em direção ao aeroporto e a preparação de um voo para Boston. Com ele ficamos a conhecer uma antiga estação de comboios convertida em mercado, onde é possível encontrar comida e produtos do mundo, as Rocky Steps e a galeria de arte ao ar livre, Magic Gardens. Em dia do dérbi do Eagles contra o Dallas, assistimos ao jogo num bar, na companhia de amigos. 
É na Europa que continuamos a viagem e desta vez em Cambridge, em Inglaterra, onde Pedro Aguiar, 36 anos, trabalha para a Embraer, empresa fabricante de aviões. Guia-nos pelo hangar, onde se encontra o Legacy 500, um avião muito especial e na sua companhia disfrutamos de um passeio pelas ruas da cidade, sobre a qual descobrimos algumas curiosidades como os pointers, que navegam no rio e vão contando as histórias, como a árvore de Isaac Newton ou até das várias universidades, entre as quais a Kings College, a maior da cidade. Acompanhamos uma aula de cross-fit e um jantar num restaurante libanês, um dos seus preferidos.

24 comentários:

  1. Mais uma vez obrigado pela partilha.
    Votos de um feliz e Santo Natal, assim como um feliz ano novo cheio de milhas....
    Bjks

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    O facto de usar lentes de contacto pode ser um factor discriminatório na HI FLY?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preferencial não ter problemas de visão mas se não for nenhum caso extremo, não deverá ser eliminatório

      Eliminar
  3. Boa noite, neste momento a Hi Fly está a recrutar Assistentes de Bordo, achei estranho a época mas mesmo assim submeti o meu cv. Gostaria de saber se acham que podem chamar a entrevista este mês ou só em Janeiro? Como estamos em épocas festivas.
    Alguém submeteu e já foi chamado para entrevista?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beatriz Silva foste chamada para entrevista na Hi Fly?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Assistente de Bordo tenho uma questão : é possível construir uma carreira na Hi Fly ? Porque o que ouço é que quando entramos não somos bem Hi Fly... temos um contrato sem termo mas da Expedia ou assim. Que só efectivamos se eventualmente passarmos a Chefe de Cabine, que deverá ser por necessidades da Companhia .
    Outra questão : o salário base vai subindo ou mantém-se o salário mínimo sempre? Para além dos per diem existem ajudas de custo ou os 68€ são per diem e ajuda de custo ao mesmo tempo?
    Porque na TAP são coisas distintas.
    Afinal era mais que uma questão. As minhas desculpas.
    E obrigada por todos os esclarecimentos desde já .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia. Já aconteceu assistentes e comissários passarem a contrato com a própria Hifly sem serem chefes (e efetivarem). Tenho uma amiga nessa situação. Se adorares a Hifly e lá quereres ficar e se eles lá te quiserem, efetivas e poderás ficar anos na empresa. Eu fiquei quase 7 anos e adorei. Custou-me muito sair mas o tempo que passava fora levou-me a procurar a TAP. Tens alguns colegas que ainda estão na Hifly no início e se um dia quiseres até podes concorrer a diversos cargos nos escritórios da empresa nos mais diversos departamentos. As pessoas acabam por ficar poucos anos na Hifly por quererem estar mais cá e por quererem certezas. No último ano sei que foram aumentados e que recebem mais. Nada como colocares essas questões. Garanto-te que ganharás mais que noutras profissões ainda assim. Não é de todo mal pago. O ordenado é variável consoante os dias que estás fora como sei que sabes. As condições na TAP em termos salariais são diferentes e têm uma tabela própria. Receberás 68€ por dia passado fora mais o base. Tens operações de longa duração que são bem pagas (acima destes valores). Beijinhos e boa sorte na tua escolha. Bom natal!!

      Eliminar
    2. Assistente de Bordo muito obrigada pelos teus esclarecimentos ❤️. A minha dúvida era se havia progressão na carreira, em relação ao vencimento base, como na TAP.
      Feliz Natal !! 🎄🎁🎅❄️☃️😘

      Eliminar
  6. Quando se entra para a hifly, os tripulantes têm contrato de trabalho feito por outras empresas, sendo expedia ou não. Relativamente ao aumento de salário, o mesmo só acontece quando se passa a chefe de cabine e se tem contrato mesmo com a companhia. Na hifly, tens sempre o ordenado mínimo garantido, e depois recebes ajudas de custo que estão tabeladas, sendo esse valor que disseste ou não, tudo depende. Ou seja, essas ajudas de custo somam-se ao salário, tanto podes ganhar o mínimo neste mês e no próximo podes ganhar o triplo.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde!! Alguém por aí que tenha enviado recentemente cv para a hifly e tenha sido chamado?
    Sei que no dia 17 chamaram pessoas que tinham enviado cv entre outubro e novembro. Mais alguém tem algum feedback?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu fui uma dessas pessoas. Fiz as provas iniciais no dia 17 e a entrevista final no dia 18.
      Estamos à espera da resposta, se passamos aos médicos .

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Alô Patrícia sabes de alguém que ja tenhas recebido resposta? também estou a espera

      Eliminar
    4. Sim, 4 pessoas do meu grupo (nem todos fizemos testes ao mesmo tempo mas no dia 18 já éramos um grupinho) já receberam resposta para ir aos médicos no dia 3, dia 4 e dia 10. Ainda devem estar a avaliar os restantes e a arranjar vagas para os médicos.

      Eliminar
    5. E sabes se alguém já recebeu resposta negativa?

      Eliminar
    6. Ninguém recebeu resposta negativa que eu saiba.

      Eliminar
    7. Já receberam alguma resposta da Hifly?

      Eliminar
  8. Submeti o cv para a hifly em meados de dezembro. Alguém que tenha submetido na mesma altura foi contactado por email?

    ResponderEliminar
  9. Alguém que tenha submetido o cv este mês para a Hifly e tenha tido alguma resposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não vão recrutar tão depressa.
      Apesar de terem a posição em aberto no site, falei com os Recursos Humanos e não sabem quando irão recrutar novamente.

      Eliminar
    2. Olá. É verdade. Eles estão com poucos voos e com alguns aviões parados, mas tudo pode mudar de um dia para o outro. Neste tipo de aviação é assim. Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá, obrigada por ambas as respostas!
      Eu como liguei e disseram-me que continuam a recrutar, no entanto estão chamando aos poucos, fiquei sem saber o que pensar.

      Obrigada!

      Eliminar