sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Curiosidades da Aviação #2

 
#1
 

 
Que sons são aqueles que podemos ouvir após aterrarmos durante o táxi ou à chegada à gate (mais comuns nos Airbus)?
 
Há quem diga que o som parece o de um serrote a serrar ou de um cão a ladrar. O mais certo é ser a PTU Power Transfer Unit a equalizar as pressões hidráulicas em cada sistema. Sons mais comuns na família Airbus.



#2

Curiosidades antes da descolagem

Na parte de trás do avião existe um APU, uma unidade auxiliar de energia. A sua função é manter tudo em ordem enquanto os motores principais estão desligados. Por norma, a maioria dos aeroportos conecta os aviões a unidades auxiliares terrestres - GPU - Ground Power Unit que bombeiam ar e eletricidade para o avião e são mais económicas. Quando a tripulação fecha as portas, é possível ouvir uma mudança nos sons, e tanto o ar-condicionado como as luzes se desligam por breves segundos assim que o avião transita para o APU.
Em seguida, o piloto liga os motores. Os aeroportos costumam usar um rebocador para transportar o avião até a pista, mais conhecido no meio pelo Push back.
Em seguida o avião taxia enquanto o piloto espera pelas ordens da torre de comando, que diz qual pista de decolagem deverá ser usada. Os Cabineiros fazem as demos.



#3

Distintivos, galões, riscas ou estrelas




A imagem anterior ilustra o que está regulamentado no que se refere a distintivos para pilotos, assistentes e comissários de bordo. No que respeita a cabine, não é comum atribuírem riscas às assistentes de bordo. Em determinadas companhias são atribuídas estrelas às assistentes, uma se for assistente, duas se for chefe de cabine e três caso seja instrutora (EAA, por Ex.). Na Sata, por exemplo, as senhoras usam risca e na TAP, não usam nem risca nem estrela.
 
 


 
 
 
#4
 
Já lhe aconteceu não ter água para lavar as mãos com o avião ainda no chão?

As Drain Masts expelem a água dos lavatórios das Galleys e dos lavabos (em alguns modelos), sendo que no chão, não é permitido o seu uso. Em muitos aeroportos as companhias podem mesmo pagar multas se os usarem, pois sujam a placa e possivelmente alguns funcionários. Apesar de este ser um dos motivos, o mais comum é ter a ver com o abastecimento de água portátil. Enquanto enchem os tanques do avião, a água nas Galleys e lavabos também não está disponível.
 
 
 
#5
 
Buraco na janela

É chamado de buraco respiratório e é usado para regular a quantidade de pressão que passa entre os painéis interno e externos da janela. Normalmente são três painéis e o orifício encontra-se no do meio.
 
 









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