quinta-feira, 5 de abril de 2018

Sugestão de leitura antes de concorrer à Ryanair


Ao longo dos anos trabalhei com muitos ex funcionários de diversas bases da Ryanair que, na sua grande maioria, não a consideraram como uma boa experiência. As opiniões dividem-se consoante as bases, mas quase todas referem os inúmeros voos que faziam por dia, a pressão das vendas ou o simples facto de não terem direito sequer a água a bordo. Pagam o curso que no final fica a um valor bastante mais elevado comparando com outras escolas, pagam o uniforme, não podem ficar doentes, o ordenado é baixo face ao custo de vida de determinadas cidades onde se fica baseado. Por outro lado, os planeamentos são cumpridos e previstos com bastante antecedência (sabem como será a sua escala anual), a ascensão poderá ser rápida a chefe de cabine e o ordenado é pago sempre a horas. Para muitos é uma época de festa, já que a maioria dos trabalhadores são jovens e desapegados, oriundos dos mais diversos lugares.
Nunca lá trabalhei, apenas fui a uma entrevista já há diversos anos, que nem a conclui por achar desrespeitoso o processo de recrutamento e formação - referiram que os candidatos seriam colocados em bases que lhes fossem mais favoráveis e que só após conclusão com sucesso do curso, diriam onde seria a nossa base, sendo que trabalharíamos de imediato e não dando o devido tempo para arranjar sequer casa nessa base (conheci uma pessoa que chegou a dormir na rua na 1a noite por não ter tido tempo). Isto foi já há muito tempo, numa altura em que a Ryanair começou a operar em Portugal. Sei que as coisas mudaram para melhor entretanto, seja como for, sugiro a leitura desta reportagem do NIT https://nit.pt/out-of-town/viagens/a-ryanair-adora-pessoas-desesperadas, antes de concorrerem à Ryanair.

Formulem a vossa opinião e partilhem as vossas histórias.

4 comentários:

  1. Faço 18 anos no início de maio e termino o secundário este ano. Estou a pensar seguir carreira na aviação, mais precisamente como comissário de bordo. Algumas dicas como iniciar nesta área? Vi que a Easyjet é das poucas que aceita candidaturas a partir dos 18 anos e estou a pensar candidatar-me se eventualmente abrirem vagas para Portugal (se tal não acontecer podia mesmo secalhar candidatar-me a uma base de Londres por exmplo, pois domino inglês). Mais uma vez, que devo fazer para me tornar comissário de bordo e se já agora conheces como funcionam as coisas na easyjet (testemunhos ou assim).

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Desculpa a demora. A EasyJet é uma boa empresa para se trabalhar. Eles colocam no seu site de recrutamento as oportunidades que têm de momento mas não recrutam em Portugal há quase um ano. Se ficares na base de Lisboa o mais certo é que no Inverno fiques em casa, uma vez que não garantem trabalho o ano inteiro nesta base. O ideal é concorrer a uma base que seja permanente (contrato) e não temporária. O ambiente é bom e as escalas também. A formação é em Londres.
      Se tivesse a tua idade não começaria neste tipo de aviação pois poderás não gostar logo... é muito standard, muitos idas e voltas. Pensa nas wet lease se não te importas de passar algum tempo fora. Trabalhei com muitas pessoas com essa idade. Vé a EuroAtlantic Airways.
      Beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
    2. Olá! Obrigado pela respota. A EuroAtlantic Airways tem nos requisitos três línguas, português + 2 estrangeiras, mas a minha terceira língua não é muito fluente pois só tive 3 anos de aprendizagem da mesma. Não será isto então um obstáculo? É que o Inglês domino, o Alemão neste momento está enferrujado.

      Mais uma vez, obrigado pela atenção.

      Eliminar
    3. Olá! Envie CV para lá, domine o inglês até lá e diga que fala também um pouco de alemão. Eles estão a recrutar. Boa sorte

      Eliminar